Notícias



Evento formaliza a concessão do Complexo Arena da Fonte Luminosa a consórcio

Contrato prevê investimentos e melhorias em concessão válida por 35 anos; Câmara esteve presente no evento, realizado na terça-feira (15)

13889


O contrato de concessão à iniciativa privada do Complexo Arena Fonte Luminosa, que abrange o estádio, o Ginásio de Esportes Castelo Branco “Gigantão”, o Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear) e o Centro Internacional de Convenção, foi assinado em evento no início da noite de terça-feira (15).

A solenidade, na Arena da Fonte Luminosa, contou com a presença de convidados, autoridades e representantes do Consórcio Nova Fonte Luminosa, responsável pela administração do local. Essa estrutura passa a ser controlada pela Real Estate Venues & Entertainment Participações (Reeve), assessorada pela parceria entre REAG e Integritate, as empresas que promoveram a remodelação do Allianz Parque, em São Paulo.

O contrato tem duração de 35 anos (até 2058) e prevê um investimento de R$ 20 milhões em melhorias que devem acontecer durante os cinco anos iniciais da concessão. Já foi realizado um pagamento de R$ 10 milhões à Prefeitura, referente à outorga inicial para celebração do negócio, e também haverá pagamento de parcelas mensais de R$ 52 mil de outorga ao Município durante a vigência do contrato.

Com essas mudanças, a cidade passa a integrar o circuito cultural, esportivo e de shows do interior paulista. O documento prevê que a estrutura continue sendo utilizada pela cidade, como acontece atualmente, mas agora respeitando as quantidades estabelecidas entre as partes.

Segundo Luís Davantel, sócio e CEO da Integritate e CEO da Nova Fonte Luminosa, esse projeto não é só da cidade de Araraquara, mas de todo o interior do estado de São Paulo e do Brasil. “Quando um projeto como esse sai do papel, ele impacta de uma forma muito grande pessoas e empresas, porque é negócio que envolve cultura, lazer, entretenimento, esporte e uma série de situações de desenvolvimento do ser humano e da sociedade”, destaca.

A importância do empreendimento pode ser entendida pelo tamanho da estrutura, que passa a ter uma arena multiuso para jogos de futebol e apresentação de shows com capacidade para 30 mil pessoas, um pavilhão de 12 mil metros quadrados para feiras, teatro de 1.000 lugares, ginásio de 8.000 lugares e uma praça de 20 mil metros quadrados.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Landim (PT), esse é um momento histórico. “Com o complexo da Fonte Luminosa, estaremos no centro das atenções, como um polo de referência, um verdadeiro farol de oportunidades e experiências”, afirmou. Ele também falou da importância do Legislativo nesse processo de concessão. Em 2021, a Câmara aprovou Projeto de Lei que autorizou a Prefeitura a realizar a concessão e, no final do ano passado, também debateu o assunto em Audiência Pública.

Após a assinatura do contrato, o prefeito Edinho Silva (PT) relembrou as ações construídas ao longo do tempo que foram responsáveis para que a cidade pudesse receber e se tornar referência em grandes feiras e eventos. “Nós fomos capazes de construir essa infraestrutura e o que precisamos agora é que a iniciativa privada faça dessa infraestrutura uma nova âncora econômica para o município”, declarou.

Ele também agradeceu aos vereadores e ex-prefeitos que, em diversas oportunidades, contribuíram para a implantação do complexo de eventos, e ao Consórcio Nova Fonte Luminosa por acreditar no potencial da cidade desde os primeiros contatos com a administração pública, em 2020.

Também estiveram presentes na solenidade o vice-presidente da Câmara, Aluisio Boi (MDB), o 2º secretário, Emanoel Sponton (Progressistas), as vereadoras Fabi Virgílio (PT) e Filipa Brunelli (PT) e os vereadores Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (Patriota), Edson Hel (Cidadania), Gerson da Farmácia (MDB), Guilherme Bianco (PC do B), João Clemente (PSDB) e Lucas Grecco (União Brasil); o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto (Progressistas); o diretor presidente da Morada do Sol Turismo, Eventos e Participações S.A., Manoel de Araújo Sobrinho; o prefeito de Matão, Cido Ferrari (PT); além de secretários municipais, empresários e representantes de entidades e associações.


Publicado em: 16 de agosto de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!