Notícias



Retomada do futebol amador é acompanhada por novidades

Detalhes da competição foram definidos em reunião no Plenarinho da Câmara Municipal

249


Promover desenvolvimento social a partir do fomento ao esporte é o objetivo da iniciativa do vereador Zé Luiz - Zé Macaco (PPS), em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e a Liga Esportiva de Futebol e Eventos do Município de Araraquara (Lefemara), que viabiliza a retomada do futebol amador na cidade.

Nesse sentido, na noite da quarta-feira (9), o parlamentar esteve reunido com o secretário Everson Inforsato, o Dicão, o presidente da Lefemara, Ronaldo Soares (Nal), e integrantes de clubes, para definir as regras e datas para o campeonato amador de futebol no município.

Durante a reunião, o clima era de entusiasmo. Atletas que há bastante tempo aguardavam a retomada do torneio na cidade relataram a expectativa. Para Júlio César dos Santos, da Portuguesinha, time da Série B, o desejo é de que os tempos antigos sejam revividos. “Antigamente, em Araraquara, as equipes amadoras tinham tanto incentivo que eram delas que surgiam os destaques dos times profissionais”, contou.

Para o técnico do Real Esporte Araraquarense Futebol Clube (Série A), Beto Micheti, uma das preocupações dos organizadores deve ser em manter organização e transparência do campeonato. “É fundamental que os jogadores estejam sempre informados sobre as decisões superiores e que a arbitragem seja cuidadosa para mitigar a ocorrência de injustiças”, reiterou o treinador.

Para acalmar os ânimos, Dicão deixou claro o empenho do Executivo municipal em manter um projeto sério. “Não é fácil, mas a Prefeitura está trabalhando nos mínimos detalhes para que tenhamos êxito”.

Zé Luiz também aproveitou a oportunidade para reiterar a importância da iniciativa. “Há muito, a atividade amadora não é estimulada no município, e trazê-la novamente ao cotidiano dos araraquarenses é um ensejo para trabalharmos o esporte como iniciativa social, que promove a cidadania e a autonomia dos indivíduos, principalmente daqueles que vivem em alguma situação de vulnerabilidade”.

 

O torneio

Ao todo serão 79 equipes e cerca de 2.300 participantes que disputarão entre as categorias veterano, amador, seletivo, menores e feminino. A previsão é de que as partidas do campeonato sejam realizadas aos domingos, a partir da segunda quinzena do mês de junho, nos campos Operário, Atlética, Botânico, Bueno e Pinheirinho.

 

Mulheres em ação

Pela primeira vez em Araraquara, haverá uma categoria específica para as mulheres. A atleta Caroline Miranda, ex-jogadora da Ferroviária, ressaltou a vitória para a cidade. “Parece simples, mas é uma vitória a inclusão da categoria feminina no campeonato, ainda há um tabu sobre a mulher que joga bola, as pessoas desconfiam da nossa capacidade.” O presidente da Lefemara também reforçou a importância da novidade. “Bia Zaneratto, nascida na cidade e, atualmente, artilheira mundial, é um exemplo de como o futebol foi considerado durante muitos anos uma prática masculina. Quando criança, a garota que tinha o dom para jogar bola, treinou com meninos e sofreu preconceito por escolher o futebol como carreira”, contou Nal.


Publicado em: 10 de maio de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Aumento no limite de datas de fabricação de veículos de aplicativo é debatido em Audiência Pública

14 de agosto de 2025

A Câmara realizou, na noite de quarta-feira (13), a Audiência Pública “Sobre lei municipal para fabricação de carros de aplicativo até 10 anos”. O evento foi convocado pelo vereador Michel Kary (PL...



Obras de CER do Selmi Dei devem ser entregues no final do ano

14 de agosto de 2025

Entre os meses de maio e junho deste ano, a comunidade escolar do Centro de Educação e Recreação (CER) “Maria Pradeli Malara”, no Selmi Dei, relatou ao gabinete da vereadora Filipa Brunelli (PT) ep...



Relatório detalha aspectos técnicos e sociais de obras de macrodrenagem no Ribeirão do Ouro

14 de agosto de 2025

A vereadora Fabi Virgílio (PT) requisitou, por meio de um documento, informações detalhadas sobre as obras de macrodrenagem no Ribeirão do Ouro e sua relação com o Plano de Reurbanização da Orla Fe...



Funcionamento do Centro de Testagem e Aconselhamento é alvo de questionamentos

14 de agosto de 2025

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) pede informações sobre o funcionamento do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Araraquara, vinculado à Secretaria...



Indicações sugerem melhorias em quadras esportivas

14 de agosto de 2025

Melhorias em quadras esportivas são o assunto de dez indicações apresentadas pelo vereador Michel Kary (PL). O parlamentar sugere revitalização da pintura das quadras esportivas dos seguintes locai...



Exame de ressonância magnética com sedação pelo SUS tem espera de até 16 meses em Araraquara

14 de agosto de 2025

No final de julho, o vereador Paulo Landim (PT) protocolou um documento solicitando à Prefeitura informações detalhadas sobre a oferta de exames de ressonância magnética com sedação no Sistema Únic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!