Notícias



Sugerida em Sessão Cidadã, campanha de prevenção a afogamentos é criada no município

Texto segue para sanção da Prefeitura para se tornar lei; mês de conscientização será realizado anualmente em novembro

Publicado por: Foto: Freepik

887


A Câmara de Araraquara aprovou a criação do “Mês de Prevenção Aquática – Combate ao Afogamento Infantil”, a ser realizado anualmente no mês de novembro — em razão da proximidade do início do verão. De autoria de todos os 18 vereadores, o texto foi votado na Sessão Ordinária de terça-feira (11).

 

A proposta surgiu na Sessão Cidadã do último dia 2 de outubro, a partir de sugestão apresentada pelo professor de Educação Física e especialista em prevenção aquática Ronaldo Egidio Pires. Para se tornar lei, o documento aguarda sanção do prefeito Dr. Lapena (PL).

 

São objetivos desse projeto:

- conscientizar a população sobre os riscos do afogamento infantil em piscinas, rios, represas, lagos e demais ambientes aquáticos;

- promover campanhas educativas em escolas, unidades de saúde, clubes, academias de natação e espaços públicos;

- incentivar parcerias com o Corpo de Bombeiros, Samu, instituições de ensino, entidades esportivas e organizações da sociedade civil para a realização de palestras, oficinas e atividades práticas de prevenção;

- estimular a adoção de medidas de segurança em ambientes aquáticos, como uso de equipamentos adequados, presença de salva-vidas e orientações de primeiros socorros;

- divulgar informações sobre a importância da supervisão constante de crianças em áreas de risco.

 

Entre as ações a serem desenvolvidas nesse mês de conscientização, estão campanhas publicitárias, eventos, palestras, rodas de conversa, oficinas e treinamentos sobre prevenção de afogamentos e noções básicas de primeiros socorros. Os recursos necessários para a execução da lei serão obtidos em parcerias com empresas ou outros governos.

 

“Trata-se de uma iniciativa de baixo custo e alto impacto social, que fortalece a cultura da segurança, salva vidas e reafirma o compromisso do Município com a proteção integral da infância”, diz a justificativa do projeto.

 

Estatísticas

Durante a participação na Sessão Cidadã, Ronaldo Pires afirmou que o afogamento é uma das principais causas de morte acidental no mundo.

 

“Segundo a Organização Mundial da Saúde, 236 mil pessoas morrem afogadas, todos os anos, no planeta. No Brasil, de acordo com dados da Sobrasa [Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático], morrem, em média, 5.700 pessoas por ano vítimas de afogamento. Isso representa mais de 15 mortes por dia, um número muito alarmante. E o mais triste: a maioria desses acidentes poderia ter sido evitada com medidas simples de prevenção e educação”, afirmou.

 

O professor ainda relatou que metade dos afogamentos no Brasil atinge crianças e adolescentes com menos de 19 anos. Entre crianças de 1 a 4 anos, o afogamento é a segunda principal causa de morte acidental. Entre 5 e 14 anos, ocupa o primeiro lugar. De 15 a 29 anos, está entre as três maiores causas.

 

“Estamos perdendo nossas crianças, nossos adolescentes e nossos jovens por algo que poderia ser evitado. Aqui em Araraquara, infelizmente, nós não estamos imunes a essa realidade. Nos últimos anos, tivemos vários casos de mortes por afogamento em represas, rios, piscinas e até mesmo em baldes e tanques de lavar roupas”, complementou Pires.


Publicado em: 13 de novembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!