1433
Em reunião com o diretor-presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA), Nilson Carneiro, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) levou diversas demandas da população referentes ao trânsito da cidade na tarde de segunda-feira (20).
Entre os principais questionamentos, está a necessidade de semáforos em alguns cruzamentos da cidade, como o da Avenida 7 de Setembro com a Rua Voluntários da Pátria (5). “Um semáforo custa entre 28 e 30 mil reais e temos nossa mão de obra aqui. Vamos ver as prioridades e tentar resolver o quanto antes. Já estamos estudando o da 7 de Setembro. Vamos efetuar também a troca das lâmpadas dos semáforos de incandescentes para as de LED”, explicou Carneiro.
Angeli também lembrou a necessidade de estudos para a instalação de semáforos com dispositivo de acionamento na lombofaixa localizada na Via Expressa, em frente ao Poupatempo, onde o fluxo, principalmente de estudantes e à noite, é muito grande. Para o diretor, o caminho seria buscar parcerias com os comerciantes da proximidade.
O vereador sugeriu redutores de velocidade em alguns locais, como na Rua Voluntários da Pátria, entre as avenidas Antônio de Pádua Corrêa e Vereador Francisco Pedro Monteiro da Silva, e em toda a extensão da Avenida Augusto Munhoz Perez, no bairro Santa Júlia, considerando que veículos trafegam em alta velocidade, podendo ocasionar acidentes. “Precisamos ver se tem algo que justifique a instalação, como escola ou hospital. Vamos estudar e acredito que entre 60 e 90 dias podemos executar os pedidos de lombadas, de acordo com os recursos. Vamos enviar a carta-convite, pois estamos com nossa equipe nas demandas de tapa-buracos”, afirmou o diretor.
Também foi indicada por Angeli a necessidade de realização de estudos para melhorias na sinalização do cruzamento entre a Rua Pedro José Laroca e a Avenida Engenheiro Domingos Ferrari Junior, no Parque Residencial Iguatemi. De acordo com Carneiro, “é possível executarmos logo, em até uma semana, a pintura no referido cruzamento”.
Sobre tornar sentido único a Avenida Cristóvão Colombo, da Rua Major Carvalho Filho até a Via Expressa, o diretor sugeriu que o vereador fizesse uma indicação ao Executivo.
Solicitação semelhante foi feita sobre a mudança de direção da Avenida Queiroz Filho, próximo ao Colégio Anglo, em outubro. Moradores não estão de acordo e protocolaram reclamação. O parlamentar questionou a possibilidade de voltar à configuração anterior.
Angeli também citou as vagas para idosos em locais inadequados, com árvores, postes e calçadas mal conservadas. Carneiro pediu que o vereador indicasse todas essas vagas para “podermos colocar a equipe para avaliar e resolver a questão”.
Na Rua Atílio Biscari com a Avenida Ermelino Magnani, outro problema: os ônibus precisam fazer manobra para seguir o percurso. “Vou ver isso logo, ainda esta semana avaliaremos essa situação”, respondeu Carneiro.
O parlamentar também falou da possibilidade de ampliação do Projeto Parada Segura para todos os passageiros, principalmente crianças, jovens e idosos, o que será analisado pelo diretor.
Outro ponto discutido foi o passe livre para idosos a partir dos 60 anos. Carneiro lembrou que o edital do convênio prevê 65 anos. “Atualmente, deficientes também não pagam e temos meia passagem para os estudantes. Precisamos mudar o contrato ou arcaríamos com isso. Podemos estudar a municipalização do Cide (Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico) do imposto dos postos de combustíveis”, sugeriu.
Angeli afirmou que muitas demandas chegam diariamente ao gabinete, principalmente relacionadas ao trânsito. “Ter a oportunidade de levar as mais urgentes ao Nilson Carneiro e discuti-las faz o nosso mandato mais participativo e ativo. Estamos trabalhando bastante para que tudo seja feito com a máxima transparência. A conversa foi esclarecedora e produtiva. O diretor já atendeu várias das nossas solicitações e se prontificou a estudar e a viabilizar várias outras”, destacou.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...
Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...
O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...
A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.