1904
A vereadora Fabi Virgílio (PT) está propondo à Prefeitura a constituição de um Parque Linear em toda a extensão urbana do Córrego Ribeirão das Cruzes em Araraquara.
O rio nasce entre a Chácara Flora e o Selmi Dei, na Zona Norte da cidade, e segue em direção à Região Sudoeste, de onde segue para o Rio Jacaré-Guaçu, em Boa Esperança do Sul.
A proposta da parlamentar, que consta na Indicação nº 1826, é proteger toda a extensão do rio, assim como sua fauna e flora, para garantir sua capacidade de recarga, uma vez que 15% do abastecimento de água de Araraquara provêm das águas superficiais do córrego.
Dentre as áreas de preservação propostas está a instituição da 1ª Reserva Biológica da Floresta Paludosa, área tombada como patrimônio ambiental de Araraquara, no Jardim Ipanema, e única floresta paludosa identificada no município.
Fabi explica que a proposta “nasce diante dos eventos climáticos catastróficos que estamos vivendo, seus desfechos trágicos e a nossa responsabilidade social neste cenário”.
“A crise climática que nos atinge coloca em risco a nossa sobrevivência e a do planeta. Temos que pensar estratégias imediatas para mitigar os danos oriundos dela, e a criação de um parque linear para proteger nossos recursos hídricos a partir do Ribeirão das Cruzes é essencial, inclusive porque o crescimento urbano tem invadido cada vez mais espaços, adensando e provocando a impermeabilização dos solos e o assoreando os rios da Zona Norte da cidade, área de nascente do córrego”, reforça a vereadora.
Ela lembra ainda que o Plano Diretor de Araraquara traz na Subseção 3, Título 3, o artigo 111, que versa sobre a criação de corredores de integração ecológica (Cieco) nas redes hídricas justamente neste modelo de proteção e preservação da biodiversidade, dos recursos e elementos de conservação natural.
Além disso, o Parque Linear tem como característica oferecer equipamentos de lazer para atrair a comunidade e promover a interação social em espaços verdes. “Este projeto nos daria a possibilidade de respirarmos aliviados por termos amparado as nossas riquezas naturais e, como consequência disso, garantirmos a nossa existência assim como da fauna e da flora do espaço que habitamos, deixando ainda uma linda herança para as próximas gerações”, encerra a parlamentar.
Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A instituição do Programa Tarifa Zero para o transporte público coletivo em Araraquara será um dos assuntos debatidos e votados em Sessão Extraordinária da Câmara Municipal nesta quinta-feira (24),...
A fim de obter informações atualizadas sobre a aplicação da Lei Municipal nº 7.733/2012 – Instituto do Abandono de Araraquara, que permite à Prefeitura declarar a perda da propriedade de imóveis ab...
A Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Nilo Rodrigues da Silva”, localizada em Bueno de Andrada, promove na sexta-feira (25), às 8h30, uma palestra seguida de bate-papo sobre segurança no trabalh...
A quantidade de contratos ativos de professores da educação especial e a previsão de efetivação via concurso público motivaram o presidente da Câmara, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos), a...
A Sessão Ordinária desta terça-feira (22) teve início com uma proposta em pauta, o Projeto de Lei nº 106/2025, de iniciativa da Prefeitura, tratando de alterações na Lei 10.340/2021, que estabel...
O Programa Casa Paulista prevê a construção de 448 unidades habitacionais no Residencial Acapulco, sendo 201 apartamentos destinados a famílias com renda de até três salários mínimos a preços socia...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.