Notícias



Projeto que autoriza mesas e cadeiras de bares e restaurantes em praças públicas é aprovado

Vereadores votaram a favor de proposta de autoria de Fabi Virgílio (PT) e Aluisio Boi (MDB)

Publicado por: Foto: Freepik

263


Na tarde de terça-feira, o Plenário da Câmara autorizou, em segundo turno, o Projeto de Lei Complementar nº 14/2025, permitindo que estabelecimentos comerciais coloquem mesas e cadeiras em praças públicas do município. O texto é de autoria dos vereadores Fabi Virgílio (PT) e Aluisio Boi (MDB) e promove alterações no Código de Posturas do Município e em legislações que regulam o uso de espaços públicos e o comércio ambulante, incluindo os food trucks.

 

Segundo o texto do PL, a proposta altera dispositivos no Código de Posturas do Município, na Lei Complementar nº 542/2009, que dispõe sobre o uso de espaços públicos por estabelecimentos, e na Lei Complementar n° 950/2021, deixando expressa a possibilidade de uso de praças e demais áreas públicas por restaurantes, bares, lanchonetes, ambulantes e estabelecimentos congêneres. Entre as regras, estão a exigência de autorização prévia da Prefeitura, a limitação à quantidade de mesas e cadeiras autorizadas, a garantia de circulação de pedestres e a responsabilidade do estabelecimento pela limpeza do local e do entorno durante e após o funcionamento.

 

Justificativa

Na justificativa, os autores explicam que a iniciativa resulta de reuniões com a Secretaria Municipal de Governo e a Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, diante da necessidade de criar lei sobre o assunto. De acordo com Fabi, embora a legislação já tratasse do uso de “área pública”, não havia entendimento claro quanto à permissão para mesas e cadeiras em praças. “O projeto busca, assim, regulamentar e incentivar a ocupação qualificada desses espaços, fortalecendo a convivência, o lazer e a fruição urbana, além de contribuir como incentivo à atividade econômica local”, acrescentou a parlamentar.

 

Os vereadores destacaram ainda a importância das praças como espaços de integração social e cultural, defendendo a inversão de uma lógica que passou a enxergá-las como problema, e não como locais de convivência e bem-estar. “A ocupação ordenada dos espaços públicos, conforme a justificativa, é vista como instrumento de inclusão, pertencimento e fortalecimento da vida urbana”, afirmou Boi.

 

Pareceres das Comissões Permanentes

A Comissão de Justiça, Legislação e Redação emitiu parecer pela legalidade da matéria. No entendimento do colegiado, o tema é de interesse local, enquadrado nas posturas municipais, não havendo invasão de competência privativa do Poder Executivo, já que o projeto apenas faculta o uso do espaço público, condicionado à autorização do próprio Executivo. O parecer também cita entendimento do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo favorável a iniciativas parlamentares semelhantes.

 

Já a Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento informou não haver objeções quanto à sua competência, deixando a decisão final a cargo do Plenário. O projeto também seguiu para análise da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Causa Animal, conforme o trâmite regimental.

 

Autógrafo e vigência

Com a aprovação, foi emitido o Autógrafo nº 24/2026, consolidando as alterações nas três leis complementares. O texto estabelece, entre outros pontos, a obrigatoriedade de mesas e cadeiras removíveis, a manutenção da limpeza das áreas ocupadas e a proibição do uso de equipamentos sonoros ou de práticas que perturbem o ordenamento público sem autorização. A lei entra em vigor na data de sua publicação, após sanção do Executivo.


Publicado em: 28 de janeiro de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova projetos sobre Plano Diretor e desenvolvimento econômico

03 de fevereiro de 2026

    A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...



Medalhas de ouro e bronze

03 de fevereiro de 2026

Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...



Iluminação precária é motivo de preocupação em praça no Parque das Laranjeiras

03 de fevereiro de 2026

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...



Centro de Referência do Idoso: Indicações pedem manutenção e contratação de profissionais

03 de fevereiro de 2026

O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...



‘CEI do Assédio’ inicia os trabalhos de 2026 na próxima segunda-feira (9)

03 de fevereiro de 2026

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...



Integrantes de Câmara Técnica do piso salarial de agentes de educação serão definidos na segunda (9)

03 de fevereiro de 2026

A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!