Notícias



Trabalho da equipe de Enfermagem da Santa Casa é exaltado em solenidade na Câmara

Setor da entidade recebeu Diploma de Honra ao Mérito proposto pela Mesa Diretora da Casa de Leis

4389


Em 12 de maio é comemorado o Dia da Enfermagem, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu nesta data no ano de 1820. No Brasil, além do Dia da Enfermagem, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: a própria Florence e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. Nesse sentido, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara propôs, por meio do Decreto Legislativo nº 1.214/2024 (Diploma de Honra ao Mérito), um reconhecimento à equipe de Enfermagem da Santa Casa pelo trabalho desenvolvido e por ações que contribuíram significativamente para a missão e os valores da instituição.

Na noite da segunda-feira (28), parte da equipe esteve no Plenário da Casa de Leis para receber a honraria, representada pela gerente da Enfermagem, Fernanda Gonçalves Fernandes, que declarou: “Com muita dedicação, amor e entrega, confesso que tenho muito orgulho por todos os profissionais da enfermagem que todos os dias, com coragem, dedicação, carinho, resiliência e empatia, e mesmo diante das dificuldades, escolhem fazer a diferença na vida de tantos pacientes”.

Ela lembrou que quando se formou, em 2007, o sonho era cuidar diretamente dos pacientes e fez isso por alguns anos de sua vida profissional, em especial na Santa Casa, onde atuou como enfermeira assistencial na Urgência e Emergência, na Unidade de Internação e também no Controle de Infecção Hospitalar, e assim foi migrando para a Gestão Hospitalar após cinco anos. “Trabalhávamos dia após dia, incansavelmente, e sabia e sentia que esse era o caminho e a razão do viver. Fazer parte de diferentes equipes ao longo desses anos e sentir o apoio é um dos melhores sentimentos que se pode ter no ambiente de trabalho. Estar junto de profissionais engajados, comprometidos e que almejam a transformação da assistência é enriquecedor.”

Para o diretor técnico da Santa Casa, André Peluso Nogueira, a homenagem é uma valorização do profissional da Enfermagem. “Essa equipe é o coração do nosso hospital. Não medem esforços para prestar assistência aos nossos pacientes e estão sempre dispostos a solucionar problemas, romper barreiras e superar desafios.”

O médico falou dos vários desafios nos últimos anos. “Enquanto a ordem era ‘fique em casa’, ‘não saia de casa’, nós, profissionais da saúde, levantávamos, engolíamos muitas vezes nossos choros, nosso anseio, porque éramos convidados a estar na linha de frente na luta, deixando em casa nossos familiares no cenário da Covid. Passamos por momentos de muita tensão, muita apreensão, mas vencemos o medo juntos.”

“É uma honra poder entregar o Diploma de Honra ao Mérito a estes profissionais que, com dedicação e competência, têm realizado um trabalho exemplar no atendimento ao povo”, iniciou o presidente do Legislativo, vereador Paulo Landim (PT). “Cada procedimento, cada cuidado, cada gesto de carinho e atenção revela a excelência e a dedicação com que desempenham suas funções. Em um momento de crise sem precedentes, estiveram na linha de frente, enfrentando desafios, lidando com a dor e o sofrimento de milhares de pessoas. Esta homenagem é um símbolo de nossa eterna gratidão e reconhecimento”, completou.

A secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, destacou a importância de uma categoria da qual faz parte há 40 anos. “Nós da Enfermagem somos chamados a enfrentar grandes desafios. Nos momentos mais difíceis nós somos a luz. A Enfermagem pode dizer, com muita propriedade, do que aquele paciente, aquela pessoa está precisando, que muitas vezes não é uma técnica, mas é um ouvir. Quem está na área da saúde tem que gostar de gente, independentemente de cor, de raça, de sexo, de qualquer coisa, porque o nosso olhar está no cuidar do outro, a preocupação com o outro.”

Para o vice-presidente da Câmara e conselheiro da Santa Casa, vereador Aluisio Boi (MDB), no momento mais difícil, a Enfermagem é o único alento, a única esperança. “Esses profissionais merecem respeito, ter salário em dia, ter melhorias, ter alas melhores na Santa Casa, instrumentos melhores; a população merece esse respeito.”

Encerrando, o provedor da Santa Casa, Jéferson Yashuda, enfatizou que a equipe de Enfermagem representa mais de 40% dos funcionários do hospital. “O compromisso da equipe de Enfermagem não se limitou ao período crítico da pandemia. Com a retomada dos atendimentos e a transição para uma nova fase pós-intervenção, continuou a oferecer cuidados excepcionais, adaptando-se rapidamente às mudanças e garantindo que cada paciente recebesse o melhor tratamento possível. E agora, diante do desafio adicional do mutirão de cirurgias eletivas, em função da demanda reprimida e por conta do espaço físico insuficiente, a equipe de Enfermagem demonstra mais uma vez a sua resiliência e profissionalismo exemplares.”

Também participaram do evento o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Delorges Mano, o vice-provedor da Santa Casa, Marcos Daniel, e o conselheiro da Santa Casa, Marcão da Saúde.

A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara pelo canal 17 da rede a cabo Claro TV (NET), no Facebook e no YouTube, e pode ser conferida na íntegra aqui.


Publicado em: 28 de maio de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!