1184
A vereadora Luna Meyer (PDT) protocolou o Requerimento nº 1.123/2021, pedindo esclarecimentos sobre a qualidade do asfalto aplicado em novembro do ano passado no bairro Parque Planalto. Segundo a parlamentar, a pavimentação feita recentemente já apresenta diversos problemas, causando transtornos aos moradores, pois, além do rápido desgaste, existem buracos na via recém recapeada. “Com as poucas chuvas já ocorridas, a pavimentação já começou a se desfazer, denotando clara falta de qualidade. Com o avançar do verão, os desgastes serão mais intensos, já sendo possível prever muitos transtornos aos moradores”, alegou Luna.
Também salientou a vereadora que, em um requerimento de 2019, a Secretaria de Obras informou que a vida útil do pavimento estimada para cidades do porte de Araraquara tem uma variação de oito a 10 anos, em função do volume e do tipo de tráfego e que, partindo desta informação, estima-se que a vida útil da maioria das vias pavimentadas está vencida há pelo menos 10 anos.
No documento, a parlamentar questionou se a pavimentação asfáltica do Parque Planalto contemplada no Orçamento Participativo de 2019 foi realizada pela própria Secretaria de Obras ou se existe uma empresa terceirizada. Também questionou o Executivo sobre valores, prazos e garantias.
Luna pediu ainda informações técnicas sobre os serviços executados, como qual padrão de qualidade deve ser obedecido pela pavimentação asfáltica, qual é a empresa fornecedora do asfalto que foi utilizado e quais as características do produto empregado.
A vereadora também indagou por que motivo, se a vida útil do asfalto tem validade de 10 anos, o serviço executado já apresenta problemas com tão pouco tempo de uso, e quais medidas serão tomadas neste sentido.
Resposta
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos respondeu através de Ofício que a obra está sendo executada por uma empresa contratada pela Prefeitura através de Tomada de Preços, tendo como vencedora a empresa Infratech Engenharia LTDA – EPP, pelo valor de R$ 2.184.900,00. A pasta também afirmou que os documentos referentes ao processo estão disponíveis no Portal da Transparência do município.
O órgão também afirmou que o material comprado pela empresa deve respeitar o especificado no edital contido no processo licitatório e que não cabe a ele controlar ou indicar de qual fornecedor o material deve ser obtido. A Secretaria também afirmou que a obra ainda está em andamento e que está em constante contato com a empresa, a fim de que qualquer serviço que não seja executado de acordo com as normas e especificações do edital seja corrigido.
A parlamentar discorda: “Fiz uma apuração recente da situação e tive informações que a obra se encontra totalmente parada. Por conta disso, produzi a Indicação nº 632/2022 solicitando que sejam retomadas com urgência visto que existe previsão de chuva para muitos dias à frente e o que já foi feito está sendo prejudicado, o que, com certeza, aumentará o gasto público. O prazo para o término é no dia 3 de março. Vamos aguardar as movimentações.”
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Prefeitura de Araraquara prorrogou, até o dia 28 de fevereiro de 2026, o prazo de adesão ao programa Negocia Araraquara, iniciativa inédita voltada à regularização de débitos fiscais com o municí...
A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart mantêm abertos, até o próximo dia 13 de fevereiro, os editais da Semana Municipal de Valorização dos Compositores “Pedro Paulo Zavagli – Spiga” e da Se...
Neste domingo (8), Araraquara recebe o 3º Concurso de Marchinhas “Osvaldo da Silva, o Seu Bogé”, a partir das 18h, na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro. O evento é gratuito e in...
A Prefeitura de Araraquara, por meio da Chefia de Gabinete, da Defesa Civil Municipal e do Comitê Técnico de Redução de Risco de Desastre e Impactos Ambientais, em parceria com alunos do Curso de E...
A Prefeitura de Araraquara segue com a vacinação contra a dengue disponível no município para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, como parte das ações de enfrentamento à doença. A imunização é...
Com previsão de implementação de dispositivos eletrônicos de segurança nas unidades básicas de saúde, como o botão do pânico, o Programa Municipal de Proteção e Segurança para os Profissionais da S...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.