626
A Câmara realizou nesta segunda-feira (24) uma Audiência Pública para debater uma proposta de alteração no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara. O evento foi convocado e presidido pelo vice-presidente do Legislativo, Michel Kary (PL).
O objetivo da atualização no Plano Diretor é evitar que comerciantes das regiões da Vila Harmonia e da Fonte Luminosa, principalmente donos de bares e restaurantes, tenham problemas em relação aos alvarás de funcionamento de seus estabelecimentos junto à Prefeitura.
Para isso, o Executivo enviou à Câmara o Projeto de Lei Complementar nº 17/2025, que propõe a reclassificação de determinadas atividades econômicas. A construção desse projeto surgiu após outra Audiência Pública, que havia debatido o tema em 14 de maio. O texto ainda será debatido e votado pelos vereadores.
Pela proposta, os estabelecimentos do tipo bar e lanchonete (após o horário comercial), pizzaria e restaurante sem música ao vivo, atualmente classificados como “Comercial Incômodo – de Baixo Impacto – Compatível (Interferência Ambiental de Nível 2)”, passam a ser enquadrados como “Comercial Incômodo – Compatível (Interferência Ambiental de Nível 1)”.
Atualmente, os estabelecimentos de Nível 2 são permitidos nas vias maiores daqueles bairros, como a Avenida Bento de Abreu, a Rua Henrique Lupo e a Rua Napoleão Selmi Dei, mas proibidos nas vias internas.
“Vieram vários empresários dizendo sobre a dificuldade que era regularizar os seus alvarás, tendo que, a cada seis meses, pegar o alvará provisório na Prefeitura. Tem algumas áreas em Araraquara, por exemplo, a Vila Harmonia e a Fonte, que precisam ser atualizadas. Eles não são mais bairros exclusivamente residenciais. Viraram comerciais”, afirmou Kary.
Nova realidade
A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Priscila Crepaldi, disse que a proposta tem objetivo de se adequar a uma nova realidade daquela região. Ela ressaltou que se trata de uma reclassificação dos estabelecimentos, e não de uma alteração de zoneamento.
“Nós estamos falando de um Plano Diretor de 11 anos atrás, né? Então, é claro que a cidade se modificou, a região se modificou. Muitas residências viraram clínicas médicas, clínicas veterinárias, restaurantes, prestadores de outros tipos de serviços e comércio. E houve um esvaziamento da população para morar, essencialmente, em condomínios fechados. A gente precisa responder a uma tendência que está acontecendo”, explicou.
“A partir do momento em que eu coloco eles [estabelecimentos] como Incomodidade de Nível 1, eu consigo regularizá-los ao longo dos bairros, ou seja, fora dos corredores. Eu consigo regularizar nas ruas adjacentes, paralelas, perpendiculares”, complementou a secretária.
A importância da alteração na legislação também foi ressaltada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gerson Roza de Freitas. “Um prédio ao lado do outro, só muda a rua, e ele não pode ter alvará permanente. Isso é ruim, porque o comerciante não vai entender isso. ‘Meu vizinho tem e eu não tenho’. Então, a gente tem que regularizar”, declarou.
Além dessa mudança específica na lei, uma revisão geral do Plano Diretor está sendo elaborada pela Prefeitura e deve ser concluída no ano que vem.
Para ver e rever
A Audiência Pública foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser reassistida, na íntegra, pelo Facebook e pelo YouTube.
O evento também teve presença da subsecretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Giovanna Schneider.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...
Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...
O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...
A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.