Publicado por: Foto: Prefeitura Municipal de Araraquara
358
Em novembro, o vereador Marcelinho (Progressistas) pediu informações à Prefeitura sobre a frota municipal de ambulâncias que estão atualmente em manutenção, seja em oficinas mecânicas ou em serviços de funilaria.
No documento, o parlamentar perguntou sobre a quantidade total de ambulâncias atualmente indisponíveis por motivo de manutenção e solicitou a descrição individualizada de cada veículo, especificando ano de fabricação, modelo, tipo de manutenção realizada (mecânica e/ou funilaria) e previsão de retorno ao funcionamento, se houver.
“Justifica-se o presente Requerimento pela necessidade de acompanhamento e transparência quanto à disponibilidade da frota destinada ao atendimento emergencial da população”, argumentou Marcelinho.
Em resposta, a Secretaria Municipal da Saúde explicou que a frota operacional (atendimento 24 horas) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é composta por um total de sete viaturas (VTRs), distribuídas da seguinte forma: duas VTRs de Suporte Avançado (USA), tripuladas por equipe especializada (médico, enfermeiro e condutor de veículos de urgência) e cinco VTRs de Suporte Básico (USB), tripuladas por técnico de enfermagem e condutor de veículos de urgência.
“Além da frota operacional, a instituição dispõe de viaturas de reserva técnica, utilizadas para substituição imediata das unidades em operação durante manutenções preventivas, corretivas ou outras necessidades, garantindo a continuidade ininterrupta do serviço”, informa a pasta.
Segundo a Secretaria, atualmente, apenas uma VTR está em manutenção corretiva, devido a uma colisão. O serviço de mecânica e funilaria tem prazo estimado de 60 dias para conclusão.
“Ressaltamos que a ausência temporária desta viatura não acarreta prejuízo ao atendimento da população, pois a necessidade operacional está sendo integralmente suprida por uma das VTRs da frota de reserva, a qual está em bom estado de conservação e uso”, reforça a pasta.
A Secretaria encaminhou ainda a relação completa das viaturas, incluindo prefixo, modelo, ano de fabricação e condição de uso.
O vereador destaca que continuará acompanhando de perto a situação da frota, pois ambulâncias paradas significam menos atendimento disponível para a população. “Transparência e agilidade na manutenção desses veículos são essenciais para garantir um serviço de saúde eficiente e seguro", completa.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...
Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...
O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...
A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.