Notícias



Violência contra a mulher é tema na Tribuna Popular da Câmara



413


A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Araraquara, Maria Regina Rolfsen Francisco Chediek, acompanhada pela Coordenadora do Centro Afro, Alessandra de Cássia Laurindo, ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal, na Sessão Ordinária da terça-feira (24), para falar sobre o Seminário da Não Violência Contra a Mulher.

 

Regina lembrou que em 25 de novembro de 1999 a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional de Luta contra a Violência sobre a Mulher como a busca para estimular que se discuta o tema tão importante. Agradeceu a artista Plástica Márcia Camargo que criou a gravura para o material de divulgação e destacou os eventos realizados no mês de novembro:

- Dia 9 – Abertura do seminário na Uniara com a presença da vereadora Edna Martins (PSDB) que apresentou dados sobre o Mapa da Violência 2015.

- Dia 11 - O emprego e a renda feminina em Araraquara - com Prof. Doutora Helena de Lorenzo, Mirlene Severo e Arary Ferreira.

- Dia 12 - “O desrespeito ao feminino e as várias faces da violência” – Prof. Dr. Zildo Gallo.

- Dia 13 - ”As diversas faces da Violência contra a mulher desdobramentos e luta”, com a advogada Fernanda Varques Martins.

- Dia 23 - Mesa redonda - “Lei do Planejamento familiar” implicações para a realização da laqueadura: avanços e desafios. Também convidou para o encerramento do seminário na quarta-feira (25), na Praça das Bandeiras, com a exibição do filme Anjos do Sol e em seguida um debate com Carlos Eduardo do Carmo Oliveira, psicólogo e psicanalista.

 

Maria Regina apontou a violência contra a mulher no mundo e no em nosso país: “O Brasil é o quinto país do mundo onde mais se matam mulheres. Atrás apenas de Rússia, Guatemala, Colômbia e El Salvador. O país tem uma taxa de 5 mortes por 100.000 mulheres, de acordo com o estudo Mapa da Violência 2015” disse.

 

Alessandra Laurini frisou a importância do mês de novembro que agregou o movimento negro e a luta das mulheres, destacando a marcha das mulheres negras em Brasília com mais de 50 mil participantes e com a conquista de uma pauta extensa com a presidente Dilma Rousseff. “Lamento que a grande mídia brasileira tenha destacado apenas o incidente no final, onde houve confronto e violência, não o movimento em si. Peço aos senhores vereadores uma nota de repúdio contra o ocorrido na Capital”, solicitou.


Publicado em: 25 de novembro de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Abre e fecha: 09, 10 e 11

08 de julho de 2025

A Prefeitura de Araraquara fecha na quarta-feira (9), no feriado da Revolução Constitucionalista, e retoma o atendimento na próxima segunda-feira (14). Vale lembrar que sexta-feira (11) é feriado m...



Obra de revitalização em estádio da Vila Xavier é alvo de questionamentos

08 de julho de 2025

Em requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Paulo Landim (PT) pede detalhes sobre a situação da obra de revitalização no Estádio Municipal “Adair Pavanelli”, conhecido popularmente como o...



Câmara promove Audiência Pública com o tema ‘Políticas culturais que apoiam músicos e cantores’

08 de julho de 2025

Uma Audiência Pública com o tema “Políticas culturais que apoiam músicos e cantores” será realizada na quarta-feira (14), às 18h30, no Plenário da Câmara. A propositura é de autoria do vice-preside...



Projeto quer instituir Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica em Araraquara

07 de julho de 2025

A Câmara Municipal de Araraquara analisa o Projeto de Lei Complementar nº 194/2025, apresentado pelos vereadores do Novo, Coronel Prado e Balda, que cria a Declaração Municipal de Direitos de Liber...



Moradores solicitam reparos no asfalto de avenida no Centro

07 de julho de 2025

Por meio da Indicação nº 3152/2025, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) solicitou à Prefeitura reparos na pavimentação da Avenida São Paulo, no Centro.   Moradores da rua entraram em conta...



Câmara participa de abertura da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda do CR de Araraquara

07 de julho de 2025

Os vereadores Aluisio Boi e Marcão da Saúde, do MDB, Enfermeiro Delmiran (PL) e Marcelo Gurgel (Progressistas) participaram, na semana passada, da solenidade de abertura da Jornada da Cidadania, Tr...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!