982
A exposição “Olhares sobre Nossa Morada”, da aquarelista araraquarense Cláudia Diniz Junqueira, foi aberta na quarta-feira (9) no saguão da Câmara Municipal de Araraquara, em homenagem ao aniversário de 206 anos de Araraquara.
A mostra é composta por um conjunto de aquarelas criado por Cláudia a partir da observação de espaços da cidade, como a Escola Estadual “Antonio Joaquim de Carvalho” (Anjoca) e a Fazenda Salto Grande. O sol característico da Morada do Sol também é destaque na obra.
“É um presente para a cidade de Araraquara. Nossa cidade que nos honra, nos abrilhanta e nos potencializa”, disse a vereadora Fabi Virgílio (PT), que intermediou a realização da exposição junto ao marido da aquarelista, o professor e diretor da Escola Estadual “Lysanias de Oliveira Campos”, Edegar Diniz Junqueira, durante uma visita da parlamentar à unidade escolar.
As obras expostas se chamam “Casas da Colônia”, “Anjoca”, “Salto Grande”, “Casarão”, “Araraquara Ensolarada”, “Tardes Douradas” e “Esplendorosa Alvorada” — os três últimos nomes fazem referência ao Hino de Araraquara.
“A minha arte é inspirada no sol daqui de Araraquara. Profissionalmente, eu já fui para bastante lado. Não tem lugar melhor para pintar aquarela do que Araraquara. É outra luz. Agradeço a homenagem e parabenizo vocês pelo trabalho que estão fazendo”, disse a aquarelista.
A mostra está aberta para visitação no saguão da Câmara até o dia 31 de agosto, das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira — exceto nos dias 21, 22 e 24, quando não haverá expediente devido aos aniversários da cidade e do Legislativo. A Câmara fica na Rua São Bento (Rua 3), nº 887, no Centro.
Sobre a artista
Cláudia Diniz Junqueira tem 49 anos, é natural de Araraquara, formada em Direito e trabalha como auxiliar judiciária no Fórum João Mendes, na cidade de São Paulo.
Suas primeiras aulas de desenho foram aos 7 anos, com a professora Maria do Carmo Fortes, que trabalhava com pintura em porcelana e óleo sobre tela. Mas seu despertar para as artes foi com as aquarelas, quando foi aluna do professor Francisco Lopes na década de 1990.
Seus trabalhos são pinturas ao ar livre que buscam a representação da luz nos objetos observados, sempre com uma visão impressionista do momento.
Exposição “Olhares sobre Nossa Morada” – aquarelista Cláudia Diniz Junqueira
Data: até 31 de agosto, de segunda a sexta-feira (exceto dias 21, 22 e 24)
Horário: das 9 às 18 horas
Local: Saguão da Câmara Municipal — Rua São Bento (3), nº 887, Centro
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Feiras Nesta sexta-feira (8), das 17 às 22 horas, a GiraFeira apresenta uma edição especial, marcada pelos embalos dos anos 70 e 80: é a “GiraFeira Night Fever”, a ser realizada na Praça da Indepe...
Futebol masculino Nesta sexta-feira (8), às 19 horas, a Ferroviária recebe o Amazonas, na Fonte Luminosa, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A equipe grená ocupa a 15ª colocação...
Suspensas pela Prefeitura desde janeiro de 2025, as obras de revitalização da Associação Atlética Ferroviária dependem da apresentação de documentos técnicos para serem retomadas. A informação é da...
O Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Unesp Araraquara está com inscrições abertas para cursos de idiomas presenciais e online, com...
Como parte da campanha Agosto Lilás 2025, a Prefeitura de Araraquara realiza uma série de rodas de conversa conduzidas pelas psicólogas do Centro de Referência da Mulher (CRM) com beneficiários do...
Nesta sexta-feira (8), a feira de economia criativa GiraFeira apresenta uma edição especial, marcada pelos embalos dos anos 70 e 80: é a “GiraFeira Night Fever”, a ser realizada na Praça da Indepen...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.