669
“No trânsito, quando o pedestre está em jogo, o respeito entra em campo” é o tema do 16° Concurso sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara (Consetrans). O lançamento do projeto aconteceu na manhã de quinta-feira (29), no Centro Internacional de Convenções “Dr. Nelson Barbieri”, e contou com a presença de autoridades, agentes educacionais e alunos.
A competência abrange oito modalidades, nas categorias individual ou duplas, divididas entre cartazes, pintura e colagem, poesia e redação, maquete, música, história em quadrinhos, fotografia e artes plásticas. As unidades escolares do município podem participar através de professores e alunos, integrantes da educação infantil, ensinos fundamental e médio das redes municipais, estaduais e particulares, além das instituições para pessoas com deficiência. O prazo de entrega dos trabalhos vai de 27 a 31 de agosto e o anúncio dos vencedores acontecerá no dia 11 de setembro.
O coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, afirmou que o concurso já faz parte da programação da cidade. “Já são 16 anos deste trabalho educacional extremamente importante”, disse. Além disso, Carneiro ressaltou a redução de óbitos no trânsito da cidade em 2017, caindo de 30 para 14, uma queda de 53%.
Os secretários municipais Coronel João Alberto Nogueira Júnior (Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública) e Clélia Mara Santos (Educação) destacaram que essas ações pertinentes ao trânsito poderiam acontecer nacionalmente, pois incentivam a prática de cidadania e o respeito entre os cidadãos.
A vereadora Thainara Faria (PT), representando a Câmara Municipal, interagiu com os alunos presentes e contou que já participou do concurso. “Saio daqui cheia de esperança, porque estive no lugar de vocês e tenho a certeza de que serão ótimos pedestres, ciclistas, passageiros e motoristas”, afirmou.
O prefeito Edinho Silva (PT) parabenizou a organização do Consetrans e sugeriu, juntamente com a parlamentar, a criação de uma exposição para mostrar os projetos. “Vamos estimular esse concurso. Vocês (alunos) tem o poder de conscientizar os adultos no trânsito”, finalizou.
O Major Moreira da Polícia Militar e Sueli Aparecida da Silva Bonfietti (representando a Diretoria Regional de Ensino) também estiveram no evento.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Técnica que pretende estudar a viabilidade e propor medidas para implementação do piso salarial dos agentes educacionais em Araraquara será formada por vereadores, profissionais da cate...
Os vereadores de Araraquara aprovaram nove projetos na Sessão Ordinária desta terça-feira (10), no Plenário da Câmara. Entre os itens, proteção de crianças e adolescentes, recursos para investim...
Estão abertas até 16 de março as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Cons...
O “Carnaval 2026 – Tradição da Alegria” conta com programação totalmente gratuita, que inclui blocos de rua, shows na Avenida Bento de Abreu e o tradicional concurso de marchinhas. A programação se...
A marchinha “1001 noites de Carnaval”, de André Peres, foi a grande vencedora do 3º Concurso de Marchinhas “Osvaldo da Silva, o Seu Bogé”, realizado no último domingo (8), na Praça das Bandeiras, c...
Em documento encaminhado recentemente à Prefeitura de Araraquara, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre a não inclusão de Araraquara entre as cidades que recebem os cursos do Se...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.