1026
Recentemente, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano respondeu a questionamentos feitos pelo vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos), no Requerimento nº 8/2022, a respeito da instalação de gradil, telas e grades de proteção em viadutos e pontilhões de Araraquara.
Na resposta, a Secretaria afirmou que considera importante a instalação de reforços e grades de proteção em viadutos e pontes, incluindo os que são de responsabilidade das concessionárias de rodovias.
Foi informado ainda que, para que as implantações sejam possíveis, é necessária uma avaliação das estruturas para examinar o tipo de proteção que os viadutos suportariam, uma vez que são obras antigas, projetadas para determinado uso e cargas, sem as normas de segurança exigidas atualmente.
Por fim, a Secretaria alegou que a cidade não possui o número de registros de acidentes e suicídio/tentativas ocorridos nos locais, mas que são disponibilizados órgãos de atendimento de saúde mental na Secretaria Municipal da Saúde para atendimentos cotidianos de prevenção ao suicídio. Esses órgãos são: Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD), Centro de Referência Ambulatorial de Saúde Mental Adulto (Crasma) e espaço Crescer (atendimento de crianças e adolescentes).
Assis argumentou no documento protocolado que muitas indicações sobre o assunto em questão foram feitas, por diferentes vereadores e em diversas gestões, tendo em vista que os guarda-corpos dos principais viadutos do município são baixos e possuem um grande espaço entre as grades, possibilitando acidentes.
O vereador considerou também o Ofício nº 1.827/2018, em que a Prefeitura afirmou que a altura dos guarda-corpos nos viadutos da cidade está de acordo com as normas técnicas. “Quando tratamos de indivíduos e da preservação da vida, há a necessidade de se pensar além de só cumprir normas técnicas”, afirmou.
“Devemos observar se estamos cumprindo também a função da Administração Pública de zelar pelo bem da coletividade, sendo imprescindível a busca por parte do Poder Público de mecanismos que impossibilitem ou dificultem atos suicidas nesses locais e que tragam mais segurança à população”, completou e finalizou o parlamentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Prefeitura de Araraquara prorrogou, até o dia 28 de fevereiro de 2026, o prazo de adesão ao programa Negocia Araraquara, iniciativa inédita voltada à regularização de débitos fiscais com o municí...
A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart mantêm abertos, até o próximo dia 13 de fevereiro, os editais da Semana Municipal de Valorização dos Compositores “Pedro Paulo Zavagli – Spiga” e da Se...
Neste domingo (8), Araraquara recebe o 3º Concurso de Marchinhas “Osvaldo da Silva, o Seu Bogé”, a partir das 18h, na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro. O evento é gratuito e in...
A Prefeitura de Araraquara, por meio da Chefia de Gabinete, da Defesa Civil Municipal e do Comitê Técnico de Redução de Risco de Desastre e Impactos Ambientais, em parceria com alunos do Curso de E...
A Prefeitura de Araraquara segue com a vacinação contra a dengue disponível no município para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, como parte das ações de enfrentamento à doença. A imunização é...
Com previsão de implementação de dispositivos eletrônicos de segurança nas unidades básicas de saúde, como o botão do pânico, o Programa Municipal de Proteção e Segurança para os Profissionais da S...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.