Publicado por: Foto: Portal RCIA - Araraquara e Região
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Em Requerimento enviado à Prefeitura, o presidente da Câmara, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) pediu informações sobre a situação do primeiro ônibus elétrico de Araraquara e por que o veículo foi retirado de exposição.
“Considerando que, desde a sua retirada, o trólebus não foi reintegrado ao espaço onde era exposto, nem foram fornecidas informações claras sobre seu destino ou atual situação, gerando descontentamento entre os cidadãos e admiradores da história local”, justificou o parlamentar.
No documento, Angeli questionou a administração municipal sobre o estado de conservação do trólebus e se existe um plano de reforma e previsão para o veículo mencionado ser disponibilizado para exposição. “Conforme respostas aos requerimentos nº 668/2023 e nº 1094/2021, não havia previsão ou projeto em andamento para a recuperação e reforma do ônibus”.
“O primeiro trólebus de Araraquara faz parte do nosso patrimônio histórico e precisa ser preservado. Continuaremos cobrando da Prefeitura um plano concreto para sua recuperação e reintegração à praça, garantindo que esse símbolo do nosso pioneirismo volte a ser acessível à população”, explicou o vereador.
Entenda o caso
O "Museu do Tróleibus" em Araraquara foi montado no interior do primeiro veículo trólebus a circular na cidade, em 1959, e continuou operando até o ano de 2.000. O veículo era mantido na praça do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), ao lado da sede da Companhia, na Fonte Luminosa. Dentro dele, o visitante tinha acesso à história do sistema na cidade, contada por meio de painéis fotográficos e exposição de equipamentos e peças do ônibus. Há cerca de quatro anos, no entanto, o veículo foi retirado do local para reforma e não foi reintegrado ao espaço onde ficava exposto.
Memória histórica
A Companhia Tróleibus Araraquara foi inaugurada no dia 13 de julho de 1959, e o início de suas operações ocorreu em 27 de dezembro de 1959, com seis veículos de fabricação nacional, do tipo Grassi/Villares. Ao longo dos anos, o sistema foi sendo ampliado e se tornou referência nacional, visto que Araraquara foi a primeira cidade do interior brasileiro a ter sistema trólebus, totalmente limpo e muito confortável. Nacionalmente, os trólebus ficaram conhecidos como “ônibus tipo Araraquara”.
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