Publicado por: Foto: Freepik
263
Na tarde de terça-feira, o Plenário da Câmara autorizou, em segundo turno, o Projeto de Lei Complementar nº 14/2025, permitindo que estabelecimentos comerciais coloquem mesas e cadeiras em praças públicas do município. O texto é de autoria dos vereadores Fabi Virgílio (PT) e Aluisio Boi (MDB) e promove alterações no Código de Posturas do Município e em legislações que regulam o uso de espaços públicos e o comércio ambulante, incluindo os food trucks.
Segundo o texto do PL, a proposta altera dispositivos no Código de Posturas do Município, na Lei Complementar nº 542/2009, que dispõe sobre o uso de espaços públicos por estabelecimentos, e na Lei Complementar n° 950/2021, deixando expressa a possibilidade de uso de praças e demais áreas públicas por restaurantes, bares, lanchonetes, ambulantes e estabelecimentos congêneres. Entre as regras, estão a exigência de autorização prévia da Prefeitura, a limitação à quantidade de mesas e cadeiras autorizadas, a garantia de circulação de pedestres e a responsabilidade do estabelecimento pela limpeza do local e do entorno durante e após o funcionamento.
Justificativa
Na justificativa, os autores explicam que a iniciativa resulta de reuniões com a Secretaria Municipal de Governo e a Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, diante da necessidade de criar lei sobre o assunto. De acordo com Fabi, embora a legislação já tratasse do uso de “área pública”, não havia entendimento claro quanto à permissão para mesas e cadeiras em praças. “O projeto busca, assim, regulamentar e incentivar a ocupação qualificada desses espaços, fortalecendo a convivência, o lazer e a fruição urbana, além de contribuir como incentivo à atividade econômica local”, acrescentou a parlamentar.
Os vereadores destacaram ainda a importância das praças como espaços de integração social e cultural, defendendo a inversão de uma lógica que passou a enxergá-las como problema, e não como locais de convivência e bem-estar. “A ocupação ordenada dos espaços públicos, conforme a justificativa, é vista como instrumento de inclusão, pertencimento e fortalecimento da vida urbana”, afirmou Boi.
Pareceres das Comissões Permanentes
A Comissão de Justiça, Legislação e Redação emitiu parecer pela legalidade da matéria. No entendimento do colegiado, o tema é de interesse local, enquadrado nas posturas municipais, não havendo invasão de competência privativa do Poder Executivo, já que o projeto apenas faculta o uso do espaço público, condicionado à autorização do próprio Executivo. O parecer também cita entendimento do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo favorável a iniciativas parlamentares semelhantes.
Já a Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento informou não haver objeções quanto à sua competência, deixando a decisão final a cargo do Plenário. O projeto também seguiu para análise da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Causa Animal, conforme o trâmite regimental.
Autógrafo e vigência
Com a aprovação, foi emitido o Autógrafo nº 24/2026, consolidando as alterações nas três leis complementares. O texto estabelece, entre outros pontos, a obrigatoriedade de mesas e cadeiras removíveis, a manutenção da limpeza das áreas ocupadas e a proibição do uso de equipamentos sonoros ou de práticas que perturbem o ordenamento público sem autorização. A lei entra em vigor na data de sua publicação, após sanção do Executivo.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...
Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...
O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...
A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.