Notícias



Proposta de tratamento de lixo é apresentada na Câmara Municipal

Hortas experimentais de São Carlos mostraram resultados positivos

243


A Câmara Municipal recebeu na tarde da quarta-feira (25), convidado pelo vereador Elias Chediek (PMDB), o empresário e pesquisador Márcio Borali, representante da empresa Aliança Orgânica, que apresentou um projeto de compostagem de lixo orgânico.

O processo mostrado pelo empresário e biólogo pós-graduado em engenharia ambiental tem algumas diferenças do método tradicional, pois possui três fatores relevantes: o sistema de controle, trituração do material e a ação de microorganismos.

De acordo com o pesquisador, usando um mix de micro-organismos que acelera o processo de biodegradação do lixo orgânico, “o processo de compostagem, elimina o chorume tóxico ou qualquer odor, além de gerar um material que chamamos de fertilizante orgânico”, explicou.

Além de obter um produto final padronizado e homogêneo, sem gerar novos passivos ambientais como chorume e rejeitos, o método apresentado por Borali, reduz o volume em até dois terços e o lixo orgânico é transformado em adubo num período entre 45 e 65 dias. No método tradicional, esse processo leva no mínimo, 90 dias.

Outro ponto positivo é a utilização de uma área coberta e pavimentada, diferente do tradicional, que envolve a montagem de leiras em céu aberto, sujeita ao tempo.

Ao final da reunião, o Vereador sugeriu a elaboração de um pré-projeto de intenções para que seja submetido à análise de viabilidade financeira e jurídica por parte dos setores competentes. “Assim que o documento ficar pronto, em cerca de 15 dias, marcaremos um segundo encontro para avançarmos nas negociações”, afirmou.

“O lixo é um problema em Araraquara, pois estamos pagando pelo transbordo para outra cidade. Por isso estamos à busca de outras soluções”, concluiu.   Estiveram presentes os representantes das secretarias do Meio Ambiente, da Agricultura, além do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae).

 

O projeto

O método da compostagem controlada começou em 2008 e foi até 2011, por meio de um projeto piloto feito em parceria com a Embrapa e a Prefeitura de São Carlos. Agora ele pretende fazer o mesmo em Araraquara.


Publicado em: 26 de junho de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural - 08/07

08 de julho de 2025

Música As Obscênicas é uma fanfarra debochada, feminina e feminista formada exclusivamente por mulheres. Com formação acústica, entre instrumentos de sopro e percussão, tocam uma mistura de jazz s...



Agenda Esportiva – 08/07

08 de julho de 2025

Vôlei feminino O vôlei feminino Sub-21 da Fundesport/Araraquara tem dois duelos pela Copa Regional da LRV (Liga Regional de Vôlei) antes de disputar os Jogos Regionais, na segunda quinzena de julh...



Abre e fecha: 9, 10 e 11

08 de julho de 2025

A Prefeitura fecha na quarta-feira (9), no feriado da Revolução Constitucionalista, e retoma o atendimento na segunda-feira (14). Vale lembrar que sexta-feira (11) é feriado municipal devido à come...



Obra de revitalização em estádio da Vila Xavier é alvo de questionamentos

08 de julho de 2025

Em requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Paulo Landim (PT) pede detalhes sobre a situação da obra de revitalização no Estádio Municipal “Adair Pavanelli”, conhecido popularmente como o...



Câmara promove Audiência Pública com o tema ‘Políticas culturais que apoiam músicos e cantores’

08 de julho de 2025

Uma Audiência Pública com o tema “Políticas culturais que apoiam músicos e cantores” será realizada na quarta-feira (14), às 18h30, no Plenário da Câmara. A propositura é de autoria do vice-preside...



Projeto quer instituir Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica em Araraquara

07 de julho de 2025

A Câmara Municipal de Araraquara analisa o Projeto de Lei Complementar nº 194/2025, apresentado pelos vereadores do Novo, Coronel Prado e Balda, que cria a Declaração Municipal de Direitos de Liber...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!