859
No mês de agosto, o governo estadual lançou o programa “Nossa Rua”, com o objetivo de firmar parcerias com municípios paulistas para obras de pavimentação asfáltica. No dia 27 de setembro, o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (PSDB), protocolou o Requerimento nº 920/2021, questionando a adesão de Araraquara ao programa.
No documento, o parlamentar perguntava se o município iria aderir ao Nossa Rua e, se sim, qual seria o planejamento para aplicação do projeto. “É de extrema importância Araraquara estar atenta ao programa para que a cidade seja beneficiada com essa verba direcionada para a pavimentação das ruas. Queremos saber o plano de ação do município para que possamos fiscalizar de perto”, explicou.
Em resposta, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla, e o coordenador executivo de Obras Públicas, Ernesto Vellosa, informaram que a adesão ao programa aconteceu em 8 de outubro de 2021 e a proposta efetuada foi de um investimento de R$ 6 milhões, sendo metade custeada pelo estado e metade pelo município. “A administração aguarda a formalização do ‘convênio’ para definir a aplicação dos recursos com base nos valores normalizados, bem como outras eventuais parcerias”, acrescentaram.
No mesmo documento, o prefeito Edinho Silva (PT) confirma que, ciente da conjuntura do programa, para cada real investido pelo município, um real será investido pelo estado, a estimativa de recurso municipal será de R$ 3 milhões.
Para Angeli, a adesão só trará benefícios. “É importantíssimo o município estar atento a essas oportunidades que trazem verba do estado para Araraquara. Nossas ruas precisam de mais atenção.”
Sobre o programa
O Nossa Rua é uma parceria entre o Governo do Estado e as Prefeituras para a aplicação igualitária em obras de pavimentação. Pela proposta, cada cidade beneficiada terá de investir o valor equivalente ao repasse estadual.
De acordo com o anúncio oficial, a meta da administração estadual é firmar parcerias com todos os 645 municípios de São Paulo. O programa prevê que as Prefeituras serão responsáveis pela elaboração dos projetos executivos de cada obra para formalização do convênio na Secretaria de Desenvolvimento Regional e repasse dos recursos estaduais.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Quatro projetos foram debatidos e votados na Sessão Ordinária desta terça-feira (12) na Câmara. Os vereadores de Araraquara rejeitaram o Projeto de Resolução que pedia a suspensão do mandato de...
Durante a 28ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, na tarde desta terça-feira (12), foi colocado em votação o Projeto de Resolução de autoria do Conselho de Ética e Decoro Parlame...
O Plenário da Câmara recebeu, na segunda-feira (11), uma palestra como parte das atividades do “Dia Municipal das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)”, criado pela Lei nº 10.457/2022...
A Câmara Municipal participou do evento de lançamento e de entrega de kits e uniformes do Projeto Superação de Judô, na Emef “Ruth Villaça Correia Leite Cardoso”, no Jardim Maria Luiza. O event...
A “Operação Saturação”, realizada na Praça Santa Cruz, no dia 28 de maio, motivou o Requerimento nº 902/2025, enviado à Prefeitura pela vereadora Filipa Brunelli (PT). Segundo resposta da Secretari...
O PAT Araraquara está com vagas abertas para diferentes áreas, incluindo auxiliar administrativo, auxiliar de refrigeração, auxiliar operacional para jardinagem, babá, cozinheiro(a) PCD para mercad...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.