2855
Em 2012, o Pronto Socorro do Melhado foi fechado e sua reabertura foi obra prioritária eleita durante a Plenária Temática da Cidade, no Orçamento Participativo (OP), em 2017.
O local possui cerca de 2,4 mil m² de área construída e os investimentos na obra foram de R$ 8 milhões. Atualmente, a agora Unidade de Retaguarda às Urgências e Diagnóstico “Doutor José Roberto Poletti” disponibiliza 20 leitos hospitalares, sendo sete deles na ala A e 13 na ala B, com estrutura de diagnóstico, disponibilizando exames laboratoriais, ultrassom, tomografia, raio X, endoscopia e colonoscopia.
A unidade tem o objetivo de aliviar a ocupação de leitos da Santa Casa. Nesse sentido, os casos de baixa complexidade são encaminhados das Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) para a Unidade de Retaguarda do Melhado, em vez de ocuparem leitos no hospital.
Em novembro de 2020, a unidade do Melhado funcionou como suporte no atendimento a pacientes com Covid-19 e, em setembro de 2021, a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, informou que a Prefeitura iria ampliar a unidade para a criação de um centro cirúrgico e para a extensão da pediatria da Santa Casa, com o intuito de aumentar leitos de alta complexidade do hospital. Em maio de 2022, foi inaugurada, oficialmente, a Unidade de Retaguarda do Melhado.
Recentemente, em visita de fiscalização à unidade, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) verificou a existência de uma terceira ala (C), com 11 leitos desativados. Por isso, buscando mais informações sobre a Unidade de Retaguarda do Melhado, o parlamentar encaminhou um requerimento à Prefeitura.
“A falta de leitos no Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos grandes problemas da saúde pública, com pacientes aguardando por horas a abertura de um leito de internação nas UPAs”, destaca Angeli no documento, no qual pergunta quantos pacientes já foram atendidos desde a inauguração da unidade, se os exames de diagnóstico, laboratoriais, ultrassom, tomografia, raio-X, endoscopia e colonoscopia são realizados só em pacientes que estão internados na unidade, e por qual motivo os 11 leitos desativados da ala C não estão sendo utilizados.
O vereador também quer saber se a criação de um centro cirúrgico e a instalação da unidade de pediatria da Santa Casa irão acontecer no local e se existe algum projeto em andamento, além de quantos aparelhos para realização de exames a unidade possui, com a especificação da função de cada um.
"É imprescindível que a Prefeitura preste as devidas informações sobre a não utilização dos leitos da ala C da Unidade de Retaguarda do Melhado, pois eles podem ser uma importante contribuição para a solução da falta de vagas no SUS, como na Santa Casa, por exemplo, um dos grandes problemas da saúde pública de Araraquara. É necessário transparência e agilidade na solução dessa questão para literalmente salvarmos vidas", afirma e conclui Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...
Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...
O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...
A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.