Notícias



Saúde explica contratação de laboratórios de análises clínicas para atendimento SUS

Informações foram fornecidas após fiscalização do vereador Rafael de Angeli (PSDB)

Publicado por: Foto: Prefeitura de Quatro Barras

2697


Araraquara possui 34 unidades de saúde e oferece ainda atendimentos ambulatoriais no NGA-3, com diversas especialidades. A informação foi destacada no requerimento do vereador Rafael de Angeli (PSDB), encaminhado à Prefeitura no início de julho, pedindo esclarecimentos sobre o Chamamento Público nº 048/2022, destinado ao credenciamento de empresas especializadas na prestação de serviços de exames laboratoriais de análises clínicas.

“A cidade possui apenas um laboratório de análises clínicas contratado por meio de Chamamento Público. Há também um contrato firmado com o laboratório da Unesp, através do Departamento Regional de Saúde (DRS III). Ainda assim, podemos verificar longas filas que se formam em frente ao laboratório ‘Doutor Arnaldo Buainain’”, pontuou o parlamentar.

Angeli lembrou ainda que, no referido Chamamento Público, somente uma empresa foi credenciada, o laboratório “Doutor Arnaldo Buainain”. Por isso, no documento, o vereador perguntou quantas empresas enviaram documentos interessadas em prestar o serviço para a Prefeitura no Chamamento Público mencionado; se eventualmente houve o interesse de outra empresa e por qual motivo não teria sido cadastrada; e há quanto tempo existe apenas um laboratório credenciado por meio de Chamamento Público para a prestação de serviços de laboratório de análises clínicas, além do motivo para tal situação persistir.

Em resposta, a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, e o gerente da Unidade de Avaliação e Controle Ambulatorial da Coordenadoria Executiva de Avaliação e Controle, Pedro Alves, informaram que, ao serem instaurados os estudos para contratação de laboratórios de análises clínicas para a execução de exames ao SUS, levaram em consideração a dimensão da rede de atendimento em saúde pública do município e o volume de exames atendidos, além do contato de alguns laboratórios interessados, como Laboratório São Lucas e um empresário de São Paulo que possui uma relativamente pequena rede de serviços de análises clínicas e que se interessou em abrir laboratório em Araraquara.

“Concluímos pela modalidade de credenciamento, que é a hipótese de inexigibilidade que permite a contratação de todos os interessados aptos e com expertise na execução do objeto, sendo a tabela referência comum a todos os prestadores a Sigtap/SUS”, argumentam.

Eles explicam que, embora tal modalidade não seja prevista na Lei nº 8.666/93, que embasou o processo, foi utilizada inicialmente pelo Tribunal de Contas da União, gerando jurisprudência no tema e é recorrentemente usada por vários órgãos públicos, hipótese agora regulamentada pela Lei nº 14.133/2021, que se encontra em fase transitória de substituição à Lei nº 8.666/93.

“O laboratório São Lucas, mesmo tendo demonstrado interesse, e apesar de vários contatos com os sócios da empresa, analisou a documentação do certame, mas não deu prosseguimento ao credenciamento. O empresário que havia se interessado em um primeiro momento também não deu seguimento. Por essa razão, buscamos estimular os laboratórios Unilab, IPC e Hemac a se credenciarem, mas sem sucesso até o momento”, detalham.

Eles afirmam que, em todo caso, a modalidade de credenciamento determina que o processo fique aberto por tempo indeterminado, possibilitando o credenciamento de novos prestadores a qualquer tempo. “Sobre o motivo de tal situação persistir [apenas um laboratório credenciado], se infere que os laboratórios mais antigos possuem uma clientela estabelecida que provavelmente ocupa todo o seu efetivo e potencial de execução, e um contrato com o SUS, mesmo que fracionado, dividido com outros prestadores, poderia proporcionar um sobre volume na clínica, a ponto de comprometer a qualidade no atendimento, além de se poder pensar que o volume de trabalho não seja exatamente compensatório em relação à remuneração. Mas se trata de uma hipótese, que somente poderia ser confirmada com exatidão pelas clínicas que optaram por não participar do certame.”

Encerrando, os representantes da Secretaria da Saúde dizem que o Laboratório de Análises Clínicas “Dr. Arnaldo Buainain” e o laboratório da Unesp prestam serviço de forma regular ao município há pelo menos 13 anos, sempre pelas vias legais instituídas por rigorosos processos licitatórios conduzidos pelo município. “Conforme exposto, alguns prestadores, apesar de terem manifestado interesse na fase de pré-licitação, não oficializaram a intenção da prestação do serviço”, completam.

“É importante entender a complexidade das demandas na área da saúde. No caso dos laboratórios de análises clínicas, buscamos esclarecer as razões por trás do processo de credenciamento. Conversamos com a Secretaria da Saúde e obtivemos informações sobre a modalidade de inexigibilidade, que permite a contratação de diversos interessados. Infelizmente, algumas empresas que manifestaram interesse na fase inicial não seguiram adiante. Continuaremos atentos a esse cenário para garantir a qualidade e a eficiência do atendimento à população”, pontua Angeli.


Publicado em: 29 de agosto de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!