Publicado por: Foto: Prefeitura de Fernandópolis
117
A criação de um Programa Municipal que estabelece a implantação de faixa elevada e lombadas para travessia de pedestres em vias públicas em frente aos estabelecimentos de ensino regular públicos e privados foi aprovada por unanimidade em Sessão Ordinária, realizada na última terça-feira (11).
O Substitutivo nº 3 ao Projeto de Lei nº 76/2025, de autoria do vice-presidente da Câmara, vereador Michel Kary (PL), agora segue para a sanção do Prefeito, que poderá concordar ou não com a aplicação da nova lei.
A proposta inicial, enviada ao Legislativo em março, recebeu ajustes no texto original antes de ser apresentada em Plenário para votação. Entre as inclusões feitas ao projeto, está previsto que a regulamentação deixará de ser aplicada quando já existir um semáforo instalado a uma distância máxima de 100 metros da entrada principal da unidade de ensino.
Outra novidade é que a implantação e a sinalização desses dispositivos devem ser feitas de acordo com as determinações dos órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT). O destaque é para a Resolução nº 738/2018, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece os padrões e critérios para a instalação de travessia elevada para pedestres em vias públicas.
A lei ainda determina que novos estabelecimentos de ensino regular só poderão funcionar em Araraquara após a instalação de faixa elevada e lombadas para travessia de pedestres nas vias públicas, ou após obter uma dispensa técnica do órgão de trânsito responsável pela via.
Durante a defesa do projeto, o parlamentar ressaltou a importância do diálogo com outros vereadores no processo de construção do documento definitivo, especialmente nas questões envolvendo decisões judiciais a respeito do assunto, que motivaram o adiamento da discussão da propositura na semana anterior.
Kary também lembrou da quantidade de indicações protocoladas pelo Legislativo sugerindo ao Município a construção de redutores de velocidade ou dispositivos para travessia de pedestres em áreas próximas às escolas, mas que nem sempre são atendidas ou respondidas.
“Quando a gente entra no sistema, [vê que] a maioria dos vereadores já pediu uma lombofaixa, pediram uma, duas, três, quatro lombadas... Com essa lei, a partir de agora, caso [isso] não seja colocado no cronograma do Executivo, que a gente tenha pelo menos uma justificativa”, concluiu o vereador.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Política Municipal de Prevenção à Violência contra os Profissionais da Saúde será instituída em Araraquara, conforme estabelece o Projeto de Lei nº 350/2025, de autoria de Enfermeiro Delmiran (PL...
A falta de cobertura na entrada e irregularidades na rampa de acesso da Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Tatsuko Sakima”, localizada no Jardim Indaiá, motivaram o vereador Guilherme Bianco (P...
Em Indicação enviada recentemente à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) pede a realização de estudo técnico visando à implantação de redutor de velocidade (lombada) na Avenida José João Bif...
A Câmara Municipal aprovou, durante a 41ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 346/2025, de autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), que destina todos os as...
Neste sábado (15), o Parque Infantil será palco de mais uma Feira “Tô em Casa”. Com entrada gratuita e programação das 10h às 19h, a feira reúne estandes variados, em um espaço aberto e acessível....
Neste domingo (16), a Praça do Daae – Fonte Luminosa será tomada por arte, música e cultura com mais uma edição do Choro das Águas, iniciativa gratuita da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart,...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.