Notícias



Dia das Liberdades Pretas deve ser expandido por todo o Brasil

Inspiração para criação do projeto, ativista Preta Ferreira esteve em Araraquara na tarde da quarta-feira (26)

2518


Após a sanção da lei que instituiu, em Araraquara, o Dia das Liberdades Pretas, a autora da iniciativa e vice-presidenta da Câmara Municipal, vereadora Thainara Faria (PT), assim como a ativista social e artista Preta Ferreira, que motivou a propositura, se reuniram com vereadores da cidade e também de outros municípios da região. A ideia é que a iniciativa se estenda e alcance todo o Brasil.

Pela manhã da quarta-feira (26), o encontro ocorreu na sala da Presidência e contou com o presidente do Legislativo Municipal, Aluisio Boi (MDB), as vereadoras Fabi Virgílio e Filipa Brunelli, ambas do PT, além da assessora especial de Políticas LGBTQIA+ da Prefeitura, Erika Matheus. Durante a tarde, Thainara e Preta estiveram com os vereadores Neto Negri (PT - Rincão) e Thaise Braz (PT - Catanduva).

Para Preta, o momento é de unir forças. “Precisamos fazer um intercâmbio entre as lutas para que a gente alcance lugares onde a cor da nossa pele não permite que a gente esteja. Precisamos pensar em como ‘reinserir’ em sociedade quem nunca foi inserido, criar essas oportunidades de estudo, educação, ciência, política, saúde, de forma a garantir os direitos constitucionais”, afirmou. Boi se colocou à disposição para discutir políticas inclusivas para toda a população. “Não toleramos qualquer tipo de preconceito”, frisou.

Thainara reforçou que é preciso falar dos problemas para, então, propor soluções. “Vivemos um momento de negacionismo, e negar as opressões que nós, mulheres pretas, vivemos é reforçar toda a lógica política e institucional racista. Precisamos escancarar as violências vividas pelo povo preto para conseguirmos encontrar soluções.”

 

Centro de Referência da Mulher

Thainara e Preta também visitaram o Centro de Referência da Mulher de Araraquara, onde foram recebidas pela secretária de Planejamento e Participação Popular, Amanda Vizoná, pela coordenadora de Políticas Étnico-Raciais,  Alessandra Laurindo, pelo coordenador de Direitos Humanos, Renato Ribeiro, pela assessora de políticas para a juventude, Steyce Chaves, pela fundadora da Casa Chama, Matuzza Sankofa, além de Érika e Filipa. Durante a reunião, foram discutidas políticas públicas voltadas para as mulheres, como, por exemplo, a distribuição gratuita de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade.

 

Venda de livros

Preta Ferreira é autora do livro “Minha Carne: Diário de uma Prisão”, no qual estão relatados os longos dias de cárcere, os processos pelos quais passou, as etapas do sistema prisional, os trâmites jurídicos, as emoções que viveu e o que ouviu de outras mulheres com quem compartilhou esse tempo.

Nos próximos meses, a escritora deve voltar a Araraquara para fazer o lançamento da obra. A ideia é que os exemplares sejam distribuídos nos presídios de todo o Brasil. “As prisões brasileiras são máquinas de tirar os direitos constitucionais. As pessoas que foram retiradas da sociedade precisam saber de seus direitos, tê-los cumpridos, para, então, serem ressocializadas”, finalizou.


Publicado em: 27 de janeiro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Prevenção da ludopatia depende de políticas públicas específicas e investimento, explica pesquisador

13 de novembro de 2025

A ludopatia, também conhecida como vício ou transtorno do jogo, tem os mesmos efeitos no cérebro que a dependência em álcool ou outras substâncias, explicou Edilson Braga, que é psicólogo e pesquis...



Regularização (até 15/12)

13 de novembro de 2025

A Prefeitura oferece aos contribuintes a oportunidade de corrigir débitos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) declarados no sistema de gestão municipal, sem a aplicação de multa...



Vestibular Fatec (14/11)

13 de novembro de 2025

Nesta sexta-feira (14), às 15 horas, termina o prazo para inscrições no vestibular da Faculdade de Tecnologia (Fatec) para o primeiro semestre de 2026. A taxa é de R$ 47 e as inscrições devem ser f...



Selo Ouro (13/11)

13 de novembro de 2025

Araraquara recebeu o Selo Ouro do programa “Alimentar o Futuro”, concedido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em cerimônia realizada nesta terça-feira (11), na sede da en...



Seleção de agricultores (13/11)

13 de novembro de 2025

Nesta quinta-feira (13) é o prazo final de inscrições para a seleção de agricultores familiares e instituições recebedoras que desejam participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na mod...



Indicação sugere revisão do salário de leituristas, motoristas e outros cargos operacionais do Daae

13 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) sugere a realização de um estudo técnico para revisão do salário inicial dos cargos de leiturista, motorista e cargos operacio...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!