1415
No intuito de solicitar informações sobre o processo de contratação de empresa para prestação de serviços de salva-vidas no Parque Ecológico do Pinheirinho, o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), enviou um Requerimento à Prefeitura.
No documento, ele considerou relatos recebidos sobre a atuação de salva-vidas no local. “Há denúncias de profissionais sendo contratados sem os devidos cursos, certificações e obtendo qualificações por meio de cursos online, os quais são inadequados para a formação em salva-vidas. A atividade requer obrigatoriamente uma parte prática para garantir a eficácia e segurança no desempenho das funções”, destaca Angeli.
O parlamentar também aponta possíveis irregularidades nos documentos apresentados pela empresa contratada, que fornece atualmente equipes de salva-vidas para o Parque Ecológico do Pinheirinho e para o Complexo de Piscinas da Fonte.
Angeli questiona como a atual administração pretende fiscalizar o processo de contratação e a veracidade dos cursos utilizados para a formação dos salva-vidas, assegurando que todos os requisitos práticos e teóricos sejam cumpridos. Ele solicita cópias de todas as certificações e qualificações dos salva-vidas atualmente contratados, comprovando o cumprimento das exigências legais e contratuais, além de relatório de atividades e escala de trabalho dos salva-vidas, destacando a adequação do número de profissionais alocados em relação à demanda do parque.
Por fim, ele pergunta sobre a existência de processo de auditoria ou fiscalização em andamento, para verificar a conformidade das operações da empresa contratada com o que foi estipulado no contrato.
Em resposta, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer informa que, apesar da inexistência de regulamentação legal ou normativa em esfera nacional, “a cada prorrogação do contrato é requisitada da empresa a apresentação de certificados que atestem a qualificação dos profissionais”.
O órgão cita os nomes dos colaboradores, conforme determinações do Termo de Referência do Edital e afirma que a supervisão da execução mencionada é desempenhada por servidores da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
“A administração exerce fiscalização sobre o procedimento de contratação e a veracidade dos cursos empregados para a capacitação dos salva-vidas, por intermédio de servidores em atuação junto ao Parque Pinheirinho e Complexo de Piscinas, conforme preceituado no edital relativo ao certame licitatório de número 2261/2023”, pontua.
Para Angeli, nosso papel é zelar pela segurança e bem-estar da população. “Não podemos permitir que serviços tão sensíveis, como o de salva-vidas, sejam executados sem a qualificação adequada. A presença desses profissionais em áreas de lazer, especialmente onde há piscinas, exige preparo técnico e prático. Continuaremos fiscalizando de perto para garantir que as contratações respeitem os critérios legais e que a vida das pessoas não seja colocada em risco por falhas na execução dos contratos.”
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...
Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...
O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...
A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.