565
Pensando em contribuir na ampliação das políticas públicas aos idosos em Araraquara, a vereadora Juliana Damus (PP) se programou para realizar visitas aos espaços de atendimento à faixa etária. Por isso, na manhã de sexta-feira (20), a parlamentar visitou a sede do Centro de Referência do Idoso (CRIA), acompanhada do prefeito Edinho Silva (PT) e da equipe que compõe a pasta da saúde, a secretária de Saúde Eliana Honain, o gerente de Reabilitação Luiz Arnaldo Garlippe e a gestora da Unidade, Oriomar Carmagnani (Teca).
O espaço, que existe há mais de 20 anos, hoje oferece atendimento a mais de três mil idosos, oriundos da Rede Básica de Saúde, “porém é necessário ampliar esse número”, explica a gestora do CRIA. De acordo com Teca, esse número é dividido em tipos de grupos específicos, que constituem a área de estimulação cognitiva, reabilitação, hidroterapia e hidroginástica, exercícios físicos, convivência, oficina de música, equilíbrio e prevenção de quedas, voluntariado, entre outros.
Para a vereadora Juliana, é importante que sejam ampliados os serviços gratuitos prestados aos idosos, uma vez que o índice dessa população está em 12,5% e deve alcançar os 30% até a metade do século, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
“A nossa população está envelhecendo. Pensar nos idosos é pensar no futuro. Por isso a necessidade de se criar mais espaços como este para atendimentos específicos, onde o idoso vai encontrar atenção e respeito”, frisa.
Segundo ela, “também se faz necessário realizar um trabalho significativo com os familiares dos idosos para que estejam preparados a lidar com situações referentes à idade, uma vez que com o tempo a pessoa volta a ser criança e, por isso, exige maior atenção”.
Mais atendimento
O prefeito Edinho Silva afirmou que fará o possível para que as políticas públicas voltadas aos idosos sejam ampliadas e que espaços como o CRIA e o Centro Dia sejam segmentados, assim como já acontece com as creches para as crianças.
“Vamos buscar meios para aumentar os atendimentos aos idosos e implantar mais espaços; assim como hoje existem as creches paras as crianças, queremos fazer para atender os idosos”, explicou Edinho, que solicitou à secretária da Saúde um levantamento de atendimentos e custos.
O idoso, através de encaminhamento da rede básica, também conta com atendimentos no Centro Dia, localizado no Carmo. Já o CRIA está localizado na rua Itália, nº 1009, entre as avenida Sete de Setembro e Djalma Dutra. O telefone de contato é o 3322-2807.
Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Juliana Damus (PP)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Durante a Sessão Ordinária de terça-feira (10), foi aprovado o Projeto de Lei do vereador Coronel Prado (Novo) que institui no município de Araraquara a “Política Municipal de Incentivo ao Airso...
A Câmara de Araraquara aprovou um projeto que proíbe instituições sociais ou educacionais de contratarem — e de manterem entre seus funcionários — pessoas que tenham sido condenadas pela prática de...
Bares, lanchonetes, pizzarias e restaurantes serão reclassificados no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara (PDPUA). É isso que estabelece o Projeto de Lei Complementa...
O tradicional Bloco de Carnaval da Escola Municipal de Dança (EMD) “Iracema Nogueira” se apresentará nesta sexta-feira (13), em iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Sec...
A Prefeitura de Araraquara informa que as consultas e exames eletivos de Ortopedia passaram a ser realizados na Unidade de Retaguarda do Melhado, conforme reorganização feita pela Secretaria Munici...
Os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) no primeiro semestre de 2026 devem entregar a documentação comprobatória até sexta-feira (13) à insti...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.