Notícias



CEI do Assédio apresenta relatório parcial durante Sessão Ordinária

Após a leitura de depoimentos, foram feitas diversas recomendações relacionadas à Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana

2613


Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (9), foi apresentado o relatório parcial que integra os trabalhos da Comissão Especial de Inquérito (CEI) destinada a apurar possíveis práticas de assédio moral, perseguição institucional, abuso de autoridade e outras irregularidades no âmbito da Administração Municipal de Araraquara.

 

O documento apresentado refere-se exclusivamente à Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, primeira a ser analisada pela CEI, em virtude do volume de relatos de servidores e da relevância hierárquica das denúncias recebidas.

 

A Comissão é composta pelos vereadores Alcindo Sabino (PT), Aluisio Boi (MDB) – presidente, Cristiano da Silva (PL), Guilherme Bianco (PCdoB) e João Clemente (Progressistas).

 

A CEI realizou a oitiva de 12 depoentes entre os dias 13 de outubro e 10 de novembro; análise de documentos enviados por setores internos das secretarias; requisição de informações administrativas e funcionais; estudo de legislações correlatas internas e federais; consulta a protocolos internos, escalas, memorandos, ordens de serviço e organogramas; e discussões técnicas com assessorias legislativas.

 

A Comissão reforçou que todos os depoimentos foram colhidos sob sigilo, preservando-se a identidade dos servidores, nos termos legais. Os depoimentos que foram publicizados tiveram autorização conforme Termo de Consentimento assinado pelos depoentes.

 

A Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana é responsável tanto pela gestão do trânsito quanto pela coordenação da Guarda Civil Municipal (GCM). “Sendo uma das maiores estruturas da Administração e responsável por funções de risco, disciplina e hierarquia, a Secretaria foi indicada como a primeira etapa de investigação da CEI, devido ao elevado número de denúncias direcionadas à chefia da pasta e à alta sensibilidade da atuação da GCM”, detalha o relatório.

 

Após análise conjunta dos 12 depoimentos, a Comissão apontou diversos padrões identificados, além de falhas de gestão e riscos institucionais.

 

Ações

A partir da análise conjunta, a CEI verificou que houve indícios da utilização da posição hierárquica para intimidação de subordinados; em alguns casos, houve impactos emocionais e psicológicos significativos. Há relatos de ameaças veladas e cobranças públicas desproporcionais, indicativos de possíveis retaliações funcionais após reclamações de servidores, indícios de ambiente de trabalho hostil e estrutura de comando pouco transparente.

 

O que concluiu a Comissão

A CEI concluiu, de forma parcial, a partir de todas as informações colhidas, que houve indícios concretos de assédio moral, bem como falhas administrativas relevantes, que comprometem a segurança dos servidores e o adequado funcionamento da Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana.

 

“Os comportamentos analisados demonstraram uma instabilidade na Secretaria de Segurança Pública, o que não ocorreu na Secretaria de Mobilidade Urbana. De forma que, na visão desta Comissão, não há possibilidade de manutenção do comando à frente da Secretaria”, lê-se no documento.

 

Recomendações

Encerrando, a Comissão pontuou que, “tendo em vista a instabilidade constatada pelo comando da Secretaria e ainda, prezando pela segurança dos guardas e melhor prestação do serviço institucional, recomenda a autorização à Corregedoria da Guarda Municipal para abertura de PAD (Processo Administrativo Disciplinar)”.

 

Recomenda ainda que a Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança seja desmembrada da Mobilidade Urbana, além da criação e implementação de um Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) específico para a Guarda Civil Municipal e autorização para abertura de PAD pela Comissão de Assédio da Prefeitura Municipal.

 

Sugere também que o prefeito indique três procuradores municipais para que um seja escolhido, por votação da Comissão, para compor a Comissão de Assédio da Prefeitura Municipal; que seja respeitado um período como “pedágio” quando houver troca de comando; que seja realizada a harmonização das normas aplicáveis à utilização de arma de fogo no âmbito institucional; que haja revisão da estrutura de comando da Secretaria, considerando fluxos, escalas e protocolos (principalmente relacionados a trocas de posto); e que todos os gestores passem por treinamento obrigatório em gestão de pessoas.

 

A CEI pede, ainda, o encaminhamento do relatório ao prefeito, à Controladoria, às secretarias de Gestão e Recursos Humanos e de Trânsito e Segurança Pública, ao Ministério Público e ao Ministério Público do Trabalho.

 

O presidente da Comissão, vereador Aluisio Boi, destacou a responsabilidade de se colocar diretrizes para o futuro, para que o funcionalismo tenha total respeito, condições de trabalho e saúde mental. “Sem a saúde mental em dia, ninguém consegue voltar para o seu lar, ter o convívio da família e voltar para uma função tão importante, que é servir a população.”

 

O parlamentar reforçou que a CEI não para. “Terminamos um relatório hoje, mas já abrimos outras secretarias. Então, será em bloco, para deixar bem claro, para termos todo o cuidado com outras denúncias que vierem. Pedimos que o Executivo se debruce sobre as recomendações da Comissão, que podem trazer dias melhores para a Administração e para o dia a dia dos profissionais que representam a nossa cidade.”

 

O documento da CEI, com todas as informações e os depoimentos, pode ser conferido na íntegra aqui.


Publicado em: 09 de dezembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!