Publicado por: Foto: Freepik
1570
O Projeto de Lei nº 81/2025, intitulado “Milhas Públicas, Destino Certo” pelo vereador Balda (Novo), autor da proposta, foi aprovado por unanimidade na 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na terça-feira (8). A proposta dispõe sobre a titularidade e o uso das milhas aéreas acumuladas em passagens adquiridas com recursos públicos do Município.
Segundo o parlamentar, o objetivo central da proposta é garantir que os pontos acumulados em programas de fidelidade de companhias aéreas sejam utilizados exclusivamente para viagens a serviço da administração pública municipal, promovendo maior transparência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos.
“A medida visa a coibir o uso indevido desses benefícios, assegurando que as milhas — por serem geradas a partir de passagens compradas com dinheiro público — pertençam ao município e sejam revertidas em ações de interesse coletivo”, pontua Balda.
De acordo com o texto aprovado, fica proibido o uso das milhagens acumuladas por agentes públicos (político ou servidor) em viagens de caráter pessoal. A regulamentação sobre a forma de utilização desses pontos ficará a cargo de cada Poder — Executivo e Legislativo —, que poderá adotar modelos próprios de gestão, como a criação de um banco unificado de milhas ou a adoção de cartões corporativos com planos de fidelidade ou cashback, desde que em conformidade com a legislação vigente.
O vereador destaca que o projeto tem como propósito assegurar transparência, economicidade e responsabilidade no uso dos recursos públicos. Segundo ele, a iniciativa permitirá ao Município acumular e gerir milhas em benefício da coletividade, gerando economia em futuras viagens e maior controle sobre os gastos com deslocamentos.
Histórico
De acordo com o parlamentar, o PL nº 81/2025 foi protocolado em março deste ano e, ao longo de sua tramitação, recebeu pareceres técnicos favoráveis, além do apoio de outros vereadores. “Durante as discussões em Plenário, a proposta foi reconhecida como um avanço importante na promoção das boas práticas de governança e no combate ao desperdício de recursos públicos.”
Próximos passos
Com a aprovação na Câmara Municipal, o projeto segue agora para sanção do Executivo. “A expectativa é de que o Executivo avance na regulamentação da medida, estabelecendo os mecanismos administrativos necessários para o controle e uso das milhas no âmbito da Prefeitura”, diz Balda.
No entendimento do vereador, foi dado um passo importante em direção à transparência e ao uso correto do dinheiro público. “O que é gerado com recursos do Município não deve servir para vantagens pessoais. Essas milhas pertencem ao Município. Como cada Poder tem autonomia, caberá à Prefeitura e à Câmara definir os trâmites mais adequados para a aplicação da lei, respeitando a legislação vigente e promovendo a economia.”
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A ludopatia, também conhecida como vício ou transtorno do jogo, tem os mesmos efeitos no cérebro que a dependência em álcool ou outras substâncias, explicou Edilson Braga, que é psicólogo e pesquis...
A Prefeitura oferece aos contribuintes a oportunidade de corrigir débitos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) declarados no sistema de gestão municipal, sem a aplicação de multa...
Nesta sexta-feira (14), às 15 horas, termina o prazo para inscrições no vestibular da Faculdade de Tecnologia (Fatec) para o primeiro semestre de 2026. A taxa é de R$ 47 e as inscrições devem ser f...
Araraquara recebeu o Selo Ouro do programa “Alimentar o Futuro”, concedido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em cerimônia realizada nesta terça-feira (11), na sede da en...
Nesta quinta-feira (13) é o prazo final de inscrições para a seleção de agricultores familiares e instituições recebedoras que desejam participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na mod...
Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) sugere a realização de um estudo técnico para revisão do salário inicial dos cargos de leiturista, motorista e cargos operacio...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.