825
A 46ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, a primeira deste ano, realizada nesta terça-feira (20), teve aprovação de sessões itinerantes do Legislativo e regras sobre uso de praças públicas.
Também foram aprovadas propostas sobre política de apoio à comunidade LGBTQIA+, liberação de recursos, licença ao prefeito Dr. Lapena (PL), datas comemorativas, denominações de vias públicas, além de uma homenagem. No total, 26 projetos e dois Requerimentos foram acatados pelos parlamentares.
Sessões itinerantes
Um dos projetos aprovados, em primeira discussão, foi a Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 1/2025, que modifica a Lei Orgânica do Município de Araraquara de modo a não impedir a realização de sessões itinerantes pelo Legislativo.
A autoria é de Guilherme Bianco (PCdoB), Alcindo Sabino (PT), Aluisio Boi (MDB), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Marcão da Saúde (MDB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT).
O objetivo é aproximar o trabalho dos vereadores da população. “Sessões e atividades da Câmara Municipal são levadas até os bairros e comunidades, facilitando o acesso de quem tem dificuldade de locomoção ou não conhece bem como funciona o Poder Legislativo”, aponta a justificativa.
Para ser aprovada em definitivo pela Câmara, a proposta precisa de mais um turno de discussão e votação – provavelmente na próxima semana. Futuramente, as regras específicas sobre as sessões itinerantes precisariam ser aprovadas em outro texto.
Praças públicas
Os vereadores aprovaram, em primeiro turno, o Projeto de Lei Complementar nº 14/2025, de Fabi Virgílio e Aluisio Boi, o qual permite a utilização de praças para colocação de mesas e cadeiras por estabelecimentos comerciais.
Para isso, o texto altera dispositivos de três normas que estão atualmente em vigor: Lei Complementar n° 18/1997 (Código de Posturas), Lei Complementar nº 542/2009 (que dispõe sobre o uso de espaços públicos por estabelecimentos) e Lei Complementar n° 950/2021 (regras sobre food trucks).
Segundo os autores, o intuito é explicitar que as leis dizem respeito também às praças – atualmente, o termo empregado é “áreas públicas”. Conforme já determina a legislação, o uso dos espaços continuará dependendo de autorização do Executivo. Além disso, o uso das praças não poderá “perturbar o ordenamento ou o interesse público” e os responsáveis deverão se responsabilizar pela limpeza dos locais.
O texto depende de aprovação em segundo turno, devendo retornar na próxima semana.
Inclusão da população LGBTQIA+
Foi aprovado o Substitutivo nº 2 ao Projeto de Lei nº 165/2025, de Filipa Brunelli, que institui o “Selo Empresa Amiga da Diversidade Sexual e de Gênero”. O texto reconhece e incentiva as empresas que adotarem, em Araraquara, políticas de promoção de igualdade e inclusão de pessoas LGBTQIA+.
O selo poderá ser concedido a firmas que mantiverem pessoas LGBTQIA+ em seus quadros; promoverem campanhas internas e/ou externas de sensibilização sobre diversidade sexual e de gênero; adotarem políticas de combate à LGBTfobia e respeito à identidade de gênero e orientação sexual no ambiente de trabalho; e se comprometerem com o uso do nome social e respeito à identidade de gênero das pessoas trans e travestis.
Licença do prefeito
A Câmara aprovou também o Projeto de Decreto Legislativo nº 3/2026, assinado pela Mesa Diretora, que concede ao prefeito Dr. Lapena (PL) licença no período de 30 de janeiro a 13 de fevereiro para que o chefe do Executivo se ausente do país por interesse particular.
Créditos e recursos
A Sessão Ordinária teve aprovação de oito projetos, encaminhados pela Prefeitura à Casa de Leis, que liberam verbas, abrem crédito ou remanejam recursos do Orçamento.
Datas comemorativas
Quatro projetos aprovados na Sessão estabelecem datas comemorativas:
Denominação de vias públicas
A denominação de vias públicas foi objeto de nove projetos aprovados pelos vereadores nesta terça-feira.
Homenagem
Foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 48/2025, de Coronel Prado, para concessão da honraria Cidadã Araraquarense a Danitielle de Oliveira Pereira, que trabalha na empresa CPFL Paulista.
Grande Expediente
O Grande Expediente teve aprovação de dois Requerimentos, ambos de autoria de Guilherme Bianco:
Tribuna Popular
Na Tribuna Popular, Tatiana Rodrigues Pereira Nunes, em iniciativa do Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar), discorreu sobre a Lei Federal nº 15.326/2026, que busca valorizar os educadores que atuam na educação infantil, e pediu aplicação da norma em Araraquara.
Como rever
A Sessão Ordinária foi transmitida ao vivo e pode ser revista no YouTube e no Facebook da Câmara.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...
Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...
O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...
A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.