Notícias



Projeto regulamenta benefícios eventuais da assistência social em Araraquara

Proposta aprovada pela Câmara estabelece critérios e modalidades, além de ampliar garantias de acesso após emendas de parlamentares

791


A fim de regulamentar a concessão de benefícios eventuais da política municipal de assistência social em Araraquara, a Câmara aprovou, na Sessão Ordinária da terça-feira (28), o Projeto de Lei nº 148/2026, que estabelece critérios, formas de acesso e responsabilidades para o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade.

De autoria do Executivo, o texto da proposta define como benefícios eventuais aqueles garantidos pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas) e que são prestados aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.

A proposta organiza a concessão desses auxílios, definindo, para cada modalidade, critérios como renda, necessidade de avaliação técnica e vínculo com a rede socioassistencial. Além disso, o projeto prevê as formas de recebimento desses benefícios, que podem ser em voucher, cartão eletrônico, bens ou serviços.

 

Defesa na Tribuna Popular

Representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, as assistentes sociais Vivian Karla Koleilat Ruiz e Maria Cláudia Moreira defenderam a iniciativa na Tribuna Popular, destacando a possibilidade de desenvolvimento do comércio local a partir dessa regulamentação. De acordo com Vivian, atualmente é realizada uma licitação para compra das cestas básicas do Estado. “A gente não consegue fazer com que aquele microempreendedor, aquele mercadinho, consiga ter o recurso ali distribuído dentro daquela região. Hoje, é uma proposta dessa lei regulamentar para que o comércio local também seja desenvolvido.”

 

Responsabilidades da Política de Assistência Social

No projeto, também estão definidas as competências e responsabilidades da Política de Assistência Social na aplicação da lei, que consistem em coordenar a execução dos benefícios eventuais, realizar avaliação técnica para liberação dos auxílios e registrar as concessões em sistema próprio, garantindo a transparência e publicidade dos processos, além de submeter relatórios periódicos ao Conselho Municipal de Assistência Social.

Segundo a Prefeitura, a proposta “representa importante avanço no fortalecimento da rede de proteção social do Município” e “estabelece, com maior clareza, segurança jurídica e padronização administrativa, os critérios, modalidades, formas de concessão e responsabilidades relacionadas aos benefícios eventuais previstos na legislação federal e no Sistema Único de Assistência Social (Suas)”.

 

Caráter temporário dos benefícios eventuais

O texto do projeto destaca que os benefícios eventuais não têm caráter continuado, contributivo ou previdenciário, sendo que, se a necessidade de alimentação se apresentar de forma permanente ou periódica, caracterizando insegurança alimentar e nutricional estrutural, a situação passa a ser competência da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Assim, a proposta afirma que, identificada tal situação, a unidade de Assistência Social deverá, com o consentimento do usuário, encaminhar o caso à política setorial de segurança alimentar, mantendo o acompanhamento familiar para fins de proteção social.

 

Emendas ao Projeto de Lei nº 148/2026

Durante a tramitação, o projeto recebeu duas emendas. A Emenda nº 2/2026, de autoria da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, retira a vinculação automática dos valores dos benefícios ao salário mínimo, os quais serão definidos por decreto do Executivo, a fim de adequar a legislação à Constituição Federal.

Já a Emenda nº 3/2026, apresentada pela vereadora Filipa Brunelli (PT), amplia o acesso aos benefícios ao flexibilizar critérios como tempo de moradia e exigência documental em casos de vulnerabilidade, além de permitir, em situações excepcionais, a concessão de passagens intermunicipais e o aumento do número de benefícios diante de insegurança alimentar persistente. A emenda também reforça a transparência na execução dos recursos e proíbe práticas discriminatórias ou coercitivas.

Na justificativa da emenda, a vereadora destaca que o objetivo é “aperfeiçoar o Projeto de Lei, garantindo sua plena aderência aos princípios do Sistema Único de Assistência Social – Suas, especialmente no que se refere à universalidade de acesso, proteção social e primazia da dignidade humana”.

 


Publicado em: 30 de abril de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...



Câmara debate regras para votação de créditos da Prefeitura nesta terça-feira (23)

22 de junho de 2026

    A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (23), às 15 horas, a 68ª Sessão Ordinária da legislatura. Na pauta, constam cinco itens na Ordem do Dia e seis Requerimentos, além de duas partic...



Vagas PAT (22/06)

22 de junho de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 28 oportunidades de emprego disponíveis nesta segunda-feira (22), para diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação. Entre...



Prêmio 2026

22 de junho de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Subsecretaria de Políticas Públicas Étnico-Raciais, está com inscrições abertas, até 5 de julho, pa...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!