1116
Três indicações protocoladas pelo vereador Enfermeiro Delmiran (PL) pedem o atendimento de demandas para as duas unidades que integram a Rede de Atenção Psicossocial em Araraquara: o Centro de Atenção Psicossocial “Dr. Nelson Fernandes Junior” (Caps II) e o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas “Dr. Calil Buainain” (Caps-AD).
Segundo um dos documentos elaborados pelo parlamentar, o interfone instalado no CAPS-AD não estaria funcionando e precisaria de manutenção. O equipamento seria essencial para o controle de acesso, bem como para a segurança da equipe, pacientes e terceiros que frequentam o lugar.
Além disso, o posto de segurança da Guarda Civil Municipal (GCM), instalado no mesmo espaço, terá seu horário de funcionamento reduzido a partir de 19 de agosto. De acordo com o vereador, o trabalho dos agentes seguirá até às 15 horas, mesmo com o atendimento aos pacientes se estendendo até as 19 horas, o que motivou a solicitação de estudos para a permanência dos agentes da GCM em período integral.
“Considerando que a unidade atende pacientes em situação de vulnerabilidade, muitos em quadro de agitação ou alteração de comportamento, a presença de segurança é fundamental para prevenir riscos, garantir a integridade física dos trabalhadores, pacientes e terceiros, e dar resposta rápida em caso de incidentes”, justifica Delmiran.
Enquanto isso, o CAPS II, instalado no Jardim das Roseiras, precisa de capina e limpeza da calçada da unidade devido ao acúmulo de mato no entorno do prédio, prejudicando a passagem de pedestres, servidores e usuários dos serviços ali oferecidos.
“Os Centros de Atenção Psicossocial são serviços essenciais no cuidado em saúde mental. Eles oferecem atendimento humanizado e próximo da realidade de cada paciente, priorizando a reintegração social, a autonomia e a dignidade das pessoas em sofrimento psíquico. Garantir boas condições de funcionamento, segurança e estrutura nesses serviços é fundamental para que possam continuar cumprindo seu papel de transformar vidas e oferecer esperança a quem precisa”, conclui o vereador.
Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
Araraquara possui atualmente duas unidades do Caps, que integram a rede de atenção especializada do município.
O Centro de Atenção Psicossocial “Dr. Nelson Fernandes Junior” – Caps II, faz atendimento especializado em saúde mental para adultos com diagnósticos de esquizofrenias, transtorno bipolar do humor, transtorno psicótico agudo e transitório, transtornos delirantes persistentes, quadros neuróticos graves e outras comorbidades psiquiátricas graves. Está localizado na Avenida José Zilioli, nº 491 e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.
Já o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas “Dr. Calil Buainain”– Caps-AD, funciona na Avenida Professor Sebastião de Almeida Machado, nº 493, no Santa Angelina, de segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 7 às 19 horas, e às quartas-feiras, das 7 às 18 horas. É responsável por oferecer tratamento ambulatorial para dependentes de álcool e drogas a pessoas a partir de 12 anos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...
Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...
O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...
A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.