408
No Dia Municipal do Maçom, celebrado em 20 de agosto, a Câmara Municipal prestou homenagem ao delegado de Polícia Antonio Luiz de Andrade, com a outorga do Diploma de Honra ao Mérito. A solenidade fez parte da XXXI Semana Maçônica e reuniu vereadores, autoridades e membros da Maçonaria de Araraquara e região.
A iniciativa para a homenagem foi do vereador Dr. Lapena (PSDB). De acordo com ele, “é uma honra homenageá-lo; trata-se de um marido e pai exemplar e um delegado de polícia que há 30 anos luta pela nossa segurança, e esta simples, porém significativa e merecida homenagem, é pelo conjunto da obra, por tudo que ele representa”.
Merecimento
O vereador João Farias (PRB), presidente da Câmara, destacou “ser um dia duplamente feliz porque estamos homenageando os maçons e concedendo um Diploma a quem tem muito merecimento”. Para João Farias, Andrade “é um homem sério, respeitável e competente que sempre tratou a todos com carinho e respeito, honrando e dignificando sua função”.
O presidente da Câmara salientou que a atuação do delegado Andrade “reforça os princípios da Maçonaria; ele sempre teve um grande desempenho mesmo com todas as dificuldades, fazendo um esforço inigualável e exemplar para trabalhar pela segurança de toda a população, e essa homenagem se estende a toda a Polícia Civil”.
Também destacaram o trabalho e a personalidade do homenageado Paulo Dimas, coordenador municipal de Administração, que representou o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB); e, Elton Hugo Negrini, delegado de Polícia, que representou Fernando Giaretta, delegado Seccional de Araraquara.
Emoção
Emocionado com a honraria recebida, Andrade frisou que “temos momentos de trabalho, momentos de plantar e de colher, e momentos como este que é de agradecer”. Segundo ele, “fiquei surpreso e alegre; surpreso por achar que outras pessoas poderiam estar no meu lugar e alegre com esse honroso Diploma, pelo carinho e reconhecimento, que é a maior retribuição que se pode receber por nosso trabalho”.
Andrade disse que “o policial trabalha em equipe, por isso quero dividir esse prêmio com os policiais que sempre me ajudaram; esse é um dia de lembrar de pessoas importantes, é uma homenagem inesquecível que me deixou muito emocionado”. Ele agradeceu à família e aos amigos que sempre o apoiaram.
Também compareceram os vereadores Farmacêutico Jeferson Yashuda (PSDB), vice-presidente da Câmara; Jair Martineli (PMDB), segundo-secretário; e, Elias Chediek (PMDB); Osvaldo Giglio, presidente do Conselho de Veneráveis Mestres da Maçonaria de Araraquara (Comara); Paulo Afonso Brandão De Angeli, Venerável Mestre da Loja Caridade Universal III; e dezenas de maçons.
Maçonaria
O termo maçonaria é de origem francesa (maçonnerie) e significa construção. Por extensão, seu significado é associação de pedreiros. Isso porque os primeiros maçons eram os construtores, arquitetos, engenheiros e empreiteiros na Idade Média. Em sua origem a Maçonaria era uma sociedade secreta vinculada às ideias do laicismo humanitário e liberal do Iluminismo.
A Grande Loja de Maçonaria foi criada na Inglaterra em 1717, unindo quatro lojas londrinas. O líder eleito era o Grão-Mestre. Aberta a todos as crenças religiosas, a Maçonaria rapidamente ganhou o mundo. Estima-se que hoje haja cerca de 6 de milhões maçons. No Brasil, são 400 mil maçons distribuídos por mais 5 mil lojas. Em Araraquara, a primeira loja maçônica foi implantada há 100 anos.
Identificada com os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, a Maçonaria teve participação fundamental na Revolução Francesa, Independência dos EUA e em importantes episódios da história do Brasil, como a Proclamação da Independência, a libertação dos escravos, Proclamação da República e Inconfidência Mineira, entre outros.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música As Obscênicas é uma fanfarra debochada, feminina e feminista formada exclusivamente por mulheres. Com formação acústica, entre instrumentos de sopro e percussão, tocam uma mistura de jazz s...
Vôlei feminino O vôlei feminino Sub-21 da Fundesport/Araraquara tem dois duelos pela Copa Regional da LRV (Liga Regional de Vôlei) antes de disputar os Jogos Regionais, na segunda quinzena de julh...
A Prefeitura fecha na quarta-feira (9), no feriado da Revolução Constitucionalista, e retoma o atendimento na segunda-feira (14). Vale lembrar que sexta-feira (11) é feriado municipal devido à come...
Em requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Paulo Landim (PT) pede detalhes sobre a situação da obra de revitalização no Estádio Municipal “Adair Pavanelli”, conhecido popularmente como o...
Uma Audiência Pública com o tema “Políticas culturais que apoiam músicos e cantores” será realizada na quarta-feira (14), às 18h30, no Plenário da Câmara. A propositura é de autoria do vice-preside...
A Câmara Municipal de Araraquara analisa o Projeto de Lei Complementar nº 194/2025, apresentado pelos vereadores do Novo, Coronel Prado e Balda, que cria a Declaração Municipal de Direitos de Liber...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.