665
O Protocolo Especializado de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) será instituído na rede pública de saúde em Araraquara, conforme projeto de lei aprovado por unanimidade pela Câmara na Sessão Ordinária da última terça-feira (9).
A proposta, de autoria da vereadora Maria Paula (PT) e dos vereadores Marcelinho (Progressistas) e Michel Kary (PL), segue para o prefeito Dr. Lapena (PL) para sanção.
De acordo com o texto, o protocolo tem como objetivos oferecer atendimento adequado e especializado às pessoas com TEA, reduzir o tempo de espera para consultas e procedimentos, capacitar continuamente os profissionais de saúde, priorizar práticas médicas menos invasivas, garantir informações claras e promover adaptações em casos de desregulação emocional e sensorial.
A proposta estabelece ainda que sejam respeitados os princípios da autonomia individual e da liberdade de escolha, proibindo imposições médicas ou administrativas sem ciência e autorização do paciente ou responsável legal, salvo em situações de urgência ou emergência. O projeto prevê que o protocolo siga a legislação federal referente ao atendimento prioritário e se estenda a todas as unidades de saúde municipais, incluindo Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Na justificativa, os autores citam a regulamentação do Decreto Federal nº 6.949/2009, que internaliza no país a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, e destacam que a medida busca garantir atendimento específico às pessoas autistas, com capacitação de profissionais de saúde, acompanhamento médico contínuo e medidas de saúde preventiva em conformidade com o Sistema Único de Saúde (SUS).
Araraquara tem 3.075 pessoas diagnosticadas com autismo, o que representa 1,3% da população de 242.228 habitantes – os dados são do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Contribuições
Na sessão da última terça-feira, Vivian Alves, assessora da vereadora Maria Paula e mãe de um menino com TEA, participou da Tribuna Popular para comentar o projeto. Na visão dela, o novo protocolo respeita o direito da pessoa autista e sua família.
“Falo como mãe, porque já vi meu filho, com 38 graus de febre, não conseguir ser atendido em nenhuma unidade de saúde da cidade, pública ou privada, porque ele tem pavor de hospital”, relembra. “Tive de levá-lo a uma cidade vizinha, onde cresci, para que ele fosse atendido dentro do carro pela mesma médica que me tratou quando eu era criança”, conta.
Para Maria Paula, o projeto representa um avanço ao propiciar condições para que as pessoas com autismo usufruam plenamente do direito à saúde.
Os outros dois autores da propositura endossaram o comentário. “Propomos o acolhimento correto dessas pessoas, com preparo, paciência e respeito”, declarou Michel Kary. “Ainda existe muito preconceito contra pessoas com deficiência, mas esta Casa acolheu a causa do autismo”, completou Marcelinho.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) sugere a realização de um estudo técnico para revisão do salário inicial dos cargos de leiturista, motorista e cargos operacio...
Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) sugere entendimentos com a empresa Estapar, concessionária responsável pela gestão dos estacionamentos rotativos no município,...
A Câmara de Araraquara aprovou a criação do “Mês de Prevenção Aquática – Combate ao Afogamento Infantil”, a ser realizado anualmente no mês de novembro — em razão da proximidade do início do verão....
A Política Municipal de Prevenção à Violência contra os Profissionais da Saúde será instituída em Araraquara, conforme estabelece o Projeto de Lei nº 350/2025, de autoria de Enfermeiro Delmiran (PL...
A falta de cobertura na entrada e irregularidades na rampa de acesso da Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Tatsuko Sakima”, localizada no Jardim Indaiá, motivaram o vereador Guilherme Bianco (P...
Em Indicação enviada recentemente à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) pede a realização de estudo técnico visando à implantação de redutor de velocidade (lombada) na Avenida José João Bif...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.