Notícias



Secretário de Governo defende legalidade de operação financeira entre Daae e Morada do Sol S/A

Leandro Guidolin foi ouvido pelos vereadores em Sessão Extraordinária na quinta-feira (9); autarquia responsável pelo saneamento comprou R$ 15 milhões em títulos da dívida ativa da Prefeitura de Araraquara

956


O secretário municipal de Governo, Leandro Guidolin, foi ouvido pelos vereadores em Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, na quinta-feira (9), e defendeu a legalidade de operação financeira entre o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e a Morada do Sol Turismo, Eventos e Participações S/A.

 

Por meio do Requerimento nº 715/2026, aprovado em Plenário, o representante da Prefeitura foi convocado ao Legislativo para prestar esclarecimentos sobre o assunto — apresentado como denúncia por um grupo de vereadores e repercutido pela imprensa local.

 

Depois da fala de abertura, Guidolin respondeu a dúvidas e opiniões dos parlamentares. “Toda a operação é legal e tem respaldo desta Câmara. Em nenhum momento, o governo infringiu ou descumpriu alguma regra”, afirmou.

 

Linha do tempo

O caso se inicia em maio do ano passado, quando a Câmara aprovou um projeto que permitiu a securitização da dívida ativa da Prefeitura. Na prática, isso significa que o Executivo poderia procurar bancos e instituições financeiras interessadas em comprar essa dívida ativa — que são valores devidos por contribuintes (pessoas físicas ou empresas) ao Município. Com isso, a Prefeitura antecipa uma receita que demoraria mais tempo para receber.

 

A “venda” da dívida ativa é autorizada por uma lei federal. Segundo Guidolin, a legislação determina que a operação seja feita por meio de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) ou por uma empresa controlada pela Prefeitura.

 

“Se nós fôssemos criar uma SPE, a gente teria que criar uma nova S/A, compor Conselho de Administração, diretoria, Conselho Fiscal. E tudo isso tem um custo. Como o Município já é acionista majoritário da Morada do Sol, nós restauramos o estatuto da Morada do Sol e usamos a empresa que já existia”, explicou o secretário.

 

“Quando nós assumimos a Morada do Sol, o único intuito dela era fiscalizar a concessão feita à Revee [do complexo da Arena da Fonte e do Cear]”, complementou Guidolin, que também é o 2º vice-presidente do Conselho de Administração da Morada do Sol S/A.

 

A Prefeitura possui 50,67% das ações da Morada do Sol S/A, sendo o restante de propriedade de acionistas privados. Essa alteração no estatuto permitiu que a empresa realize operações financeiras.

 

Depois da aprovação da lei na Câmara, o Executivo cedeu o acesso aos direitos da dívida ativa à Morada do Sol S/A — cerca de R$ 670 milhões, contabilizados até 30 de abril de 2025. Desse valor, segundo Guidolin, entre R$ 70 milhões e R$ 110 milhões são recuperáveis. O restante é tratado como “dívida podre”.

 

Daae

A partir daí, a Morada do Sol S/A fez a emissão de dois lotes de debêntures — títulos de dívida vendidos por empresas —, no total de R$ 15 milhões: um de R$ 10 milhões, outro de R$ 5 milhões. Os dois foram adquiridos pelo Daae como uma forma de investimento financeiro, com retorno de 2,5% ao mês em rendimentos, enquanto as taxas de mercado giram em torno de 1% a 1,2% mensais.

 

Segundo o secretário, os R$ 15 milhões recebidos pela Prefeitura foram utilizados para pagamentos previdenciários e para investimentos na cidade, como obras. Ele garantiu que o dinheiro será devolvido ao Daae até o final deste mandato, em dezembro de 2028, com o acréscimo do rendimento.

 

‘Não paga ninguém’

Guidolin também ressaltou a situação financeira enfrentada pelo Município, o que causou dificuldades para encontrar instituições financeiras que topassem participar da operação.

 

“O investidor tem medo, acha que o poder público não paga. Quando contrata uma prestadora [de serviços], a Prefeitura não paga ninguém. A Prefeitura de Araraquara deve para todo mundo. É de anos, né? Só que esse risco não existe com a securitização da dívida ativa”, declarou.

 

O secretário garante que o Daae não corre riscos de ficar sem receber o investimento de volta, porque a Prefeitura recebe regularmente outros valores de dívida ativa (aproximadamente R$ 3,5 milhões por mês), que cobririam o custo da operação.

 

“O Daae tem entre R$ 40 milhões e R$ 50 milhões aplicados mensalmente [em investimentos financeiros]. Os R$ 15 milhões com o Daae foram feitos porque o Município tem pressão no caixa. E, para o Daae, era lucrativo. É uma operação de aplicação normal”, afirmou.

 

Para ver e rever

O depoimento na Sessão Extraordinária foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e pode ser reassistido pelo Facebook e pelo YouTube.


Publicado em: 10 de abril de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...



Vagas PAT (22/06)

22 de junho de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 28 oportunidades de emprego disponíveis nesta segunda-feira (22), para diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação. Entre...



Prêmio 2026

22 de junho de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Subsecretaria de Políticas Públicas Étnico-Raciais, está com inscrições abertas, até 5 de julho, pa...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!