Notícias



Câmara entrega título de Cidadão Araraquarense ‘in memoriam’ ao soldado José Marino

Pracinha da Força Expedicionária Brasileira combateu na Segunda Guerra Mundial e, em Araraquara, contribuiu para a preservação da memória dos soldados brasileiros

875


 

A Câmara Municipal realizou, na noite de sexta-feira (3), a entrega do título de Cidadão Araraquarense “in memoriam” ao Sr. José Marino. A homenagem foi proposta pelo vereador Coronel Prado (Novo) e motivada pela atuação de Marino na Segunda Guerra Mundial e na preservação da memória histórica em Araraquara.

 

Além do parlamentar, compuseram a mesa os netos de José Marino, Gabriela Marino Schiavon Arnosti Neves e Daniel Marino Schiavon, o chefe de instrução do Tiro de Guerra 02002 de Araraquara, subtenente João Dias Esteves, e o 2º tenente PM Daniel Placo Ferreira Cunha, representando o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar do interior, tenente Richard Souza.

 

Ao entregar a homenagem, Coronel Prado falou sobre a atuação de Marino na guerra e destacou que o pracinha foi testemunha viva do período. “Mais do que um soldado, José Marino foi um guardião da memória. Em vida, compartilhou suas experiências com escolas, instituições e a comunidade”, disse.

 

Daniel Marino Schiavon, agradecendo pela entrega da honraria, relembrou uma das experiências contadas pelo avô: após um dos ataques realizados contra tropas nazistas, José Marino defendeu os companheiros do contra-ataque e, quando se tornou alvo dos adversários, precisou passar cerca de 48 horas escondido em um buraco na terra para sobreviver. “Para mim, ele foi um grande herói, e eu só consigo lembrar as partes boas e os feitos heroicos que esse homem foi capaz de realizar”, declarou.

 

“Ele sempre foi a luz da nossa vida. Um exemplo de pessoa, de caridade, de homem, de honestidade”, comentou Gabriela Marino Schiavon Arnosti Neves, relembrando que o avô passou por dificuldades na guerra, mas que contava as experiências com orgulho.

 

Compartilhando relatos que ouviu de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, o subtenente João Dias Esteves ressaltou a importância da atuação brasileira na Segunda Guerra Mundial. “Nós, do Exército Brasileiro, sempre elevamos ao máximo os nossos heróis que foram para a Itália”, disse.

 

O historiador e diretor do Núcleo MMDC de Araraquara, Hamilton Mendes, relembrou que os soldados brasileiros contribuíram para a liberação de mais de 60 localidades na Itália, após confrontos com tropas nazistas. “Apesar disso, ao retornarem ao Brasil, não receberam suporte psicológico ou apoio na recolocação profissional’, explicou.

 

O vereador Marcelinho (Progressistas) esteve presente no evento.

 

Sobre o homenageado

 

Nascido em Pedreira (SP), em 1920, José Marino ingressou no Exército Brasileiro em 1942. No ano seguinte, foi convocado a integrar a Força Expedicionária Brasileira (FEB).

 

Marino foi um dos pracinhas enviados pela FEB para combater na Segunda Guerra Mundial. Na Itália, participou de batalhas como as de Monte Castelo e Montese, nas quais brasileiros lutaram contra tropas nazistas para conquistar territórios importantes para os Aliados.

 

Após o retorno ao Brasil, passou a viver em Araraquara, onde atuou para manter viva a memória de ex-combatentes. Em 2011, publicou o livro “Memórias em versos”, obra poética que fala sobre as experiências na guerra e que recebeu reconhecimento da Câmara Municipal. Em 2014, foi homenageado pelo Exército Brasileiro e, em viagem à Itália, foi recebido com honras em virtude da atuação na Segunda Guerra. Em 2018, Marino faleceu, aos 98 anos, em Araraquara.

 

Leia mais sobre a história do homenageado clicando aqui.


Publicado em: 03 de outubro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Indicação sugere revisão do salário de leituristas, motoristas e outros cargos operacionais do Daae

13 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) sugere a realização de um estudo técnico para revisão do salário inicial dos cargos de leiturista, motorista e cargos operacio...



Campanha solidária é proposta para compra de tomógrafo destinado à Santa Casa

13 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) sugere entendimentos com a empresa Estapar, concessionária responsável pela gestão dos estacionamentos rotativos no município,...



Sugerida em Sessão Cidadã, campanha de prevenção a afogamentos é criada no município

13 de novembro de 2025

A Câmara de Araraquara aprovou a criação do “Mês de Prevenção Aquática – Combate ao Afogamento Infantil”, a ser realizado anualmente no mês de novembro — em razão da proximidade do início do verão....



Araraquara terá Política Municipal de Prevenção à Violência contra os Profissionais da Saúde

13 de novembro de 2025

A Política Municipal de Prevenção à Violência contra os Profissionais da Saúde será instituída em Araraquara, conforme estabelece o Projeto de Lei nº 350/2025, de autoria de Enfermeiro Delmiran (PL...



Usuários da USF do Jardim Indaiá pedem melhorias na estrutura do local

13 de novembro de 2025

A falta de cobertura na entrada e irregularidades na rampa de acesso da Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Tatsuko Sakima”, localizada no Jardim Indaiá, motivaram o vereador Guilherme Bianco (P...



Implantação de redutor de velocidade é sugerida para via do Jardim Santa Clara

13 de novembro de 2025

Em Indicação enviada recentemente à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) pede a realização de estudo técnico visando à implantação de redutor de velocidade (lombada) na Avenida José João Bif...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!