Notícias



Solenidade on-line comemora 20 anos de Comad

Evento contou com a presença dos ex-presidentes do Conselho Municipal de combate às drogas

3048


Um evento virtual, realizado na tarde da quarta-feira (21), marcou a celebração dos 20 anos do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), órgão ligado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e de Participação Popular.

 

O presidente da Escola do Legislativo (EL), vereador Guilherme Bianco (PCdoB), representando o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Aluísio Boi (MDB), abriu os trabalhos. “Nesse momento pelo qual o Brasil passa, de uma ampla crise estrutural, financeira, social e política, esse tema de políticas públicas de combate às drogas vem à pauta e também entra no grande eixo político para que a gente possa ampliar as discussões e conseguir construir novos horizontes para essa pauta.”

 

Para a primeira presidente do Comad, entre os anos de 2001 e 2004, e voluntária do Amor Exigente em Araraquara há 26 anos, Maria Lúcia de Oliveira Gil, Araraquara está sempre à frente no trabalho de combate às drogas, pois reúne pessoas que se preocupam com as crianças, adolescentes e jovens, almejando um futuro em que possam viver livres e fazer boas escolhas. “Acredito muito nessa união do poder público, do poder judiciário e da sociedade civil. Assim estaremos a favor da vida longe das drogas e de comportamentos inadequados. Precisamos investir na prevenção antes que as coisas ruins aconteçam.”

 

Psicólogo, antropólogo, especialista em intervenção familiar (psicoterapia e orientação), doutor na área de Antropologia Visual pela Unicamp e presidente do Comad entre 2005 e 2010, Murilo José D’Almeida Machado, lembrou os fóruns realizados para discutir o tema. “É um problema de complexa solução, já que envolve uma doença chamada dependência de substâncias psicoativas, que é uma doença muito difícil. Ela precisa de um acompanhamento psicológico para as pessoas que têm a dependência e necessita da união de vários setores.”

 

Presidente de 2012 a 2016 do Comad, fundador e presidente da ONG “Legal é Prevenir” e conselheiro tutelar de Araraquara, Márcio William Servino entende que os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, sempre se preocuparam com o tema. “As dificuldades que temos hoje, algumas são ainda lá de trás, de 20 anos. Tivemos um aumento vertiginoso e novas drogas surgiram. Hoje, temos o crack de forma avassaladora na nossa sociedade e é necessário que políticas acompanhem isso, e a Câmara Municipal fez muito.”

 

Já o presidente do Comad de 2017 a 2018, formado em Teologia, e conselheiro do Conselho Municipal de Saúde de Araraquara e da Associação Amigos da Vida de Araraquara, Ari Silva Simões Braga, afirmou que aprendeu muito nos anos à frente do conselho. “Infelizmente, o problema das drogas está em grande número de famílias, e as crianças são diretamente afetadas por esses problemas. Então procuramos desenvolver trabalhos para prevenir o uso da droga.”

 

Representando o prefeito Edinho Silva (PT), a secretária municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, afirmou que a pasta dialoga permanentemente para facilitar o trabalho do conselho. “O Comad tem o papel de fiscalizar a política pública do município, mas também de somar na formulação dessa política pública. Precisamos ser parceiros e é claro que todas as secretarias do município precisam estar envolvidas.”

 

Também participaram do evento a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Clélia Maria Candido; o secretário do Comad, José Guilherme Cagnin; os representantes da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), Paulo Albano e Luciana Sanches; a conselheira do Comad e gestora do Caps AD Araraquara, Stella Dias; a técnica em enfermagem, Anastácia Cristina Santos; e o representante do Comad de Indaiatuba, capelão Gerson Luiz.

 

Comad

Instituído pela Lei Municipal nº 5.698/2001, e posteriormente reformulado pela Lei Municipal nº 9.045/2017, o conselho é um órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo, destinado a integrar, de forma conjunta e articulada, os órgãos de níveis federal, estadual e municipal que compõem o Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão de Entorpecentes.

 

O Comad tem por objetivo desenvolver e estimular programas e atividades de prevenção quanto ao uso indevido e o abuso de drogas, cooperar com serviços que visem ao encaminhamento e tratamento de dependentes de drogas e entorpecentes, e incentivar estudos e pesquisas sobre o problema do uso indevido e abusivo de entorpecentes e substâncias que determinam dependências físicas ou psíquicas.

Solenidade on-line comemora 20 anos de Comad

 


Publicado em: 21 de julho de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Roda de conversa discute papel da nutrição no cuidado do lipedema em Araraquara

25 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara recebe, na quinta-feira (2), às 16 horas, a roda de conversa “Nutrição como aliada no cuidado do lipedema”. A atividade faz parte da programação do Junho Roxo – Mês...



Economia Criativa (27/06)

25 de junho de 2026

A Feira Municipal de Economia Criativa e Solidária será realizada neste sábado (27), das 10h às 19h, no Parque Infantil, com entrada gratuita. Promovido pela Prefeitura de Araraquara, o evento reun...



Doação de Livros (25/06)

25 de junho de 2026

O Sesi Araraquara promove nos dias 26 e 27 de junho a Feira de Doação de Livros, ação integrante do projeto “Circule um Livro”, com o objetivo de incentivar a leitura e ampliar o acesso à cultura....



Documento pede informações sobre manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Guta

25 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre a manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Gu...



Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!