Notícias



Araraquara possui 33 quarteirões pavimentados com paralelepípedos

Manutenção dessas vias exige mão de obra especializada, o que a Prefeitura não possui; informações foram enviadas em resposta a documento do presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos)

Publicado por: Foto: Reprodução Google Street View

255


Em resposta a questionamentos do presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), a Prefeitura informou que 33 quarteirões de Araraquara são pavimentados com paralelepípedos em diversas regiões da cidade.

 

O parlamentar havia enviado um requerimento ao Executivo para descobrir como é o trabalho da gestão municipal nos reparos desse tipo de pavimento: se a Prefeitura tem mão de obra especializada ou contrata empresa para esse serviço, se existe previsão para a próxima manutenção, se há um levantamento sobre o estado de conservação dessas vias, entre outras informações.

 

Angeli citou o exemplo de trecho da Rua Padre Duarte (Rua 4), que possui intenso fluxo de veículos e registra paralelepípedos desnivelados, principalmente entre as avenidas Bandeirantes e São Geraldo, correndo risco de causar danos aos veículos e acidentes de trânsito — especialmente a motociclistas.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a manutenção dessas vias com paralelepípedos é considerada um serviço técnico especializado e necessita da atuação de profissionais calceteiros. “Atualmente, a Prefeitura não dispõe desse tipo de profissional em seu quadro permanente e não há empresa contratada especificamente para a execução periódica desses serviços”, diz a pasta.

 

Por isso, as ações pontuais de reparo são feitas pela Divisão de Manutenção da Subsecretaria de Obras Públicas, utilizando equipe operacional própria, que realiza “intervenções paliativas e emergenciais conforme a demanda”.

 

Avaliação caso a caso

A Secretaria afirma que não há cronograma fixo para esses atendimentos. As manutenções são feitas de maneira corretiva e conforme as solicitações recebidas, vistorias técnicas e disponibilidade das equipes.

 

As condições das vias com paralelepípedos são avaliadas individualmente. A prioridade é para os pontos “onde há maior comprometimento da trafegabilidade e da segurança viária”, segundo a explicação da Prefeitura.

 

“A definição das vias a serem atendidas segue critérios técnicos, observando-se o grau de deterioração do pavimento, o impacto sobre o fluxo de veículos e pedestres, a segurança dos usuários e a urgência constatada pelas equipes de manutenção a partir das vistorias e registros de ocorrências”, diz a resposta do Executivo.

 

Custos

Questionada sobre o custo estimado para a manutenção de revestimentos dos paralelepípedos, a Prefeitura afirma que segue como referência os valores praticados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), cuja tabela menciona o valor de R$ 456,69 por metro quadrado (m²).

 

“As ruas de paralelepípedos fazem parte da história e da paisagem de Araraquara, mas não podem continuar em condições precárias. É preciso planejamento e investimento para garantir segurança e trafegabilidade a motoristas, motociclistas e pedestres”, reforça o vereador Rafael de Angeli.


Publicado em: 06 de novembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Indicação sugere revisão do salário de leituristas, motoristas e outros cargos operacionais do Daae

13 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) sugere a realização de um estudo técnico para revisão do salário inicial dos cargos de leiturista, motorista e cargos operacio...



Campanha solidária é proposta para compra de tomógrafo destinado à Santa Casa

13 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) sugere entendimentos com a empresa Estapar, concessionária responsável pela gestão dos estacionamentos rotativos no município,...



Sugerida em Sessão Cidadã, campanha de prevenção a afogamentos é criada no município

13 de novembro de 2025

A Câmara de Araraquara aprovou a criação do “Mês de Prevenção Aquática – Combate ao Afogamento Infantil”, a ser realizado anualmente no mês de novembro — em razão da proximidade do início do verão....



Araraquara terá Política Municipal de Prevenção à Violência contra os Profissionais da Saúde

13 de novembro de 2025

A Política Municipal de Prevenção à Violência contra os Profissionais da Saúde será instituída em Araraquara, conforme estabelece o Projeto de Lei nº 350/2025, de autoria de Enfermeiro Delmiran (PL...



Usuários da USF do Jardim Indaiá pedem melhorias na estrutura do local

13 de novembro de 2025

A falta de cobertura na entrada e irregularidades na rampa de acesso da Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Tatsuko Sakima”, localizada no Jardim Indaiá, motivaram o vereador Guilherme Bianco (P...



Implantação de redutor de velocidade é sugerida para via do Jardim Santa Clara

13 de novembro de 2025

Em Indicação enviada recentemente à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) pede a realização de estudo técnico visando à implantação de redutor de velocidade (lombada) na Avenida José João Bif...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!