Notícias



Saúde afirma que não há déficit de pediatras no município

Informações foram prestadas após questionamentos da vereadora Filipa Brunelli (PT)

Publicado por: Foto: Freepik

835


No final de julho, a vereadora Filipa Brunelli (PT) encaminhou um Requerimento à Prefeitura buscando informações sobre a quantidade de médicos pediatras atendendo atualmente na rede pública municipal de saúde.

 

No documento, a parlamentar questiona sobre o total de pediatras e cirurgiões pediátricos em exercício e sobre a existência de déficit de profissionais em relação à demanda.

 

“Nosso gabinete tem sido procurado por mães preocupadas com a falta de pediatras em unidades de saúde do município. Muitas relatam dificuldade para conseguir atendimento, especialmente em casos que exigem acompanhamento mais próximo ou avaliação cirúrgica”, pontua Filipa.

 

Em resposta, a Secretaria Municipal da Saúde informa que atualmente a Atenção Primária à Saúde conta com 18 pediatras, sendo 15 lotados em Centros Municipais de Saúde (CMSs) e três em Unidades de Saúde da Família (USFs), sem registro de déficit de profissionais. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o quadro estaria completo com 23 pediatras, 18 vinculados à Fungota e cinco à Prefeitura, atuando em escala de plantão nas UPAs Valle Verde e Central.

 

Quanto aos cirurgiões pediátricos, a pasta afirma que o município conta com dois profissionais, sendo que um esteve afastado por licença médica durante dois meses, mas já retornou, e a outra está em licença maternidade.

 

“Complementarmente, o Hospital Universitário da UFSCar, em São Carlos (SP), oferece nove cirurgias pediátricas por mês, colaborando no atendimento à demanda”, completa a Secretaria.

 

A pasta diz ainda que não há déficit de pediatras ou cirurgiões em relação à demanda atual e não se faz necessária a contratação emergencial de profissionais. “O represamento temporário de cirurgias pediátricas ocorrido durante o afastamento do cirurgião já foi normalizado com seu retorno, não havendo demandas reprimidas pendentes.”

 

A Secretaria encerra pontuando que mantém o quadro de pediatras e cirurgiões pediátricos compatível com as necessidades do município, garantindo a continuidade do atendimento especializado à população infantil.

 

De acordo com Filipa, ainda que a resposta encaminhada aponte que não existe déficit de médicos cirurgiões pediátricos em relação à demanda, recebeu relatos que caminham em direção oposta. “Mães e familiares têm nos procurado constantemente relatando dificuldades tanto para o agendamento de consultas quanto para a realização de cirurgias pediátricas. Nosso objetivo ao protocolar o referido requerimento foi justamente compreender de forma mais precisa a situação da rede municipal de saúde, de modo a contribuir para a solução dos problemas enfrentados pela população. No entanto, diante da divergência entre as informações oficiais e os relatos recebidos, entendemos ser necessário cobrar com maior firmeza a Secretaria Municipal de Saúde, para que apresente esclarecimentos mais detalhados e compatíveis com a realidade vivenciada pelas famílias de Araraquara”, conclui.


Publicado em: 21 de agosto de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Indicação sugere revisão do salário de leituristas, motoristas e outros cargos operacionais do Daae

13 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) sugere a realização de um estudo técnico para revisão do salário inicial dos cargos de leiturista, motorista e cargos operacio...



Campanha solidária é proposta para compra de tomógrafo destinado à Santa Casa

13 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) sugere entendimentos com a empresa Estapar, concessionária responsável pela gestão dos estacionamentos rotativos no município,...



Sugerida em Sessão Cidadã, campanha de prevenção a afogamentos é criada no município

13 de novembro de 2025

A Câmara de Araraquara aprovou a criação do “Mês de Prevenção Aquática – Combate ao Afogamento Infantil”, a ser realizado anualmente no mês de novembro — em razão da proximidade do início do verão....



Araraquara terá Política Municipal de Prevenção à Violência contra os Profissionais da Saúde

13 de novembro de 2025

A Política Municipal de Prevenção à Violência contra os Profissionais da Saúde será instituída em Araraquara, conforme estabelece o Projeto de Lei nº 350/2025, de autoria de Enfermeiro Delmiran (PL...



Usuários da USF do Jardim Indaiá pedem melhorias na estrutura do local

13 de novembro de 2025

A falta de cobertura na entrada e irregularidades na rampa de acesso da Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Tatsuko Sakima”, localizada no Jardim Indaiá, motivaram o vereador Guilherme Bianco (P...



Implantação de redutor de velocidade é sugerida para via do Jardim Santa Clara

13 de novembro de 2025

Em Indicação enviada recentemente à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) pede a realização de estudo técnico visando à implantação de redutor de velocidade (lombada) na Avenida José João Bif...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!