Notícias



Situação da Praça do Carmo tem causado transtornos a moradores e comerciantes

Vereador Lineu Carlos Assis (Podemos) cobrou mais ações a fim de solucionar problemas causados por moradores de rua que habitam local

1507


O vereador Lineu Carlos Assis protocolou o Requerimento n° 145/2022, pedindo informações à Prefeitura sobre a manutenção, limpeza e segurança da Praça do Carmo.

O parlamentar afirmou que o local se encontra aparentemente abandonado, com grande quantidade de lixo se acumulando e sem manutenção, e que o mesmo vem servindo de abrigo para pessoas em situação de rua, que vivem sem qualquer estrutura, tomando banho, urinando e fazendo suas necessidades fisiológicas ao redor da igreja.

Assis também alegou que a situação do espaço se encontra preocupante em relação à segurança, pois, de acordo com moradores do entorno da praça, já não há mais sossego devido às brigas, gritarias e utilização de drogas no local.

“Além dos moradores, os frequentadores da igreja estão sendo alvo de frequentes abordagens que, somando à falta de limpeza e manutenção, já evitam passar, caminhar e estacionar nas redondezas”, afirmou o vereador.

O parlamentar ainda lembrou que há inúmeros documentos protocolados pedindo soluções a praça desde 2013, sendo intensificados a partir de 2018. Assis diz que o caso se trata de um problema complexo, sendo ocasionado por diversas situações como a pandemia e desemprego, e deve ser abordada por várias frentes.

“Nós precisamos urgentemente buscar um caminho para que a sociedade tenha uma solução, visto que, assim como as pessoas em situação de rua tem o direito de não aceitarem as opções oferecidas permanecendo nas praças, os moradores, comerciantes e frequentadores dessas regiões, também não podem ter sua liberdade de ir e vir impedidas pela falta de segurança e má conservação desses locais, esses direitos também precisam ser garantidos pelo poder público”, afirmou o vereador.

O parlamentar indagou sobre quais medidas vêm sendo tomadas pelo Executivo a fim de garantir o direito dos moradores à segurança e a frequentarem comércios e demais setores em torno da praça, sem se sentirem intimidados ou serem abordados.

Também foram questionadas quais alternativas vêm sendo avaliadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, no intuito de sanar essas questões e ajudar tanto os moradores quanto as pessoas em situação de rua a terem segurança, respaldo e tranquilidade.

Assis também indagou se há uma preocupação em aumentar a frequência com que as manutenções e limpeza da praça são realizadas a fim de manter minimamente as condições de salubridade e utilização do local.

Em resposta ao vereador, a Prefeitura alegou que o Serviço Especializado de Abordagem Especial (Seas) está em constante contato e articulação com os setores competente. Além disso, várias atividades são realizadas pela Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com as secretarias de Segurança Pública e da Saúde, em dois locais com presença de pessoas em situação de rua, sendo elas Praça Pedro de Toledo e Praça do Carmo.

“Os usuários são conhecidos e acompanhados pela equipe do Seas, explicamos a eles sobre o número de reclamações de munícipes e comerciantes que foram realizadas sobre a praça, principalmente no que se refere à higiene do local”, afirmou a pasta.

O órgão ainda ressaltou que orienta frequentemente as pessoas que permanecem nas praças com relação à conservação da limpeza e organização do local, assim como oferece os serviços disponíveis, e intensificou o monitoramento nesta região, da qual faz parte do cronograma diário do serviço. No entanto, alega a Secretaria, a aceitação dos serviços disponíveis é opção da pessoa, e não é possível obrigá-los e nem usar de ações coercitivas.

Já a limpeza e manutenção da Praça do Carmo são realizadas diariamente pelo jardineiro contratado pela empresa terceirizada que presta serviços à Prefeitura. Com relação ao serviço de roçada, este é realizado periodicamente, sendo intensificado nos períodos em que o clima favorece o crescimento da vegetação.

Órgão também afirmou que o atendimento da população em situação de rua tem como objetivo assegurar atendimento especializado no espaço da rua, com vista ao resgate, fortalecimento ou construção de vínculos familiares ou interpessoais, considerando a construção de outros projetos ou trajetórias de vida, que viabilizem a gradativa saída da situação de rua.

Entretanto, ressalta a pasta, esse processo depende de propensão e disponibilidade da pessoa em aceitar os serviços e alternativas propostas pela equipe de abordagem, porém a mesma tem a opção de não acatar aquilo que é ofertado.


Publicado em: 15 de março de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Roda de conversa discute papel da nutrição no cuidado do lipedema em Araraquara

25 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara recebe, na quinta-feira (2), às 16 horas, a roda de conversa “Nutrição como aliada no cuidado do lipedema”. A atividade faz parte da programação do Junho Roxo – Mês...



Economia Criativa (27/06)

25 de junho de 2026

A Feira Municipal de Economia Criativa e Solidária será realizada neste sábado (27), das 10h às 19h, no Parque Infantil, com entrada gratuita. Promovido pela Prefeitura de Araraquara, o evento reun...



Doação de Livros (25/06)

25 de junho de 2026

O Sesi Araraquara promove nos dias 26 e 27 de junho a Feira de Doação de Livros, ação integrante do projeto “Circule um Livro”, com o objetivo de incentivar a leitura e ampliar o acesso à cultura....



Documento pede informações sobre manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Guta

25 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre a manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Gu...



Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!