Notícias



Prefeitura não reconhece como oficial áudio atribuído a superintendente do Daae

Informações sobre o tema foram solicitadas pelo vereador Alcindo Sabino (PT)

Publicado por: Foto: Daae

568


Em 23 de julho, o Jornal da EP, da Rádio EP FM, veiculou matéria revelando áudio atribuído ao superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Wilian Thomaz Maréga, no qual ele teria feito declarações que contradizem afirmações públicas do prefeito Dr. Lapena (PL) sobre a origem de um estudo voltado à privatização da autarquia.

 

No referido áudio, o superintendente teria afirmado que a documentação referente ao estudo teria sido assinada pelo atual secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Ferreira, mencionando inclusive a possibilidade de uso indevido de credenciais funcionais (senha) para assinatura de documentos.

 

“Tais declarações apontam para possíveis irregularidades administrativas e contradições entre versões apresentadas por autoridades municipais, envolvendo tema de alta relevância para o interesse público, qual seja, a eventual privatização, total ou parcial, do Daae”, pontua o vereador Alcindo Sabino (PT).

 

O parlamentar lembra ainda de matéria veiculada pelo mesmo jornal, em 8 de agosto, na qual é feita a leitura de uma nota em nome do Daae, informando que “com relação ao assunto áudio, objeto de elaboração do Boletim de Ocorrência iniciado no dia 22 de julho às 16h03 e concluído no mesmo dia às 17h11, a Administração do Daae considera esse assunto pacificado, pois todas as considerações a respeito já foram elucidadas, inclusive junto à Câmara Municipal, com a participação de representantes da Prefeitura. Assim sendo, a Administração do Daae nada mais tem a acrescentar a respeito desse assunto”.

 

Por isso, Sabino encaminhou um Requerimento à Prefeitura em 8 de agosto, pedindo informações e providências do Executivo sobre o áudio atribuído ao superintendente do Daae envolvendo declarações sobre estudo para privatização da autarquia.

 

Em resposta, o Executivo informa que a visita do prefeito a São Paulo para conhecer o Programa Universaliza SP e todos os estudos preliminares relacionados ao tema foram noticiadas nos meios de comunicação oficiais e pela imprensa.

 

“No tocante ao áudio mencionado, cumpre esclarecer que a Administração não o reconhece como documento ou manifestação oficial. Trata-se de conteúdo de autoria não identificada, cuja autenticidade não foi comprovada, veiculado exclusivamente em redes privadas de comunicação, desprovido, portanto, de qualquer caráter oficial ou institucional”, diz a Prefeitura.

 

A Administração coloca ainda que o tema em questão ainda está em fase de estudos, inexistindo, até o momento, qualquer decisão formal sobre alterações no modelo de gestão do Daae. “Qualquer ato futuro, caso venha a ocorrer, seguirá o devido processo legal e será amplamente divulgado à população e aos órgãos competentes”, completa.

 

No entendimento do vereador, a resposta apresentada pelo Executivo ao requerimento “foi insuficiente e evasiva”. “As informações prestadas não enfrentam os pontos levantados, especialmente em relação à instauração de processo administrativo e à realização de perícia técnica sobre o áudio atribuído ao superintendente do Daae. O caso exige a máxima transparência e rigor, por envolver declarações sobre o estudo de privatização de uma autarquia fundamental para a cidade. A população de Araraquara merece esclarecimentos claros e documentados”, conclui.


Publicado em: 04 de setembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Indicação sugere revisão do salário de leituristas, motoristas e outros cargos operacionais do Daae

13 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) sugere a realização de um estudo técnico para revisão do salário inicial dos cargos de leiturista, motorista e cargos operacio...



Campanha solidária é proposta para compra de tomógrafo destinado à Santa Casa

13 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) sugere entendimentos com a empresa Estapar, concessionária responsável pela gestão dos estacionamentos rotativos no município,...



Sugerida em Sessão Cidadã, campanha de prevenção a afogamentos é criada no município

13 de novembro de 2025

A Câmara de Araraquara aprovou a criação do “Mês de Prevenção Aquática – Combate ao Afogamento Infantil”, a ser realizado anualmente no mês de novembro — em razão da proximidade do início do verão....



Araraquara terá Política Municipal de Prevenção à Violência contra os Profissionais da Saúde

13 de novembro de 2025

A Política Municipal de Prevenção à Violência contra os Profissionais da Saúde será instituída em Araraquara, conforme estabelece o Projeto de Lei nº 350/2025, de autoria de Enfermeiro Delmiran (PL...



Usuários da USF do Jardim Indaiá pedem melhorias na estrutura do local

13 de novembro de 2025

A falta de cobertura na entrada e irregularidades na rampa de acesso da Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Tatsuko Sakima”, localizada no Jardim Indaiá, motivaram o vereador Guilherme Bianco (P...



Implantação de redutor de velocidade é sugerida para via do Jardim Santa Clara

13 de novembro de 2025

Em Indicação enviada recentemente à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) pede a realização de estudo técnico visando à implantação de redutor de velocidade (lombada) na Avenida José João Bif...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!