1169
O bate-papo “Proseando com Poesia e Processo Criativo”, realizado no Plenário da Câmara na noite desta quinta-feira (23), destacou a importância da poesia, de diversas maneiras, na sociedade e na vida. A atividade integra a programação da “Semana Municipal de Poesia – José Roberto Tellaroli, o poeta da Vila”.
O evento foi organizado pela vereadora Fabi Virgílio (PT), que afirmou que a arte a ajuda a preencher o vazio incompreendido. “É um desafio de como a gente transforma a tristeza na boniteza”, sintetizou. A parlamentar também falou na arte como forma de resistência e resiliência e enfatizou os editais de fomento como oportunidade de valorizar os poetas locais.
Outra autoridade presente foi a secretária municipal de Cultura, Euzânia Andrade. A respeito da “Semana Municipal de Poesia – José Roberto Tellaroli, o poeta da Vila”, a titular da pasta celebrou o fato de que há pessoas produzindo arte em Araraquara, em um contexto no qual a Semana contribui tanto para homenagear os méritos do passado quanto para trazer renovação.
Bate-papo
Participaram do bate-papo os poetas Lilian Penteado e Tadeu Marcato, que discorreram sobre o processo criativo. Lilian, que é arquiteta e urbanista de formação e atualmente trabalha como assessora de Fabi Virgílio, é multiartista e autora do livro de poesias “Elefante no Dente” e finalista do II Prêmio Candango de Literatura. Em sua fala, rememorou “sempre ter sido poeta, mesmo antes de ser alfabetizada”, em menção ao papel desse tipo de expressão em sua vida.
Já Tadeu Marcato é professor de filosofia e autor de vários livros, incluindo “O dia em que Dionísio tirou Apolo para dançar”, de 2021, “Concreto Armado ou A imanente liberdade dos pardais”, de 2023, e o recém-lançado “Ulisses [desempregado]”. Organizou, ainda, cinco obras coletivas com estudantes da Escola Estadual “Angelina Lia Rolfsen”. Marcato relembrou seu histórico de dependência química e exaltou a poesia como uma maneira de aprender a lidar com o vício.
Pessoas presentes na plateia também fizeram contribuições a respeito do papel da poesia na existência, leituras e declamações. O evento completo pode ser visto aqui.
A Semana
A “Semana Municipal de Poesia – José Roberto Tellaroli, o poeta da Vila” foi instituída pela Lei nº 10.452, de 2022, de autoria de Fabi Virgílio, e é comemorada anualmente na última semana de outubro.
Integra a programação da Semana a exposição “Você conhece os poetas de Araraquara?”, disponível no saguão do Legislativo até 14 de novembro, que reúne manuscritos e registros de escritores locais. A mostra foi aberta oficialmente nesta quinta, antes do bate-papo.
A programação completa, totalmente gratuita, pode ser consultada aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais “Pedro Paulo Zavagli – Spiga” chega à sua 4ª edição e está com inscrições abertas até 13 de fevereiro de 2026. A iniciativa, instituída por...
A equipe de Ginástica Artística Feminina da Fundesport Araraquara conquistou o 3º lugar na classificação geral por equipes nos Jogos Abertos do Interior 2025, realizados em Ribeirão Preto. A compet...
Diversos espaços públicos administrados pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, estarão temporariamente fechados ao longo de dezembro para...
No fim de novembro deste ano, o vereador João Clemente (Progressistas) requisitou à Prefeitura, por meio do Requerimento nº 1803/2025, informações detalhadas sobre afastamentos por doenças registra...
O vereador Marcelinho (Progressistas) questionou a Prefeitura, por meio de um Requerimento, a respeito da existência de estudo técnico sobre a atual situação do Terminal Rodoviário Municipal. No do...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede a colocação de fresa (resíduos de asfalto), nos mesmos moldes do trabalho...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.