Notícias



USF Santa Lúcia I funciona em casa alugada há 9 anos e apresenta problemas estruturais

Presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), verificou situação precária do imóvel e cobrou informações via requerimento

2016


Atendendo cerca de 5 mil cidadãos, a Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Santa Lúcia I “Aldo Cariani” funciona há 9 anos em um imóvel alugado. Como a unidade não comporta adequadamente a demanda atual, a pedido de servidores, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) esteve no local para fiscalizar a situação.

 

Durante a visita, o parlamentar verificou diversas paredes com infiltrações, umidade e rachaduras, problemas elétricos, cômodos pequenos demais para o atendimento da população e trabalho dos funcionários, além do aparelho de ar-condicionado da sala de vacina que não funcionava. “A sala de vacina precisa ficar a 17 graus para que as doses sejam manipuladas adequadamente e não percam eficácia, além disso, essa temperatura ajuda a manter a câmara fria de 2 a 8 graus, conforme necessário para o armazenamento das vacinas”, frisou a técnica de enfermagem Bianca Gouvea durante a visita.

 

Como o imóvel é uma casa adaptada com divisórias de PVC, o ambiente fica ainda mais quente e o aparelho de ar-condicionado se torna mais indispensável. O local também precisa de mais cadeiras e computadores, porém não há espaço para acomodá-los. Os agentes comunitários de saúde dividem os computadores para realizar os cadastros e atualizações.

 

A enfermeira responsável pela USF, Fabiana Correa, indicou ainda que a dentista da unidade e a farmácia ficam a 8 quilômetros da unidade, na Avenida dos Libaneses, já que a casa não tem espaço suficiente. “Assim, os usuários precisam vir até a unidade e depois se deslocar por um longo caminho para adquirir os medicamentos. Essa situação abate os idosos, pois muitos deles moram perto da Washington Luís e já percorrem outros 8 quilômetros para vir até aqui”, destacou Fabiana.

 

A agente comunitária de saúde Thaís Serrano mostrou ao vereador o mapa com os locais de atendimentos e foi possível verificar a distância em que alguns pacientes residem em relação à unidade. “Para amenizar o problema, uma vez por mês, realizamos o atendimento na Praça da Gruta, localizada na região do Sesc, onde residem boa parte dos pacientes hipertensos e diabéticos”, explicou a servidora.

 

Vale destacar que a USF conta uma médica, uma residente, uma enfermeira, duas técnicas de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde.

 

Nova unidade

Angeli também identificou que há verba de mais de R$ 1 milhão disponível, mas paralisada, para a reforma e adequação de uma nova unidade e que há um imóvel cedido para o município, localizado na Rua Castro Alves, vizinho ao Sesc, que poderia ser utilizado para essa finalidade, porém a situação jurídica precisa ser esclarecida.

 

Por isso, o vereador enviou o Requerimento nº 917/2025 à Prefeitura, solicitando informações sobre o valor exato e o status atual da verba destinada para reforma e adequação da nova unidade de saúde do bairro Santa Lúcia e se existe alguma previsão para sua utilização.

 

O parlamentar questionou também qual a situação do imóvel “cedido” na Rua Castro Alves, se ele pertence ao município e se existe algum impedimento jurídico ou técnico para que seja utilizado na reforma e adequação definitiva da USF Santa Lúcia I.

 

Além disso, Angeli perguntou se houve reajuste no valor do aluguel do imóvel onde a unidade está operando atualmente, considerando que, em 2016 era R$ 1.700,00; em caso afirmativo, ele quer saber o valor pago no momento. Por fim, foi questionado se há possibilidade de realocar os serviços de odontologia e farmácia para um espaço mais próximo da unidade, garantindo maior acessibilidade aos pacientes.

 

“É inadmissível que uma unidade de saúde funcione há quase uma década em um espaço improvisado, com estrutura precária e a 8 quilômetros distante dos serviços essenciais, como farmácia e atendimento odontológico. A população do Santa Lúcia merece um atendimento digno, com profissionais valorizados e instalações adequadas. Já existe verba disponível e um imóvel com potencial para acolher essa nova unidade, mas o tempo está passando e quem sofre é o cidadão. Seguiremos fiscalizando e cobrando celeridade da Prefeitura para resolver essa situação”, ressalta o vereador.


Publicado em: 09 de junho de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!