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A vereadora Thainara Faria (PT) esteve, na manhã de quarta-feira (7), em reunião no 4° andar da Prefeitura Municipal com a secretária de Comunicação, Priscila Luiz, e a equipe de publicidade do Executivo. O assunto pautado foi a elaboração de uma campanha de conscientização no trânsito, que já havia sido tema do último encontro, no dia 8 de fevereiro. A parlamentar e sua equipe realizaram um levantamento de estabelecimentos voltados para o serviço de moto táxi e de venda de motocicletas, a fim de que ambos pudessem aderir à campanha. A intenção de destacar esse público se dá pelo alto índice de acidentes com motos na cidade, uma grande parte deles com vítimas fatais. Porém, houve divergências e algumas empresas apontaram a parcela de responsabilidade dos motoristas e que a campanha deve se estender até os condutores de outros veículos. A publicitária Márcia Nascimento apresentou os resultados de uma pesquisa que realizou recentemente, envolvendo a questão de segurança no trânsito, mais especificamente, na relação entre motociclistas e motoristas. “Temos dois grandes problemas: o uso incorreto do capacete, pois muitos não travam a fivela que faz o equipamento ficar preso a cabeça; e a violência entre os condutores de motocicletas e carros, uma rivalidade existente e até hoje não explicada. Além disso, foram encontrados grupos nas redes sociais incentivando a discórdia entre os condutores, como a quebra de retrovisores de veículos”, afirmou. A profissional da área de Publicidade expôs dois esboços de peças publicitárias da campanha. O primeiro transmite uma mensagem direta e incisiva sobre as consequências da hostilidade gratuita entre motociclistas e motoristas, fazendo uma analogia a um jogo de futebol onde o placar deve ser um empate, agradando ambos os lados. Já o segundo, seria algo mais reflexivo e emocional, prezando em despertar a solidariedade no trânsito. Para a professora Dolores Ana Soares, atuante também em educação no trânsito, o ideal seria utilizar a mensagem mais explícita, destacando o respeito entre as partes. “O pessoal precisa ter o conhecimento que os veículos maiores devem zelar pelos menores, em uma atitude de respeito e segurança”, destacou. Priscila Luiz sugeriu formar uma parceria com a equipe dos Anjos do Trânsito, grupo que aborda o tema artisticamente. “Além dos busdoors, outdoors, folders, recursos de vídeo e sonoras para o rádio, seria legal transmitir o recado através da arte. Vamos elaborar um cronograma de divulgação”, enfatizou. Thainara Faria propôs a elaboração de uma palestra sobre direção defensiva, cuja ideia já foi repassada aos estabelecimentos que trabalham com motos, seja para uso ou vendas. “Podemos realizar essa instrução utilizando os espaços disponibilizados pela Câmara, assim todos terão acesso às informações de extrema importância para a boa convivência no trânsito e para a redução de acidentes”, disse. O gerente de Comunicação Digital, Felipe Amaral, também participou da reunião. A previsão é que em meados de abril a campanha e as atividades de conscientização sejam lançadas e divulgadas.
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