124
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público definiram a data da retorno dos trabalhos do grupo: segunda-feira (9), às 14 horas.
Após investigações envolvendo a Secretaria Municipal dos Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana e a Guarda Civil Municipal (GCM), a Comissão vai analisar novas denúncias recebidas para definir o próximo setor da Prefeitura que será ouvido.
A CEI é composta pelos vereadores Aluisio Boi (MDB) – presidente, Alcindo Sabino (PT), Cristiano da Silva (PL), Guilherme Bianco (PCdoB) e João Clemente (Progressistas).
Prorrogação
Na Sessão Ordinária desta terça-feira (3), os vereadores votam o Requerimento nº 162/2026, de iniciativa dos membros da Comissão, que prorroga a “CEI do Assédio no Serviço Público“ por mais 90 dias.
De acordo com os integrantes, a prorrogação se deve à necessidade de se analisarem os documentos recebidos, ouvir novos depoimentos diante dos novos fatos que foram apresentados recentemente e que precisam ser apurados, bem como a posterior conclusão do relatório final da Comissão.
Continuidade
Na Sessão Ordinária de 9 de dezembro do ano passado, foi apresentado o relatório parcial dos trabalhos da Comissão Especial de Inquérito. O documento se referia exclusivamente à Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, que também coordena a GCM, primeiro órgão que foi analisado pela CEI, em virtude do volume de relatos de servidores e da relevância hierárquica das denúncias recebidas.
A CEI realizou a oitiva de 12 depoentes entre os dias 13 de outubro e 10 de novembro de 2025; análise de documentos enviados por setores internos das secretarias; requisição de informações administrativas e funcionais; estudo de legislações correlatas internas e federais; consulta a protocolos internos, escalas, memorandos, ordens de serviço e organogramas; e discussões técnicas com assessorias legislativas.
De acordo com a Comissão, todos os depoimentos foram colhidos sob sigilo, preservando-se a identidade dos servidores, nos termos legais. Os depoimentos que foram publicizados tiveram autorização conforme Termo de Consentimento assinado pelos depoentes.
Após análise conjunta dos 12 depoimentos, a Comissão apontou diversos padrões identificados, além de falhas de gestão e riscos institucionais. Saiba mas aqui.
O documento da CEI, com todas as informações e os depoimentos, pode ser conferido na íntegra aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...
Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...
O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...
A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...
A realização de operação tapa-buracos, recuperação do pavimento e outras intervenções necessárias nas ruas do bairro Chácara Flora são alguns dos serviços solicitados por Alcindo Sabino (PT) em Ind...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.