Notícias



Três horas de espera e falta de internet prejudicam cadastramento de transporte escolar

Vereador Rafael de Angeli (PSDB), atendendo a reclamações de munícipes, esteve no local para fiscalizar o serviço

1937


Após receber diversas reclamações em seu gabinete, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve, na tarde de quarta-feira (5), no local em que a Prefeitura está realizando os cadastramentos de transporte escolar dos estudantes da rede pública municipal (infantil e fundamental) e da rede estadual (fundamental e médio), para averiguar o problema.

As denúncias eram, principalmente, referentes ao longo período de espera e à demora nos atendimentos. Ao chegar no local, o vereador se deparou com quatro salas de espera, onde a insatisfação era nítida. “Estou aqui desde o meio dia e já são quase três horas da tarde”, exclamou uma senhora, que prefere não se identificar. Outro senhor completa “eu mesmo estou usando uma senha de uma pessoa que precisou desistir pois teria que voltar ao trabalho”.

A fim de entender a situação e buscar soluções junto ao Executivo, Angeli conversou com o Gerente de Transporte Escolar, Suprimentos e Infraestrutura, Felipe Pierri, responsável pelo local. “Sabemos do problema e já tomamos várias medidas para solucioná-lo, como, por exemplo, chamar mais dez estagiários (do Programa Menor Aprendiz) e pedir apoio também de servidores de outras áreas da Prefeitura”, relata Pierri. De acordo com o gerente, atualmente o serviço conta com 18 atendentes, sendo oito em período integral, e ainda esta semana devem aumentar o quadro para 23 servidores. “Por causa do convênio do município com o Estado, temos que verificar manualmente diversos dados do aluno, inclusive frequência, pois, caso haja alguma divergência, o Tribunal de Contas bloqueia o benefício. Além disso, o cadastramento está sendo realizado desde o dia 13 de janeiro, porém, a população infelizmente deixa para a ‘última hora’. Já estamos acostumados com esse movimento na primeira semana de aulas.”

O parlamentar diz que houve reclamações também sobre o sistema dos computadores e com a internet, quando dialogou com alguns servidores, e que isso é um fator importante que prejudica a agilidade no atendimento. “Durante nossa visita de fiscalização, infelizmente o sistema parou de funcionar e mais tempo se perdeu, deixando as pessoas ainda mais irritadas”, conta o vereador. O gerente explica que o problema aconteceu poucas vezes e que o técnico da internet já estava no local verificando a situação.

Para o vereador, o Executivo deve se modernizar e se preparar melhor para esse período de cadastramento do transporte escolar. “Muitas pessoas perdem horas e até mesmo o dia de trabalho para ficarem esperando por muito tempo nestas filas para garantirem o transporte escolar para seus filhos. Isso é inaceitável. É necessário um sistema mais moderno e integrado, outras cidades já realizam esse cadastramento totalmente online, o que facilita muito para os servidores e, principalmente, para a população.” Em resposta, Pierre diz que um novo sistema online já está sendo desenvolvido para ser implantado em breve. Angeli protocolou sugestões ao Executivo por meio da Indicação nº 550/2020.

 

Novo local de atendimento favorece a população

Em 2019, o procedimento era realizado na sede do Núcleo de Gestão de Suprimentos, Almoxarifado e Transporte (NGSAT), que fica junto ao Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear), o que dificultava muito o acesso e prejudicava a qualidade do atendimento. Após uma visita de fiscalização, em junho de 2019, Angeli conversou sobre uma possível mudança de local, em reunião periódica com a secretária municipal da Educação, Clélia Mara Santos. O pedido, para o ano letivo de 2020, foi atendido, em prol da comunidade.

 

Programa Municipal de Transporte Escolar

O cadastramento segue até o dia 31 de março e os estudantes devem comprovar a necessidade do benefício, ser provenientes da zona rural ou de local que dificulte o seu acesso à escola ou que a escola esteja localizada a mais de 2 km do local de residência em área urbana.

Para efetuar o cadastro no Programa Municipal de Transporte Escolar, o estudante e seu responsável legal deverão comparecer à Rua Padre Duarte, nº 3.492, Vila José Bonifácio, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os telefones para obter mais informações são 3333-3969 e 3331-2382 (NGSAT).

 

Agendamento Online

Como nos anos anteriores, há o agendamento online, para que a população possa escolher o melhor dia e horário para realizar o recadastramento. No dia e hora marcada, é só comparecer até o local e confirmar presença. O agendamento online já está disponível e pode ser feito no site da Prefeitura. O link é o http://transporte.araraquara.educacaosimples.net

 

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do Vereador Rafael de Angeli


Publicado em: 05 de fevereiro de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Roda de conversa discute papel da nutrição no cuidado do lipedema em Araraquara

25 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara recebe, na quinta-feira (2), às 16 horas, a roda de conversa “Nutrição como aliada no cuidado do lipedema”. A atividade faz parte da programação do Junho Roxo – Mês...



Economia Criativa (27/06)

25 de junho de 2026

A Feira Municipal de Economia Criativa e Solidária será realizada neste sábado (27), das 10h às 19h, no Parque Infantil, com entrada gratuita. Promovido pela Prefeitura de Araraquara, o evento reun...



Doação de Livros (25/06)

25 de junho de 2026

O Sesi Araraquara promove nos dias 26 e 27 de junho a Feira de Doação de Livros, ação integrante do projeto “Circule um Livro”, com o objetivo de incentivar a leitura e ampliar o acesso à cultura....



Documento pede informações sobre manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Guta

25 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre a manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Gu...



Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!