652
Pensando na integração escola e família, o vereador João Clemente (PSDB) enviou, em 14 de setembro, um requerimento à Prefeitura, buscando informações sobre a participação das famílias araraquarenses na convivência escolar.
No último dia 11, a secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos, informou que as ações que envolvam a participação das famílias no âmbito da escola são previstas na legislação educacional, a qual define como incumbência dos estabelecimentos de ensino ''articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola".
A gestora também explicou que “as escolas municipais realizam uma multiplicidade de ações com o objetivo de cumprir as determinações legais, promovendo ações diversificadas, como representação nos órgãos colegiados, como o Conselho e Escola/Associação de Pais e Mestres (APM), a participação na elaboração, monitoramento e avaliação do Projeto Político Pedagógico da escola, e também participam do processo educacional escolar, não como mero expectador, mas de modo atuante”.
De acordo com o documento, essa participação se materializa, conforme os calendários e características particulares de cada unidade, podendo ser no engajamento em projetos escolares; na realização de apresentações culturais; na produção de trabalhos e mostras; na organização de eventos como festas, celebrações a datas comemorativas e formaturas; e na disputa em torneios esportivos e gincanas.
Em relação a um planejamento para implementação de atividades que promovam a convivência família-escola, os 17 Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) e os valores pertinentes às Cidades Sustentáveis e Inteligentes, foi informado que, “para além das ações desenvolvidas pelas escolas, a Secretaria Municipal de Educação tem em curso a implantação do Projeto Contínuo de Atenção Individualizada - Comunidades Educadoras, o qual visa, dentre outros objetivos, efetivar o conceito de Comunidade Educadora, desenvolvendo práticas pedagógicas assentadas no conceito de território, fortalecendo as relações escola-comunidade e a perspectiva de redes de proteção e de políticas públicas intersetoriais”.
Clélia concluiu ressaltando que “a escola possui atribuições e responsabilidades precisas quanto ao cumprimento de carga horária, de dias letivos e do currículo, responsabilidades intensificadas em razão dos prejuízos advindos da pandemia”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
“Parte de Mim”, este é o nome da série especial produzida pelas equipes de Imprensa e TV da Câmara em celebração aos 208 anos de Araraquara, que estará disponível em três episódios a partir da próx...
Os vereadores voltaram a se reunir no Plenário da Câmara Municipal, em Sessão Extraordinária na tarde desta sexta-feira (15), e aprovaram o projeto da Prefeitura que abre um crédito no orçamento no...
Encontro de Tambores Nesta sexta-feira (15), tem início o IV Encontro de Tambores “Ecos de Ngoma”, com abertura no Teatro Municipal “Clodoaldo Medina”, no Jardim Primavera, às 19 horas. A prog...
Futebol masculino No domingo (17), às 18h30, a Ferroviária enfrenta o Atlético-GO, no Estádio “Antônio Accioly”, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A equipe grená ocupa a 14ª col...
Na tarde de quinta-feira (14), o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), recebeu do prefeito Dr. Lapena (PL), o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. O ato oficial aconteceu na...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Araraquara oferece vagas para diversas áreas, incluindo auxiliar de cozinha (2), auxiliar de logística, auxiliar de refrigeração, auxiliar de serviços médic...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.