Notícias



Secretarias e órgãos municipais prestam contas do 2º quadrimestre

Audiência pública aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara

856


Na tarde de quarta-feira (30), secretarias e órgãos municipais apresentaram os números do 2º quadrimestre de 2020, em audiência pública de prestação de contas, realizada no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara.

 

A secretária municipal de Cultura e presidente da Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara (Fundart), Teresa Telarolli, iniciou as apresentações com os dados da Fundart. Em 31 de agosto, o saldo de caixa estava em R$ 278.163,29.

 

Teresa lembrou que as atividades da Cultura foram as primeiras a serem paralisadas, e deverão ser as últimas a voltar. Por isso, foram criadas alternativas para socorrer os trabalhadores da Cultura, além da migração de eventos do presencial para o on-line. Nesse período, foram 67 lives e 185 vídeos (sendo registradas cerca de 21 mil visualizações no YouTube e nas redes da Prefeitura), mantidos os 30 contratos dos projetos das Oficinas Culturais e 391 artistas e agentes culturais apoiados por meio dos editais.

 

Em seguida, a secretária municipal de Esportes e Lazer e presidente da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara (Fundesport), Milena Pavanelli, mostrou que a receita arrecada no quadrimestre foi de R$ 995.727,91, totalizando até o momento R$ 1.568.401,59, pouco mais da metade do valor orçado para 2020. Somando os dois quadrimestres do ano, as despesas pagas chegam a R$ 1.204.730,22.

 

CTAs

O coordenador de Mobilidade Urbana e diretor-presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA), Nilson Carneiro, trouxe os dados da CTA. Ele destacou serviços realizados, como a implantação de 17 coberturas nos pontos de ônibus e de cinco novos pontos, impermeabilização da laje no Terminal Central de Integração (TCI), além do início das reformas da futura sala para a Ouvidoria e dos novos banheiros e refeitório para os trabalhadores do transporte.

 

Carneiro lembrou a suspensão dos aluguéis dos comerciantes do Terminal no início da pandemia, mas informou que os pagamentos serão negociados (quase R$ 316 mil). Também lembrou que desde abril a CTA não recebe taxa de gerenciamento, em função da queda de passageiros – CAT e Viação Paraty (linha norte). Os meses de abril e maio registraram uma queda de 82% no número de passageiros. O número de ônibus nos horários de pico sofreu uma redução de 100 para 70, com apenas 30% a 40% do número de passageiros.

 

Com isso, da receita prevista de R$ 1.438.502,56, apenas R$ 112.523,14 foram arrecadados no segundo quadrimestre. As despesas pagas foram de R$ 805.328,48. Ainda assim, conforme garantiu o coordenador, o saldo em caixa é positivo, de quase R$ 840 mil.

 

Para falar da Companhia Tróleibus Araraquara (CTA), a advogada e interventora no órgão, Fernanda Bonalda, e o diretor administrativo e financeiro da empresa, João Carlos Delbon, explicaram que segue ocorrendo o processo de liquidação. A primeira fase já foi encerrada e já foi gerado o primeiro relatório. As despesas pagas no período somam pouco mais de R$ 800 mil.

 

Câmara, Daae e Prefeitura

O diretor de Finanças da Casa de Leis, Daniel Dinois, informou o saldo em caixa, no valor de R$ 2.964.714,73, e que alguns repasses já foram realizados à Prefeitura – R$ 696 mil, mais R$ 2,7 milhões ao longo dos meses.

 

O superintende e o gerente de Finanças do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), respectivamente, Donizete Simioni e Ronaldo Venturi, apresentaram os números da autarquia. Segundo o superintendente, com a pandemia, foram cerca de R$ 2 milhões a menos arrecadados por mês, com uma reação apenas em setembro. Atualmente, o Daae conta com 159 servidores inativos e pensionistas, 491 ativos (sendo 11 cedidos pela Prefeitura) e 6 comissionados.

 

No quadrimestre, foram arrecadados R$ 90,5 milhões, uma realização de 61% do previsto para o ano (R$ 148,9 milhões). As despesas pagas no período somaram pouco mais de R$ 81 milhões. Durante a explicação, foram demonstrados alguns investimentos realizados, como o Centro de Produção e Reservação São Rafael, Reservatório Paiol, troca de 8,86 km de redes antigas com recuperação asfáltica, dragagem de 60 mil m³ de lodo da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), construção de três novos Pontos de Entrega de Volumosos (PEVs) – Maria Luiza, Valle Verde e Hortênsias.

 

Encerrando a audiência, a secretária de Gestão e Finanças, Juliana Agatte, e o coordenador de Planejamento, Adriano Altieri, trouxeram diversos dados da administração municipal. Destacaram o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto Sobre Serviços (ISS), que arrecadaram, respectivamente, no período, 82% e 63% do previsto. Da receita total prevista de R$ 835 milhões, foram arrecadados R$ 556 milhões (uma realização de 66,56%).

 

Sobre a dívida ativa, o valor não sofreu alteração significativa: R$ 377,5 milhões no início do ano contra R$ 376,4 milhões em 31 de agosto.

 

A audiência foi mediada pelo vereador Elias Chediek (MDB) e contou com a presença dos parlamentares Edio Lopes (PT), Jéferson Yashuda (PSDB) e Thainara Faria (PT).


Publicado em: 30 de setembro de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Roda de conversa discute papel da nutrição no cuidado do lipedema em Araraquara

25 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara recebe, na quinta-feira (2), às 16 horas, a roda de conversa “Nutrição como aliada no cuidado do lipedema”. A atividade faz parte da programação do Junho Roxo – Mês...



Economia Criativa (27/06)

25 de junho de 2026

A Feira Municipal de Economia Criativa e Solidária será realizada neste sábado (27), das 10h às 19h, no Parque Infantil, com entrada gratuita. Promovido pela Prefeitura de Araraquara, o evento reun...



Doação de Livros (25/06)

25 de junho de 2026

O Sesi Araraquara promove nos dias 26 e 27 de junho a Feira de Doação de Livros, ação integrante do projeto “Circule um Livro”, com o objetivo de incentivar a leitura e ampliar o acesso à cultura....



Documento pede informações sobre manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Guta

25 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre a manutenção, zeladoria e utilização da Capela da Gu...



Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!