Notícias



Semana de Direitos Humanos tem início na Câmara



1251


Abrindo a I Semana Municipal de Direitos Humanos – “Araraquara: reconhecendo a diversidade e respeitando as diferenças”, a Câmara recebeu, na noite da segunda-feira (4), a conferência “Direitos humanos: o que são e como surgiram?”, com o professor Leonardo Lima Ferreira. “Essa é uma oportunidade de se formar uma nova perspectiva e uma postura de respeito aos Direitos Humanos”, entende a coordenadora executiva de Direitos Humanos, Maria Fernanda Luiz, que lembrou as várias atividades que ocorrerão ao longo da Semana.

 

Para a secretária de Planejamento e Participação Popular, Juliana Agatte, “essa discussão está presente nos discursos, mas não conseguimos aprofundá-la. É muito importante a presença de todos aqui. É uma questão que precisamos avançar na nossa cidade e no nosso país. Os direitos previstos na Constituição devem ser efetivados no dia a dia e na vida das pessoas. Direito humano é essencial à vida de uma pessoa, é um direito de todos”. Autora do projeto de lei que instituiu o Dia Municipal de Mobilização pelos Direitos Humanos, a ser celebrado em 10 de dezembro, a vereadora Thainara Faria (PT) classificou como “muito corajosa essa atitude da Maria Fernanda em fazer essa Semana. Falar em direitos humanos é fundamental. Precisamos trazer esse assunto mais perto para termos ações mais efetivas”. Segundo o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto (PP), “essa Semana é muito significativa. São direitos para garantir uma vida digna à população. Quero parabenizar pela organização desse evento”.

 

“Essa iniciativa é muito importante”, afirmou o palestrante. “Direitos humanos é uma ferramenta essencial para tratarmos do respeito às diversidades e às diferenças. O direito do ser humano é uma vida digna. Esses direitos surgem para defender o indivíduo”, completou. Também estiveram presentes o chefe de gabinete, Alan Silva, a coordenadora de Políticas para Mulheres, Amanda Vizoná, a assessora de Políticas LGBT, Filipe Brunelli, a assessora especial de Políticas para Pessoas com Deficiência, Elisa dos Santos Rodrigues, e o assessor de Políticas para a Juventude, Guilherme Floriano. A Semana será encerrada no dia 10 de dezembro, às 9 horas, na 1ª Caminhada pelos Direitos Humanos, que sairá da Praça Santa Cruz, seguindo até a Prefeitura Municipal pela Rua São Bento (3).

 

Confira a programação gratuita e completa da I Semana Municipal de Direitos Humanos:

05/12

19h30: “Direitos humanos: interagindo com a rua” (roda de samba)

Local: Casa Transitória

 

06/12

Semana da Defensoria Pública na Escola do Legislativo

Local: Plenário da Câmara Municipal

9 horas: “Defensoria Pública Paulista: criação, conceito, política de atendimento e atuação institucional”, com Matheus Bortoletto Raddi (defensor público do Estado de São Paulo – 8ª Defensoria Pública de Araraquara)

10 horas: “O direito fundamental da criança e do adolescente à convivência familiar”, com Marcel Benetti Boer (defensor público do Estado de São Paulo) 19h: “Atuação, desafios e percepções no atendimento às mulheres em situação de violência”, com o psicólogo Bruno de Paula Rosa, a graduanda em Psicologia da Uniara, Camila Fernanda Teixeira, e a graduanda em Psicologia da UFSCar, Suélen Mariana Gorni.

 

07/12

Semana da Defensoria Pública na Escola do Legislativo

Local: Plenário da Câmara Municipal

9 horas: “Infância e juventude: efetividade do trabalho interinstitucional”, com Mariana Carvalho Nogueira (defensora pública do Estado de São Paulo)

19 horas: “Defensoria Pública e estratégias de atuação para combate às violências e discriminações”, com Marcos Henrique Caetano do Nascimento (defensor público do Estado de São Paulo)

 

08/12

9 horas: “Direitos Humanos: Corporeidade e Terceira Idade”

Local: Parque Infantil

21h30: “Direitos humanos: diálogos na praça”

Cine debate – Filme “A onda”, com a professora e mestranda em educação Juliana Leitão e o assessor de Políticas para a Juventude, Guilherme Floriano

Local: Praça Pedro de Toledo

 

09/12

9 às 17 horas: “Direitos humanos: diálogos na praça”

Local: Praça Santa Cruz

 

11 a 31/12

Exposição “Experienciando a cidade” (fotografias produzidas por deficientes visuais)

Local: Saguão da Prefeitura


Publicado em: 04 de dezembro de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!