1920
Com o objetivo de aprofundar os debates sobre a lógica urbana do município e da segurança habitacional para a comunidade local do Jardim Iguatemi, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) convocou uma Audiência Pública sobre a situação do Conjunto Residencial Oitis para as 18 horas de quinta-feira (24), no Plenário da Câmara Municipal.
“O bairro sofre com questões relacionadas a crime organizado, casas abandonadas, pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social, junto com ausência do poder público de forma efetiva em relação a infraestrutura e zeladoria do espaço”, aponta o parlamentar.
Bianco destaca que o Artigo 6º da Constituição de 1988 traz garantias às populações mais vulneráveis, entre eles “os direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho e a moradia”. “Faz-se necessário citar também que o Artigo 23 define que é competência do Poder Público promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais em nível da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.”
O parlamentar considera ainda “as questões sociais que o bairro enfrenta, sobre a negligência por parte do Poder Público, pós ocupação social da região”. “A não existência de um projeto a longo prazo para o desenvolvimento social e econômico do bairro, o que evitaria o domínio e controle da região por parte do crime organizado, que age de forma prejudicial para o desenvolvimento da região, gerando insegurança e migração de famílias que foram contempladas pelo programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, leva ao abandono de residências, que passam a ser utilizadas para fins diversos daquele para o qual foram originalmente destinadas: moradia social.”
Bianco considera ainda “a ausência de fiscalização por parte do Poder Público em relação às ocupações irregulares das unidades habitacionais e que o bairro carece de propostas e iniciativas que busquem o crescimento e desenvolvimento seguro da região, por não contar com uma oferta de equipamentos públicos com infraestrutura e qualidade, além de estar fora do eixo central da cidade”. “Somadas essas condições, torna-se insustentável a sobrevivência no local, com as mínimas condições de dignidade.”
O vereador lembra também que, após a decisão da Defensoria Pública de São Paulo, baseada na ação civil proposta em 2018 pelos defensores públicos estaduais Matheus Bortoletto Raddi e Luís Marcelo Mendonça Bernardes, que atuam em Araraquara, o Município, a Caixa Econômica Federal e a Construtora Itajaí devem reparar danos causados aos moradores e beneficiários do programa “Minha Casa, Minha Vida” no Conjunto Residencial Oitis.
Convocação
Bianco convidou para participar da Audiência Pública os defensores públicos Matheus Bortoletto Raddi e Luís Marcelo Mendonça Bernardes; os secretários ou representantes da secretarias municipais de Habitação e dos Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana; um representante da Coordenadoria Executiva de Segurança Pública; a associação e os moradores do bairro; o engenheiro da Construtora Itajaí; e representantes da área de Comunicação da Construtora Itajaí e da Caixa Econômica Federal sobre assuntos do programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Como acompanhar
A Audiência Pública será transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro) e pelas redes sociais da Casa de Leis – Facebook e YouTube. Confira e participe!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...
Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...
O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...
A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.