223
Na 131ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, realizada na terça-feira (3), a Tribuna Popular foi ocupada pela secretária municipal de Educação, Arary Ferreira, quando abordou o tema “Sistema de Ensino do Sesi”. A secretária trouxe especialistas para discorrer sobre o assunto levantado na sessão de 29 de setembro deste ano “para não ficar nenhuma dúvida”.
Karina Stefanin, supervisora técnica do Sistema Sesi elencou os questionamentos e em seguida apresentou as respectivas respostas.
1º - O material didático do município seria incompleto. No Sesi, o aluno receberia 1 livro didático, 1 livro de textos, 1 minigramática completa e 1 dicionário. Para os alunos do município só chegam dois livros, o de textos e o livro didático, sendo que não há nada de gramática.
R: O material didático do Sistema Sesi-SP de Ensino é composto dos livros Movimento do Aprender e Muitos Textos. O mesmo material didático entregue nas escolas do Sesi é entregue nos municípios parceiros.
2º - O livro de História tem quase 100 pesquisas o que torna inviável para um aluno de 10 anos fazer pesquisa; ele tem textos inadequados para a idade dos alunos, tem até literatura grega e cartas da Clarice Lispector para o marido.
R: O material didático do Sesi-SP favorece a construção da Proposta Educacional alicerçada no desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes através dos conteúdos curriculares, oferecendo-lhes a possibilidade de desenvolvimento das potencialidades como pesquisadores e construtores de seus saberes. Os professores são orientados que, ao realizar o levantamento de conhecimentos prévios dos alunos, ajustem a quantidade de pesquisa de cada Unidade trabalhada, à lição de casa e aos usos de outros espaços.
3º - O material didático não passa pela regulamentação do MEC.
R: Trata-se de uma publicação oficial devidamente registrada e elaborada seguindo toda a padronização internacional de publicação.
4º - O sumário do livro do 5º ano tem apenas o título dos capítulos, ou seja, a criança e o professor não sabem o que vai ser trabalhado.
R: O Sistema Sesi-SP de Ensino possui proposta educacional própria, expressa no Referencial Curricular da Rede Escolar Sesi-SP por meio da expressão de valores, experiências, prática educacional, fazeres e propostas de soluções, vivenciadas ao longo de sua trajetória educacional, visando a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.
5º - Os textos não condizem com a faixa etária; a linguagem e a temática são inadequadas.
R: Esse material pressupõe um trabalho ativo do professor como protagonista de sua ação. Os textos podem ser trabalhados com roteiros e estratégias de leitura. Contudo, é um material que exige que o professor planeje suas aulas e estratégias.
O supervisor administrativo do Sistema Sesi, Marco Antônio Lopes Torres, veio de São Paulo para também acompanhar a explanação feita por Karina Stefanin.
Ao final, Arary disse que sua pasta está à disposição para dirimir qualquer dúvida sobre esse, ou qualquer outro assunto relacionado a educação, pois “ estamos investindo para que nossos alunos, nossas joias, se apropriem do conhecimento através do material do sistema Sesi”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música As Obscênicas é uma fanfarra debochada, feminina e feminista formada exclusivamente por mulheres. Com formação acústica, entre instrumentos de sopro e percussão, tocam uma mistura de jazz s...
Vôlei feminino O vôlei feminino Sub-21 da Fundesport/Araraquara tem dois duelos pela Copa Regional da LRV (Liga Regional de Vôlei) antes de disputar os Jogos Regionais, na segunda quinzena de julh...
A Prefeitura fecha na quarta-feira (9), no feriado da Revolução Constitucionalista, e retoma o atendimento na segunda-feira (14). Vale lembrar que sexta-feira (11) é feriado municipal devido à come...
Em requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Paulo Landim (PT) pede detalhes sobre a situação da obra de revitalização no Estádio Municipal “Adair Pavanelli”, conhecido popularmente como o...
Uma Audiência Pública com o tema “Políticas culturais que apoiam músicos e cantores” será realizada na quarta-feira (14), às 18h30, no Plenário da Câmara. A propositura é de autoria do vice-preside...
A Câmara Municipal de Araraquara analisa o Projeto de Lei Complementar nº 194/2025, apresentado pelos vereadores do Novo, Coronel Prado e Balda, que cria a Declaração Municipal de Direitos de Liber...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.