Publicado por: Foto: Divulgação
76
Encontro de Tambores
Nesta sexta-feira (15), tem início o IV Encontro de Tambores “Ecos de Ngoma”, com abertura no Teatro Municipal “Clodoaldo Medina”, no Jardim Primavera, às 19 horas.
A programação apresenta a exposição fotográfica “Olhe de novo - abra os olhos, desarme seu coração”, de Camila Santos e Mário Nigro; apresentação do Núcleo de Formados da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) com a coreografia “Ofertório da Missa dos Quilombos”; a mesa temática “Araraquara e os esforços contra o racismo religioso”; e também o show de lançamento do grupo “Alguidar, Arte de Terreiro”. A programação é gratuita.
No sábado (16), às 9 horas, tem a Oficina de Toques e Pontos Tradicionais de Umbanda, com Carlos Eduardo e Tainá Oliveira, integrantes do Grupo Alguidar, no Palacete das Rosas, no Centro. As inscrições serão feitas no local, no início do evento. Às 20 horas, será realizado o Olubajé, do Babalorixá Izaías de Obaluaye, uma reverência a Obaluaiê, “Senhor da Terra”. A atividade acontece na Rodovia Engenheiro Thalles de Lorena Peixoto Júnior Km 264 (Ribeirão Preto-São Carlos), no condomínio Aporá de São Fernando. O evento é aberto a adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana.
Já no domingo (17), das 10 às 13 horas, acontece o “Axé das Artes”, uma feira de produtos das culturas de matriz afro-indígena, com realização na Casa SP Afro Brasil, na Vila Xavier, onde também será realizada a “Saudação aos Orixás”, uma confraternização de lideranças religiosas e filhos de fé de religiões de matriz africana.
A partir das 15 horas, na Convivência do Sesc, será realizado o encerramento do Encontro de Tambores com a vivência musical “Batuque de Umbigada” (15 horas) e o show musical com “Gabi do Canto” (16 horas). Não é necessária a retirada de ingressos.
Música
No show “A Cronologia Feminina do Choro”, a cavaquinista e compositora Camila Silva, ao lado de Jéssica Nunes (sanfona), Camilla Silva (violão), Ná Magalhães (percussão) e Ingrid Cavalcanti (contrabaixo acústico), reúne e celebra a história do Choro por meio de artistas mulheres que construíram e mantêm vivo esse gênero musical genuinamente brasileiro. Nesta sexta-feira (15), às 20 horas, no Garimpo do Sesc. Grátis.
Teatro
“Nuvem de Pássaros” narra o encontro em um processo de descobertas, criando dispositivos que valorizam as diferenças individuais e a importância da coletividade na construção narrativa de um território utópico. Uma obra coreográfica inspirada no movimento da migração dos pássaros e baseada no comportamento das espécies que compartilham dessas rotas de voo o enfrentamento dos climas adversos, ameaça de predadores e a busca de melhores condições de sobrevivência por meio da composição colaborativa dos intérpretes, que traz para a cena suas movimentações e características singulares, criando seus próprios mecanismos para se unir nessa grande revoada. Nesta sexta-feira (15) e no sábado (16), às 20 horas, no Teatro do Sesi. Grátis.
Feiras
No sábado (16), das 10 às 19 horas, a Pets & Cia. reúne mais de 50 expositores no Parque Infantil, no Centro, com produtos de gastronomia e bem-estar animal. No mesmo horário e local vai rolar também a “Tô Em Casa”.
Já no domingo (17), das 15 às 21 horas, acontece a 3ª edição da Feira Arte & Gastrô na Praça do Faveral, a Praça Roque José Hage, na Vila José Bonifácio. A programação cultural começa às 16 horas com a atividade infantil “Oficina de Chocalho”, ministrada por Eduardo Marçal. A banda Arquivo do Rock é destaque às 19 horas com o show “Tributo ao Rock Inglês”.
+ Música
Jeferson Leite e seu Forró de Rabeca traz a alegria da música nordestina em sua essência. Zabumba, triângulo e violão 7 cordas, no calor da dança, se misturam à rabeca, pedais de guitarra, versos de cordel e muito suor. Jeferson Leite busca em suas raízes um repertório que envolve baião, xote, xaxado e arrasta-pé, interpretando temas tradicionais, além de medalhões da música nordestina, entre Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Ary Lobo, João do Vale, Clemilda e Hermeto Pascoal. Na quinta-feira (21), às 20 horas, no Teatro do Sesi. Grátis.
Oficinas culturais
Até o dia 24 de agosto, as oficinas culturais da Secretaria Municipal da Cultura recebem as inscrições para o segundo semestre de 2025. As atividades abrangem diferentes segmentos e faixas etárias. Há oficinas no Centro de Artes e Ofícios “Judith Lauand”, CEU das Artes, Quilombo Rosa, Casa da Mulher Paulista, Casa SP Afro e Academia da Saúde, e também nos Cras Vale do Sol, Yolanda Ópice, Cruzeiro do Sul, Cecap, Parque São Paulo, Selmi Dei, Maria Luiza e Hortências. Para participar, basta comparecer ao local da oficina escolhida durante o período de inscrições.
Com aulas que vão das artes visuais (mangá e grafitti) à música (violão, canto e percussão), passando pelos trabalhos manuais (artesanato, crochê e bordado) e dança, há opções para todos os gostos. Para consultar todas as oficinas disponíveis e as respectivas faixas etárias, dias e horários das aulas, acesse: https://araraquara.sp.gov.br/centro-de-artes-e-oficios-judith-lauand.
Cinema
O documentário “Amazônia, a Nova Minamata?” acompanha a saga do povo Munduruku para conter o impacto destrutivo do garimpo de ouro em seu território ancestral, enquanto revela como a doença de Minamata, decorrente da contaminação por mercúrio, ameaça hoje os habitantes de toda a Amazônia. O filme foi premiado e esteve na programação oficial de vários festivais, como a 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Na terça-feira (19), às 19h30, no Teatro do Sesc. Grátis, com retirada de convites com 1 hora de antecedência.
Telmo, um ex-membro da luta armada contra a ditadura civil-militar no Brasil, preso e posteriormente exilado político, é um diretor de teatro na cidade de São Paulo. Quando é convidado para dar uma entrevista, se dá conta de que não tem memória alguma dos meses que passou clandestino e de como aconteceu sua prisão. Através da peça de teatro que passa a montar junto com seu jovem elenco, Telmo vai estabelecer um diálogo com as novas gerações, mergulhar na sua própria história e na história de seu país, envolvendo sua militância e encarceramento, revelando para si e para todos aquilo que, de tão doloroso, preferiu esquecer. “Trago comigo”, na quarta-feira (20), às 19h30, no Teatro do Sesi. Grátis.
Confira os filmes em cartaz na Moviecom (Shopping Jaraguá):
- A Hora do Mal
- Corra que a Polícia Vem Aí
- Juntos
- Jurassic World: Recomeço
- Os Caras Malvados 2
- Quarteto Fantástico: Primeiros Passos
- Superman
- Uma Sexta-Feira Mais Louca Ainda!
Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.
Confira os filmes em cartaz no Cine Lupo:
- A Hora do Mal
- Amores Materialistas
- Corra que a Polícia Vem Aí
- Juntos
- Os Caras Malvados 2
- Quarteto Fantástico: Primeiros Passos
- Superman
- Uma Sexta-Feira Mais Louca Ainda!
Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os vereadores voltaram a se reunir no Plenário da Câmara Municipal, em Sessão Extraordinária na tarde desta sexta-feira (15), e aprovaram o projeto da Prefeitura que abre um crédito no orçamento no...
Futebol masculino No domingo (17), às 18h30, a Ferroviária enfrenta o Atlético-GO, no Estádio “Antônio Accioly”, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A equipe grená ocupa a 14ª col...
Na tarde de quinta-feira (14), o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), recebeu do prefeito Dr. Lapena (PL), o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. O ato oficial aconteceu na...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Araraquara oferece vagas para diversas áreas, incluindo auxiliar de cozinha (2), auxiliar de logística, auxiliar de refrigeração, auxiliar de serviços médic...
As oficinas culturais estão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2025, até o dia 24 de agosto. Há oficinas no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, CEU das Artes, Quilombo Rosa, Cas...
A telemedicina pode ser implementada em Araraquara com os objetivos de modernizar o atendimento, melhorar o acesso da população e desafogar as unidades de saúde do município. Essa é a sugestão do v...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.