427
Uma tarde de troca de conhecimentos. Assim foi definida a Mesa Redonda que a vereadora Juliana Damus (PP) participou na sexta-feira (25) e que debateu a realidade do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que existe há 26 anos no Brasil.
O encontro, realizado para alunos do curso de Farmácia-Bioquímica da Unesp (Universidade Estadual Paulista) no prédio da instituição, abordou uma série de assuntos como os problemas que a saúde municipal enfrenta e o papel do Legislativo Municipal para facilitar o diálogo e aproximar os universitários dos poderes municipais.
Juliana Damus falou sobre as reclamações que recebe na área da saúde em seu gabinete, como problemas com internação e falta de medicamentos, e também incentivou a participação dos alunos no Legislativo. “A Sessão Cidadã é uma ferramenta muito interessante para que os alunos apresentem projetos e os vereadores levem essas ideias ao Executivo. É uma ótima forma de integração”.
Além da parlamentar, compuseram a mesa o professor de imunologia Paulo Inácio da Costa e a professora de microbiologia Elizabeth Pizzolitto, ambos docentes da disciplina Políticas Públicas de Saúde no SUS da Unesp; a secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde Rosana Nasser; Márcia Cristina Tamia Ferreira, integrante do Conselho Municipal de Saúde; e Izaias Ambrózio da Silva, usuário do SUS e presidente do grupo GASPA que atua no apoio ao portador de HIV.
As dificuldades enfrentadas pelos usuários do SUS e ideias para aproximar Unesp e saúde municipal foram algumas das questões abordadas. O fechamento da UPA da Vila Xavier também foi tratado.
“O convite para a participação da Juliana teve a intenção de unir forças, porque a vereadora trabalha uma parte muito prática e o nosso trabalho aqui na Unesp é acadêmico. Essa busca foi muito interessante e proveitosa”, ressaltou Elisabeth Pizzolito.
A estudante do quinto ano de Farmácia-Bioquímica Andressa Baggio viu no encontro uma boa oportunidade de aprendizado. “Foi a primeira vez que a Unesp realizou uma mesa redonda assim e que promoveu uma aproximação maior tanto do Conselho Municipal quanto do Legislativo com os estudantes. Esse diálogo é muito importante para conseguirmos avanços”.
Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Juliana Damus (PP)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Com o objetivo de aumentar arrecadação sem elevar impostos no município, o vereador Coronel Prado (Novo) solicita à Prefeitura, por meio da Indicação nº 5170/2025, a ampliação do uso de painéis pub...
Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede providências urgentes para a regularização do abastecimento do medicamento Flavonid 450/50 mg (diosmina 450 mg + he...
Problemas na iluminação e na manutenção dos postes instalados na Área de Lazer “Olivério Bazzani Filho” motivaram o vereador Paulo Landim (PT) a enviar ao Executivo uma Indicação sugerindo reparos...
Em Requerimento enviado recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações sobre as taxas de poder de polícia sanitária aplicadas pela Vigilância Sanitária. No docum...
Música A banda araraquarense “Blues da Lata” apresenta um repertório que vai desde os grandes nomes do blues, como B.B. King, às releituras de clássicos da música popular brasileira. Nesta sexta-f...
Futebol de base Pelo segundo jogo das semifinais do Campeonato Paulista Sub-15, a Ferroviária enfrenta o Palmeiras na Arena Barueri no sábado (15), às 10 horas. Na primeira partida, na Fonte Lumin...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.