Publicado por: Foto: Prefeitura de Araraquara
457
O Museu de Reminiscências Esportivas “Paschoal Gonçalves da Rocha”, localizado no Estádio da Fonte Luminosa, completou, em 25 de agosto, dez anos de atividades. O espaço, que reúne um vasto acervo do esporte araraquarense e nacional, foi inaugurado em 2015 para preservar a memória do historiador e torcedor símbolo da Ferroviária, Paschoal Gonçalves da Rocha, falecido em 2014.
O museu mantém em exposição milhares de fotos e objetos colecionados por Paschoal ao longo de 43 anos, contando a trajetória da Ferroviária, do esporte amador da cidade e até da Seleção Brasileira. Entre os destaques estão registros de modalidades como bocha, futebol de salão, futebol amador das décadas de 40 a 70, além de homenagens à imprensa esportiva local.
O espaço tornou-se referência cultural em Araraquara, abrigando mostras temáticas e celebrações comunitárias. Paschoal também ficou conhecido por organizar campeonatos em clubes da cidade e por promover, em 1985, o tradicional jogo entre padres e fotógrafos, tradição que completa 40 anos em 2025. “A paixão de Paschoal pelo esporte e pela Ferroviária ultrapassou as arquibancadas, tornando-se patrimônio cultural de Araraquara. Hoje, o museu que leva o seu nome é símbolo de inspiração, memória e identidade coletiva, mantendo viva a chama do desporto para as novas gerações. Mais do que um museu, o local é considerado símbolo da identidade esportiva araraquarense”, pontua o vereador Marcão da Saúde (MDB).
O parlamentar é irmão do homenageado e autor do Projeto de Lei, aprovado na Sessão Ordinária do dia 14 de outubro, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o “Dia de Fundação do Museu de Reminiscências Esportivas Paschoal Gonçalves da Rocha - 25 de agosto de 2015”, a ser celebrado anualmente.
A proposta enfatiza que os recursos necessários para atender as despesas com a execução da lei serão obtidos mediante parcerias com empresas de iniciativa privada ou governamental, sem acarretar ônus para o Município.
Durante a Sessão, os vereadores destacaram a importância de Paschoal para o esporte e a memória da cidade. Para Aluisio Boi (MDB), “Paschoal é uma figura que traz a lembrança de um amigo, de acolhedor, de uma pessoa do bem, uma pessoa que os seus filhos têm que honrar e entender que são poucas pessoas que deixam a sua biografia cravada em uma cidade. O Paschoal conseguiu sair das fronteiras do seu lar, dos seus amigos mais próximos. E até quem nunca falou com o Paschoal, que é um amante do esporte, da história, sabe da importância que ele teve”.
“É quase impossível você falar da história do esporte de Araraquara sem falar do Paschoal. Colocar no Calendário é muito justo, por tudo que ele fez para a nossa cidade, para o esporte amador; merece não só o nome do museu, mas também o nome no Calendário Oficial do nosso município”, afirmou Guilherme Bianco (PCdoB).
Marcão destacou que o museu em breve vai mudar para a Estação Ferroviária e contou algumas histórias de Paschoal. “Ele vendia rifa de camisas da Ferroviária. Ele ajudava dois jogadores da Ferroviária que estavam em situação muito crítica. Ele ajudava e comprava a camisa. Do dinheiro ficamos sabendo depois que morreu. Ele mandava lavar o túmulo do Bazani, do Clemente, do Tota e do Zé Alemão. Ele que pagava. No dia da morte, ele montou uma coroa de flores em cada túmulo deles.”
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) sugere a realização de um estudo técnico para revisão do salário inicial dos cargos de leiturista, motorista e cargos operacio...
Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) sugere entendimentos com a empresa Estapar, concessionária responsável pela gestão dos estacionamentos rotativos no município,...
A Câmara de Araraquara aprovou a criação do “Mês de Prevenção Aquática – Combate ao Afogamento Infantil”, a ser realizado anualmente no mês de novembro — em razão da proximidade do início do verão....
A Política Municipal de Prevenção à Violência contra os Profissionais da Saúde será instituída em Araraquara, conforme estabelece o Projeto de Lei nº 350/2025, de autoria de Enfermeiro Delmiran (PL...
A falta de cobertura na entrada e irregularidades na rampa de acesso da Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Tatsuko Sakima”, localizada no Jardim Indaiá, motivaram o vereador Guilherme Bianco (P...
Em Indicação enviada recentemente à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) pede a realização de estudo técnico visando à implantação de redutor de velocidade (lombada) na Avenida José João Bif...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.